Copy
Quinta-Feira, 24/06/2021
Programa de inovação

Inscrições já podem ser feitas para o maior programa de inovação aberta do setor de óleo, gás e energia. A Petrobras busca soluções de tecnologia para seus desafios de negócios através do “Petrobras Conexões para Inovação”, que consiste em uma série de iniciativas pensadas para intensificar a cooperação entre empresas de todos os portes, incluindo startups, instituições científicas e tecnológicas, pesquisadores empreendedores e nós, em busca de soluções de alto impacto em geração de valor.
Estão abertas inscrições para o módulo Startups, painel de Desafios, módulo...

clique aqui para ler a notícia completa
Profissional Habilitado em NR-13 pela UnIBP

A Universidade do Setor de Petróleo e Gás (UnIBP) está com inscrições abertas para a " Trilha de Formação do Profissional Habilitado NR-13 (PH) ". O curso terá formato EAD (ensino a distância) com 738 horas de duração e 6 módulos distintos. As aulas terão início em 03 de agosto.
Será totalmente direcionado para...

clique aqui para ler a notícia completa
Indústria Química aposta no conhecimento

A Gulf Petrochemicals & Chemicals Association (GPCA), a voz da indústria química na região do Golfo Pérsico, anunciou a eleição de um novo Conselho de Administração e um Vice-Presidente na Assembleia Geral Anual de 2021.
Yousef Al-Benyan, Vice-Presidente e CEO da SABIC, foi reeleito para um novo mandato de três anos como...

clique aqui para ler a notícia completa
TotalEnergies renova e estende parcerias com montadoras

A TotalEnergies e a Stellantis anunciaram a renovação de parceria com montadoras pelos próximos cinco anos com Peugeot, Citroën e DS Automobiles, incluindo Opel e Vauxhall. Estes acordos globais de cooperação agora cobrem cinco áreas principais: 1) maior colaboração em Pesquisa e Desenvolvimento, com...

clique aqui para ler a notícia completa
Investimentos de Conteúdo Local

A ANP publicou o Painel Dinâmico de Investimentos de Conteúdo Local. A ferramenta interativa disponibiliza dados relativos aos dispêndios financeiros (gastos) realizados pelo operador de um bloco ou campo relativos aos contratos de exploração e produção de petróleo e gás natural firmados em todas as Rodadas de...

clique aqui para ler a notícia completa
Descoberta na
Bacia de Tarim

Após seis anos de intensa exploração, a CNPC - China National Petroleum Corporation anunciou uma grande descoberta de campo de petróleo e gás na Bacia de Tarim – na região autônoma Uyghur de Xinjiang, com reservas de 900 milhões de toneladas.
O poço está localizado no Campo de Fuman, principal bloco de....

clique aqui para ler a notícia completa
Custo de produção
das renováveis

Novo relatório da Irena - Agência Internacional de Energia Renovável mostra que a parcela de energia renovável que atingiu custos mais baixos do que a opção de combustível fóssil mais competitiva dobrou em 2020. 162 gigawatts (GW) ou 62% da geração total de energia renovável adicionada no ano passado teve custos mais baixos do...

clique aqui para ler a notícia completa
Nova tecnologia
Nova tecnologia
E-Cracker

Após o acordo de desenvolvimento conjunto de junho de 2020, a Dow e a Shell relatam o progresso do programa de tecnologia para aquecimento elétrico de crackers a vapor. Essa nova rota tem potencial para reduzir significativamente as emissões de CO2 de um dos processos centrais da...

clique aqui para ler a notícia completa
Óleo e gás
no Sidi

O SiDi está trazendo para sua equipe de profissionais um novo consultor de negócios: o executivo Tadeu Vidal, que possui grande experiência na área de óleo e gás. Sua contratação faz parte da estratégia do instituto de reposicionamento no mercado, com a abertura de novas frentes de atuação em diferentes...

clique aqui para ler a notícia completa


PRODUTOS E SERVIÇOS



Painel dinâmico com dados de qualidade do biodiesel 



A ANP lançou o Painel Dinâmico da Qualidade da Produção de Biodiesel, ferramenta interativa que consolida dados de certificados da qualidade enviados por produtores para a ANP.  
O certificado da qualidade é o documento emitido pelo produtor de biodiesel, de acordo com a Resolução ANP n° 828, de 2020, que deve conter todos os resultados das análises físico-químicas do biodiesel analisado, conforme estabelecido na Resolução ANP n° 45, de 2014. O certificado da qualidade é necessário para a comercialização do produto, e seus dados devem ser enviados à ANP até o decimo dia do mês de produção subsequente. Essa informação serve para compor o banco de dados da Agência, fornecendo relatórios gerenciais que irão subsidiar os processos de revisão de resoluções, bem como os processos de monitoramento da qualidade do produto.  
Com o painel dinâmico é possível extrair informações enviadas desde 2016, bem como avaliar a influência da composição das matérias-primas utilizados na produção do biodiesel nas características físico-químicas especificadas pela ANP. Além disso, é possível acompanhar os níveis de conformidade destas características ao longo do tempo.
Os painéis dinâmicos são uma nova forma interativa de visualização de dados e fazem parte de um esforço da ANP de aumentar a transparência dos dados do setor regulado. Os painéis utilizam uma ferramenta de Business Inteligence (BI) que possibilita ao usuário visualizar dados atualizados sobre as principais atividades reguladas pela ANP.
Acesse o Painel Dinâmico da Qualidade da Produção de Biodiesel: https://www.gov.br/anp/pt-br/centrais-de-conteudo/paineis-dinamicos-da-anp/painel-dinamico-da-qualidade-da-producao-de-biodiesel




Malha de controle de temperatura



As malhas podem ser divididas em:
- Endotérmica: recebe calor do meio externo
- Exotérmica: envia calor ao meio externo
Possuem características semelhantes e com resposta indicativa de capacitância dominante mais tempo morto. Recomenda-se sempre a escolha de sensores com os menores tempos de atrasos para que o tempo de atraso total seja o menor possível. RTDs e termopares (TC) são mais indicados, sendo que os TCs apresentam respostas mais rápidas que os RTDs.
Na figura, o controlador, basicamente, mede a temperatura, compara com o valor desejado (SP), e de acordo com o erro, calcula a saída de controle para atuar na posição da válvula de controle até que o erro seja eliminado ou permaneça dentro dos limites considerados adequados ao processo.
Veja linha completa de temperatura:
https://www.vivaceinstruments.com.br/pt
/produtos/temperatura




Medição de biodiesel



A Metroval conclui a fabricação de 05 sistemas de medição utilizados para controle de carregamento de biodiesel. Desses 05 sistemas fornecidos, três serão utilizados para o carregamento rodoviário e dois para carregamento ferroviário.
Nestes sistemas de medição de carregamento Metroval os equipamentos de fabricação própria são:
-Medidor de Vazão tipo Mássico Coriolis, modelo MMF-100 – Com portaria de aprovação de modelo (PAM)
-Válvula de Controle Metroval modelo VCDM-100
-Computador de Vazão Metroval MFC-S
Ainda fazem parte dos sistemas de medição equipamentos de segurança operacional como monitor de aterramento e sensor anti-transbordo (overfill) e também sensores de temperatura tipo PT-100, que enviam o sinal para o computador de vazão.
Sistemas de medição e controle no carregamento como estes são amplamente aplicados na movimentação de biocombustíveis Etanol e Biodiesel), derivados de petróleo e produtos químicos.
A Metroval pode te ajudar a melhorar seus processos de carregamento, entre em contato: https://metroval.com.br/contato/




Linha avançada de processo



A Presys traz uma linha que agrega conceitos da Indústria 4.0 e sistemas SCADA incorporados em um único instrumento. Possui entradas e saídas físicas em tempo real; protocolo de comunicação Modbus TCP.
Possibilita que os recursos mais modernos e abrangentes da Tecnologia da Informação estejam presentes na indústria. Pode ser fornecido com as telas de bargraph, trend, alarmes, configuração das entradas e saídas, além disso, pode conter telas customizadas desenvolvidas pela Presys.
Possui tela colorida sensível ao toque (touchscreen) de 5,7". Processador Dual Core de 1 GHz e memória Flash de 16 GB; trabalha com Ethernet, Wi-Fi via adaptador USB/Ethernet; tem porta USB / Porta Serial para comunicação ModBus / Porta Serial para comunicação PROFIBUS®; Comunicação HART® / Profibus® opcionais; e quatro modelos.
https://www.presys.com.br/pt/produtos/controle-de-processo/linha-avancado-de-processo/lapy-3000




Transmissor de temperatura



O SIS TT400 HART® é um Transmissor de Temperatura Inteligente com saída analógica de 4-20 mA e protocolo HART, desenvolvido para aplicações SIS (Safety Instrumented Systems). Ele usa um HCS12
plataforma baseada, um microcontrolador de 16 bits que permite um diagnóstico completo de possíveis falhas nas gerações de produção de 4-20 mA. O SIS TT400 HART® é certificado pela TÜV para uso em SIL 2 (não redundante) e SIL 3 (redundante) para exigência de segurança.
https://www.smar.com/pdfs/catalogues
/tt400siscp%20.pdf



 


PATROCINADORES

















Facebook
LinkedIn
Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.