Copy

Exposição Colectiva

A REPRESENTAÇÃO DA FIGURA HUMANA EM ANGOLA
Curadoria: Sónia Ribeiro e Danilo Fortunato
Curadores convidados: Benjamin Sabby e Jorge Gumbe

09. Março | 18h30 | Sede do Banco Economico

Exposição colectiva:
A representação da figura humana em Angola.


A Galeria This is Not a White Cube (TINAWC) e o Banco Económico têm o prazer o(a) convidar para o vernissage da Exposição A Representação da Figura Humana em Angola, no dia 9 de Março, na sede do Banco Económico, Luanda, pelas 18h30.

A Exposição, que representa cerca de 60 artistas angolanos em 89 obras de arte (pintura, escultura, fotografia, instalação e vídeo), comporta ainda uma secção dedicada a outros meios de expressão como a Banda Desenhada e a Street Arte, bem como reproduções de pinturas e postais cedidos, a partir de 1850 e com maior foco nos anos 50 a 70, pelo Arquivo Nacional de Angola/Ministério da Cultura, convidando o publico a interagir com o material. 

A exposição estará patente ao público em geral de 10 de Março a dia 4 de Abril.

António Ole, Délio Jesse, Ana Silva, Kapuka, Francisco Vidal, Mónica de Miranda, Januário Jano, Keyezua, Nelo Teixeira, Monica de Miranda, Yonamine, Hildebrando Melo e José Silva Pinto, são alguns artistas representados nesta mostra que resulta da pesquisa e selecção da This Is Not A White Cube (TINAWC) que propõe a observação de produções artísticas de 1950 até aos nossos dias.  A exposição inclui pintura, escultura, instalação, fotografia e vídeo. Contamos com obras cedidas por varias colecções privadas institucionais: BAI, Caixa Angola, Ensa e Total Angola e de colecções individuais. 

A Exposição “Representação da Figura Humana na Arte em Angola” evidencia como convivem e dialogam com as várias representações da figura humana, desde as mais tradicionais até às resultantes das novas tecnologias. 

O tema da figura humana e da sua representação é pertinente no âmbito das artes, quer por ser um tema de sempre, mas também actual, quer por ser transversal nas suas várias expressões, como a dança, o teatro, a música, as artes plásticas, a arquitectura, o cinema entre outros, tendo as suas formas variadas muito de época para época, de acordo os contextos político e social.

Sabemos que a história da representação da Figura Humana se encontra atravessada pelo acto de conhecer o universo pelo próprio homem. Nesse sentido, ao revermos a nossa história, nos vemos a identificar e compreender as diferentes configurações culturais, conformadas por percepções sociais, filosóficas, religiosas e científicas. Subjacentes às manifestações expressivas de cada cultura, projectos imersos na consciência preceptiva que tais sujeitos produziram sobre o mundo, encontram-se as projecções do homem. 

O corpo é e sempre será um complexo de símbolos que vai além de si mesmo.

Assim sendo, a unidade efectiva das histórias era a Figura Humana, seguramente existe sobre ela, um incontestável inventário reunido durante milénios, constituindo um valioso património à História da Arte.

Pode-se concluir que do percurso histórico da representação da Figura Humana nesta mostra com obras de artistas angolanos representativos, pintura, escultura, fotografia, instalação e vídeo, percebem-se as transformações estéticas e formais sofridas ao longo da história da arte angolana. 

Compreende-se ainda que esta exposição que envolve 89 obras, 57 artistas e uma secção lúdico-educativa pode traduzir a importância crescente no desenvolvimento cultural e contribuir para o estudo dos artistas e da arte angolana nela representados da década de 40 até aos dias de hoje; cruzar os fundamentos da tradição, da modernidade e da contemporaneidade; trazer debates nas questões de identidade, memória, história, estética e do desenvolvimento intelectual dos artistas às questões de ordem política e sócio-cultural.

Os curadores

 

     

THIS IS NOT A WHITE CUBE (TINAWC)

Galeria de arte contemporânea com o foco na representação de artistas contemporâneos angolanos e estrangeiros. Desenvolve uma plataforma de experimentação, afirmação e lançamento de projectos, exposições, comissões de artistas, amostra de colecção, projectos de residências artísticas, arquivos, workshops, palestras, filmes, pesquisas, simpósios e publicações.

     

HORÁRIOS:

Segunda a Sexta feira: 12h00 / 19h00 

Sábados:  
10h00 / 13h00

Domingos e Feriados:
Encerrados

INFORMAÇÕES E VISITAS GUIADAS:
gallery.tinawc@gmail.com / dmcdireccao@bancoeconomico.ao

Tinawc no Twitter
Tinawc no Facebook
Tinawc no Instagram
Copyright © 2017 THIS IS NOT A WHITE CUBE, All rights reserved.

Contactos:
gallery.tinawc@gmail.com | Tel:+244 922 939 181

--------------------------------------------------------------------------------------
Quer mudar a forma como recebe este emails?
unsubscribe from this list
 






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
THIS IS NOT A WHITE CUBE GALLERY · Luanda · Alvalade · Luanda · Angola

Email Marketing Powered by Mailchimp