Copy
Quinta-Feira, 17/06/2021
Idec alerta sobre emendas
na MP da Eletrobras

Emendas inseridas na Medida Provisória 1.031, da capitalização da Eletrobras, marcam um enorme retrocesso no setor elétrico, com consequências muito graves para os consumidores de energia.
“As mudanças desmontam a estrutura de planejamento consolidada no setor elétrico. Além disso, os custos são certos, mas os benefícios não”, avalia Clauber Leite, coordenador do programa de Energia e Sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). A preocupação com relação ao planejamento diz respeito à determinação de contratação de fontes, como térmicas e pequenas centrais hidrelétricas. Clauber lembra que a definição de quais fontes devem ser contratadas, em que condições e em que regiões do país é feita pela...

clique aqui para ler a notícia completa
Robô para Pré-sal é finalista de prêmio de Inovação

Pela segunda vez, os Institutos Senai de Inovação em Sistemas Embarcados, de Florianópolis (SC), e de Polímeros, de São Leopoldo (RS), são finalistas do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica, da Agência Nacional de Petróleo, pelo desenvolvimento do robô Annelida, que terá a função de limpar dutos do...

clique aqui para ler a notícia completa
Projeto de Oleoduto Keystone XL é encerrado

A TC Energy Corporation, após uma revisão abrangente de suas opções, e em consulta com seu parceiro, o Governo de Alberta, encerrou o Projeto do Oleoduto Keystone XL.
As atividades de construção para avançar o Projeto foram suspensas após a revogação de sua...

clique aqui para ler a notícia completa
Brasil e Bolívia discutem setor de energia

Representantes do Brasil e da Bolívia participaram, em 10 e 11 de junho, da VI Reunião do Comitê Técnico Binacional Brasil-Bolívia, principal mecanismo de diálogo e cooperação entre os dois países no setor de energia que busca promover a integração e complementação...

clique aqui para ler a notícia completa
Equinor apresenta estratégia para acelerar transição

A Equinor apresentou sua estratégia para acelerar a transição da empresa para atingir uma redução de 40% de carbono até 2035, rumo ao zero líquido até 2050. A empresa deve aumentar os investimentos em energias renováveis ​​e soluções de baixo carbono para mais de 50% dos investimentos anuais...

clique aqui para ler a notícia completa
TCU pede cronograma para gasoduto Itaboraí-Guapimirim

O Tribunal de Contas da União, sob a relatoria do ministro Augusto Nardes, determinou à ANP e ao Ministério de Minas e Energia que elaborem cronograma para a implementação do gasoduto - que já está com 11 km.
A auditoria do TCU inicialmente havia apontado possíveis perdas...

clique aqui para ler a notícia completa
Fosfato de Miriri/PE-PB tem 70% de ágio

Foi realizado (10/06), na sede do Serviço Geológico do Brasil – CPRM, no Rio de Janeiro, o leilão para cessão de direitos minerários do projeto Fostato de Miriri (PB-PE). A empresa BF Mineração LTDA arrematou os direitos de exploração do projeto, ao oferecer o valor de...

clique aqui para ler a notícia completa


PRODUTOS E SERVIÇOS



Malha de controle de temperatura



As malhas podem ser divididas em:
- Endotérmica: recebe calor do meio externo
- Exotérmica: envia calor ao meio externo
Possuem características semelhantes e com resposta indicativa de capacitância dominante mais tempo morto. Recomenda-se sempre a escolha de sensores com os menores tempos de atrasos para que o tempo de atraso total seja o menor possível. RTDs e termopares (TC) são mais indicados, sendo que os TCs apresentam respostas mais rápidas que os RTDs.
Na figura, o controlador, basicamente, mede a temperatura, compara com o valor desejado (SP), e de acordo com o erro, calcula a saída de controle para atuar na posição da válvula de controle até que o erro seja eliminado ou permaneça dentro dos limites considerados adequados ao processo.
Veja linha completa de temperatura:
https://www.vivaceinstruments.com.br/pt
/produtos/temperatura




Sistemas de medição para carregamento de biodiesel



A Metroval conclui a fabricação de 05 sistemas de medição utilizados para controle de carregamento de biodiesel. Desses, três serão utilizados para o carregamento rodoviário e dois para carregamento ferroviário.
Nestes sistemas de medição de carregamento os equipamentos de fabricação da Metroval são:
-Medidor de Vazão tipo Mássico Coriolis, modelo MMF-100 – Com portaria de aprovação de modelo (PAM)
-Válvula de Controle Metroval modelo VCDM-100
-Computador de Vazão Metroval MFC-S
Ainda fazem parte do sistema de medição equipamentos de segurança operacional como monitor de aterramento e sensor anti-transbordo (overfill) e também sensores de temperatura tipo PT-100, que enviam o sinal para o computador de vazão.
Sistemas de medição e controle no carregamento como estes são amplamente aplicados na movimentação de biocombustíveis #Etanoll e #Biodiesel), derivados de #petróleo e produtos químicos.
A Metroval pode te ajudar a melhorar seus processos de carregamento, entre em contato: https://metroval.com.br/contato/




Bicos sopradores de íons / pistola



Você pode remover facilmente até mesmo as menores partículas de poeira na produção para aumentar a qualidade de seus produtos com os bicos de sopro de íons / pistolas da Eltex.
Dispositivos de sopro de íons para descarga e remoção de poeira de componentes altamente sensíveis. Picos de emissão envolvidos pela corrente de ar criam uma nuvem de descarga densa de íons. Disponível como jato plano / jato redondo / jato pontual ou bico jato plano compacto ou como pistola.
A pistola sopradora de íons PR36 com bico easyCLEAN, possui cabo de mola e mangueira dupla em espiral para manuseio ergonômico.
Voltagens disponíveis: 115 V, 230 V, 24 V DC
High-voltage generation, Non-EX,
Possui várias geometrias e conexões.
Saiba mais em https://www.eltex.de/en/products/cleaning/ion-
blower-pistols/r36-pr36-lr36/




Linha avançada de processo



A Presys traz uma linha que agrega conceitos da Indústria 4.0 e sistemas SCADA incorporados em um único instrumento. Possui entradas e saídas físicas em tempo real; protocolo de comunicação Modbus TCP.
Possibilita que os recursos mais modernos e abrangentes da Tecnologia da Informação estejam presentes na indústria. Pode ser fornecido com as telas de bargraph, trend, alarmes, configuração das entradas e saídas, além disso, pode conter telas customizadas desenvolvidas pela Presys.
Possui tela colorida sensível ao toque (touchscreen) de 5,7". Processador Dual Core de 1 GHz e memória Flash de 16 GB; trabalha com Ethernet, Wi-Fi via adaptador USB/Ethernet; tem porta USB / Porta Serial para comunicação ModBus / Porta Serial para comunicação PROFIBUS®; Comunicação HART® / Profibus® opcionais; e quatro modelos.
https://www.presys.com.br/pt/produtos/controle-de-processo/linha-avancado-de-processo/lapy-3000




Posicionador Inteligente de Válvulas



O posicionador FY300 digital usa o mais avançado microprocessador para executar o posicionamento exato e rápido da válvula. O posicionador é um controlador que recebe o setpoint do controlador principal do processo e atua na válvula, movendo-a exatamente para a posição ideal, proporcionando um melhor desempenho do processo. 
O sensor de posição magnético do FY300 detecta a posição real da haste da válvula e toma a ação corretiva de acordo com a configuração e estratégia de controle do usuário. O sensor de posição sem-contato (baseado no Efeito Hall) reduz as deficiências de conexões mecânicas e alavancas. 
O sinal do controlador é processado na placa principal do circuito digital. Em seguida uma placa analógica recebe as informações da placa principal e gera uma tensão de baixa potência. Esta tensão é aplicada a um disco de material piezoelétrico, resultando em uma flexão deste disco. Esta flexão afasta ou aproxima o disco do bico do transdutor de pressão que, como consequência, resulta em uma variação da pressão (piloto), proporcional ao sinal do controlador da malha de controle. 
O bloco abaixo do bloco “Transdutor de Pressão”, contém um conjunto de dois diafragmas. Estes dois diafragmas ampliam a força relacionada com a pressão piloto e move a válvula carretel, liberando a pressão de alimentação em um lado do atuador da válvula. Ao mesmo tempo, a válvula carretel alivia a pressão do outro lado do atuador da válvula para a atmosfera.
A haste da válvula de controle se moverá em resposta ao movimento da válvula carretel do posicionador. A informação da posição real da haste da válvula é lida pelo sensor de posição magnético (Efeito Hall) e realimenta a placa do circuito principal. Com a informação da posição, o microprocessador enviará um comando ao circuito analógico, corrigindo a posição da válvula sempre que necessário.
O microprocessador usa o algoritmo de controle para anular o erro de posição de válvula. Os parâmetros de controle podem ser sintonizados, utilizando-se a ferramenta magnética ou o configurador portátil. Também é possível configurar o FY300 com aplicativos baseados na tecnologia FDT/DTM.
https://www.smar.com/brasil/produto/fy300series-posicionador-inteligente-de-valvulas


PATROCINADORES

















Facebook
LinkedIn
Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.