Copy

Veja o email em seu navegador
Facebook - Controle & Instrumentação
LinkedIn - Controle & Instrumentação


IoT premiada
A Emerson foi nomeada "Empresa Industrial de IoT do Ano" pela IoT Breakthrough, pelo terceiro ano consecutivo.
A honra reconhece o compromisso da Emerson em ajudar clientes em indústrias como química, ciências da vida, energia e petróleo e gás a definir e executar um caminho prático e bem-sucedido para a transformação digital. De fato, a   Emerson introduziu recentemente um novo negócio de transformação digital dedicado que combina a tecnologia de detecção da Emerson, análises operacionais e amplos recursos de serviços para oferecer soluções digitais direcionadas aos desafios dos clientes.
Os recursos da Internet das Coisas Industrial (IIoT) podem permitir uma mudança radical no desempenho, mas muitas empresas não têm um caminho claro para chegar lá. Uma pesquisa recente da Emerson mostrou que mais de 70% das empresas não têm uma visão para análise de dados com um roteiro claramente definido para o sucesso. O novo negócio de transformação digital da Emerson reúne recursos críticos, juntamente com sua experiência em consultoria, execução de projetos, tecnologias de sensores inteligentes, gerenciamento e análise de dados, para ajudar os fabricantes a desenvolver e implementar estratégias pragmáticas de transformação digital.
Stuart Harris
"O espaço da IIoT está lotado e pode ser confuso; portanto, o objetivo desta organização é ajudar os clientes a alcançar melhorias mensuráveis ​​nos negócios por meio de uma estratégia focada e tecnologias relevantes. Este prêmio reforça nossa liderança com recursos que comprovadamente oferecem resultados mensuráveis", disse Stuart Harris, presidente do grupo de negócios de transformação digital da Emerson.
Para ajudar os clientes a cumprir a promessa da transformação digital, o ecossistema digital Plantweb ™ da Emerson é altamente escalável, permitindo que as empresas se concentrem em áreas prioritárias com um roteiro prático adaptado às suas necessidades e prontidão de negócios. Isso é crítico porque, de acordo com a mesma pesquisa da Emerson, apenas 26% dos entrevistados estão escalando os pilotos de transformação digital, dificultando o potencial de novas tecnologias para permitir melhorias em larga escala.
"O mercado industrial de IoT é inundado de promessas confusas e questões complexas. A Emerson está se concentrando em fazer parceria com seus clientes do início ao fim, ajudando-os a definir e executar um caminho prático e bem-sucedido para a transformação digital. Os desenvolvimentos mais recentes da Emerson abrem a promessa da IIoT para empresas que, de outra forma, não seriam capazes de navegar no processo de transformação digital, e estamos orgulhosos de nomear a Emerson como nossa Empresa Industrial de IoT do ano 2020”, disse James Johnson, diretor da IoT Breakthrough.

 

CNPq divulga laboratórios de programa nacional
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) é uma das instituições selecionadas para a segunda fase do Programa Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO), que tem como objetivo a disponibilização de infraestrutura laboratorial multiusuária e de acesso aberto a usuários públicos e privados para pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em nanotecnologias, mediante submissão de projetos ou requisição de serviços. Os resultados foram divulgados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Núcleo de Bionanomanufatura é uma das unidades do IPT que participará do programa
Os laboratórios integrarão a segunda fase do programa que terá início em 2020 e término em 2023, mas com possibilidade de prorrogação até 2024. Para a segunda etapa, foi avaliada a estrutura física disponível e, principalmente, a realização de projetos em cooperação com empresas.
Como o SisNANO está sob a gestão da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (Sempi), a realização de projetos em conjunto com empresas e a prestação de serviços, a fim de incentivar o empreendedorismo e a inovação em diversos setores por meio da nanotecnologia, será uma das principais demandas do programa.
A distribuição regional dos laboratórios também foi um dos critérios de classificação das propostas visando contribuir para reduzir as assimetrias regionais. A nova fase conta com laboratórios do SisNANO nas cinco regiões geográficas do Brasil. “Participar de iniciativas que integrem e tornem mais eficiente o uso dos diferentes recursos disponíveis no Brasil é importante para o IPT”, afirma o diretor do Núcleo de Bionanomanufatura do Instituto, Adriano Marim de Oliveira.
A execução financeira do SisNANO está sob responsabilidade do Coordenação-Geral de Programas de Pesquisa em Ciências Exatas (CGCEX/COCEX) do CNPq. Os recursos aportados pelo ministério aos laboratórios selecionados serão descentralizados para o CNPq e repassados aos coordenadores das instituições.

 

2020, um ponto de inflexão
Saiu a previsão anual do Grupo Eurásia sobre os riscos políticos que provavelmente ocorrerão ao longo deste ano – que começou agitado, na linha dos crescentes níveis de risco geopolítico que, por quase uma década, manteve-se sem uma verdadeira crise internacional.
A previsão destaca como característica mais importante do cenário da era pós-guerra, a globalização, que tem hoje pessoas, ideias, bens e capital se movendo cada vez mais rápido através das fronteiras ao redor do planeta, criando riqueza e oportunidades. O grupo Eurásia pontua, ainda, que a globalização aumentou a igualdade global (mesmo quando criou mais desigualdade em muitos países), reduziu a pobreza, prolongou a vida e apoiou a paz e a prosperidade. Mas, com a China e os Estados Unidos “em guerra comercial”, uma parte crítica da economia do século XXI está agora se fragmentando. Países do mundo desenvolvido se tornaram mais polarizados, aumentando o poder dos tribalismos. Acrescente o encolhimento das cadeias de suprimentos com mudanças na política, economia e tecnologia de bens e serviços manufaturados, e a globalização tem uma personalidade dividida.
E existem as tendências econômicas e geopolíticas: a economia global, depois de emergir da recessão de 2008, agora está abrandando e cada vez mais economistas esperam uma recessão em 2020 ou 2021. Some-se a isso o fato de que o mundo está entrando em uma recessão geopolítica cada vez mais profunda, com falta de liderança global como resultado do unilateralismo americano, erosão das alianças lideradas pelos EUA, uma Rússia em declínio que quer minar a estabilidade e a coesão dos EUA e de seus aliados, e uma China cada vez mais fortalecida sob liderança consolidada, que está construindo uma alternativa competitiva no cenário global. Por fim, as mudanças climáticas estão começando a restringir o crescimento econômico e a se impor no cenário político global. Os recursos disponíveis para governos e setor privado tornam mais fácil do que no passado responder a esses desafios, mas a recessão geopolítica mina a cooperação global. A previsão do Eurásia foi divulgada no final de 2019 portanto ainda não incluia consequências dos ataques norte americanos ao Irã.


 
Substituição dos sistemas de
selo diafragma em transmissores
de processo
WIKA oferece para você um serviço de substituição rentável tanto para seus próprios sistemas de selo diafragma quanto como também para de outros fabricantes reconhecidos.
Os sistemas de selo diafragma são utilizados para requisitos de medição exigentes com temperaturas médias extremas de -90 °C até +400 °C na indústria de processo. Os conjuntos de selo diafragma protegem o transmissor de processo de meios agressivos, corrosivos, heterogêneos, abrasivos, altamente viscosos ou tóxicos.
Dependendo da aplicação, a vida útil do transmissor de processo é maior que a das partes molhadas. Portanto, apenas em casos específicos, os sistemas de selo diafragma defeituosos devem ser substituídos completamente, isto é, incluindo o transmissor de processo. Ao reutilizar o transmissor de processo, a WIKA oferece um pacote de serviços com significativa economia de custos.
Com o serviço de substituição, através da troca do selo do diafragma, o custo total de propriedade do ponto de medição pode ser reduzido consideravelmente

https://www.wika.com.br
/service_diaphragm_seal_service_pt_br.WIKA


 
Estação Digital de Calibração e Teste para Válvulas de Segurança, Alívio e Válvulas Piloto PSV
A Presys oferece uma família de estações transportáveis, compactas, digitais e de fácil operação, possibilitando testar e calibrar diversos tipos de válvulas de segurança e alívio, com conexões de ½" a 10" e pressões de até 14500 psig (1000 bar).
Dispõem de um sistema de aquisição único que permite a detecção automática das pressões de abertura (POP) e de fechamento da válvula (RESET).
As Estações de PSV da Presys se comunicam com o software de calibração Isoplan-5® para emissão de certificados de calibração e relatórios de teste.
Com versões para testes de válvulas que trabalham com gases ou líquidos.
A versão híbrida possui circuitos de operação pneumático e hidráulico independentes; indicador digital que possibilita a configuração da unidade de engenharia de acordo com o data-sheet da válvula em teste; unidades disponíveis: psi, bar, MPa, KPa, kgf/cm², g/cm². São de fácil instalação e prontas para uso, podendo operar com N2 ou ar comprimido, água ou óleo.
Estação Digital de Calibração, têm pressões de 1000 psig (70 bar), 3000 psig (210 bar),
5000 psig (350 bar), e 14500 psig (1000 bar), com outras pressões sob consulta.  Na montagem padrão , acompanham certificados de calibração de todos indicadores de pressão; data book dos vasos de pressão internos de acordo com a norma
NR-13; proteção para o operador em policarbonato de alta resistência; podem ser utilizadas válvulas roscadas de até 2” e flangeadas até 10"; sistema de medição digital de pressão com alta exatidão; aquisição automática do valor do "POP" e cálculo do valor do "BLOW DOWN"; sistema contador de bolhas manual com flanges adaptadores, de acordo com API-527.
Como opcionais pode trazer, entre outras coisas: o Software de Calibração Isoplan PSV-5; um treinamento operacional da estação; circuito com medição de baixa pressão para testes de válvulas piloto operadas; bomba hidráulica interna acionada por ar; montagem Split com mesa de comando e mesa de testes separadas; Montagem em skid, etc.
https://www.psvstation.com/pt

 
Catálogo on line de produtos
A SEL disponibiliza seu catálogo de produtos para download em português, completo, com produtos classificados por tipo de proteção ou solução. A edição integral traz também a história, a missão, setores atendidos e o comprometimento da empresa. As seções do catálogo podem ser baixadas também separadamente. Pode-se acessar dados sobre as soluções para proteção de geradores e motores, transmissão, subestação, distribuição, medição, computação, softwares, serviços de engenharia – onde se pode encontrar uma descrição do que a SEL oferece como serviços de proteção, automação, cibersegurança, simulação, e muito mais.
O catálogo permite ter acesso a comparações entre recursos para verificar qual melhor atende as suas necessidades e exemplos de como aplicar os produtos e até seus preços.
Para ter acesso, acesse

https://selinc.com/pt/mktg/124433/

 
CLP robusto com IHM virtual
Poderoso Controlador Lógico-Programável multifuncional da Dakol com suporte a comunicação avançada, variedade de I/Os incorporados apresentando ainda a nova funcionalidade de IHM Virtual.
O CLP armazena e executa a lógica de controle bem como todas as telas de IHM desenvolvidas pelo usuário. Isto traz um benefício exclusivo uma vez que você pode visualizar e operar a sua máquina ou acessar o seu processo através de dispositivos móveis, PCs ou tablets.
Suas comunicações e funcionalidades disponíveis: Ethernet/IP, MQTT, SNMP, SQL, Web Server, FTP, SNMP, e muito mais.
Tem I/O built-in com possibilidade de expansão para até 2000 pontos, atendimento a ampla gama de aplicações, suporte avançado a Indústria 4.0 e está disponível nas versões Classic, Standard e Pro.

https://www.dakol.com.br/produtos/clp/clp-unistream/

 
Displays touchscreen mais intuitivos
Os relés da série SEL-700 da Schweitzer oferecem nova dimensão no que diz respeito à comunicação entre você e seu dispositivo. O display touchscreen capacitivo colorido provê monitoramento instantâneo sobre seu sistema de potência, permitindo a tomada de decisões mais rapidamente e com maior precisão.
Cada dispositivo da série SEL-700 possui a opção de touchscreen, o que provê um display intuitivo e padronizado entre todos os relés. Uma vez que você aprenda a utilizar um relé, você saberá como utilizar os demais. Isso reduz o tempo de comissionamento, torna mais fácil o treinamento de técnicos e os deixa mais confiantes ao utilizarem cada relé.
O display touchscreen na série SEL-700 reduz o número de vezes interações do usuário com o frontal do relé em mais de 3 a 4 vez que um relé convencional com push-buttons. Ainda, o teclado virtual reduz as chances de erros de ajuste.
A série SEL-700 inclui os quatro modelos seguintes: Relé de Proteção de Alimentador SEL-751, Relé de Proteção de Gerador SEL-700G, Relé de Proteção de Transformador SEL-787-2/-3/-4 e Relé de Proteção de Motor SEL-710-5. https://selinc.com/pt/mktg/124026/


 
Novo controlador de temperatura
O novo controlador PID de temperatura da NOVUS combina desempenho, beleza e economia. É o N1050, que além da eficiência comprovada do algoritmo PID da NOVUS, possui tela LCD que oferece dígitos maiores e sinalização clara de status, além do menor consumo de energia do mercado. 
Compacto, possui apenas 80 mm de profundidade e é um produto de fácil instalação e manutenção graças ao seu conector destacável. O alojamento do N1050 é em material anti-chamas, e o controlador é adequado para ambientes agressivos, estando em conformidade com as principais normas EMC e EMI. 
O controlador N1050 possui cinco programas de rampas e patamares para configurar o perfil de set point, conta com saída com softstart e função de temporizador. Todos os parâmetros podem ser configurados pelo menu do display, por USB ou por RS485 Modbus, e estão protegidos por senha. 

https://www.novus.com.br/pt/n1050

 

PATROCINADORES DA NEWS


CURSOS E EVENTOS

03/02 - 24º Forum de Tecnologia ARC
www.arcweb.com/events/arc-industry-forum-orlando

23/03 a 24/03 - 5º Forum de Manufatura
www.forumdemanufatura.com.br/

20/04 a 24/04 - Hannover MESSE
www.hannovermesse.de/en/for-visitors/

05/05 a 09/05 - FEIMEC
www.feimec.com.br/pt/credenciamento.html

10/05 a 14/05 - Congresso Internacional de Corrosão 2020
www.icc-congress2020.com.br/en/

 
Não quer mais receber as News da Controle & Instrumentação?
clique aqui.