Copy
Quinta-Feira, 10/06/2021
Novo comitê ISO para reconstruir o planeta

Reviver e proteger nossos ecossistemas é o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano e marca o início da década de restauração de ecossistemas nas Nações Unidas. A ISO está empenhada em impulsionar a restauração com novos padrões e iniciativas em andamento.
Reconhecendo que estimular a biodiversidade é vital para a regeneração do ecossistema, o recém-formado comitê técnico ISO / TC 331, Biodiversidade, está atualmente trabalhando em padrões que podem ajudar todos os tipos de organizações e governos a contribuir para o esforço. O escopo do trabalho cobre termos e definições padronizados, metodologias para análise de impacto, estruturas para definir estratégias e planos de ação, ferramentas de...

clique aqui para ler a notícia completa
TotalEnergies expande rede de carregamento

Amsterdã deu a concessão para a expansão da rede pública de carregamento de veículos elétricos (VE) à TotalEnergies, que vai expandir a rede atual da cidade com 2.200
novos pontos de carregamento, a serem instalados até o outono de 2022.
A instalação de 1.100 carregadores, cada um equipado com dois pontos de...

clique aqui para ler a notícia completa
China e Irena impulsionam energias renováveis com neutralidade de carbono

A Irena - Agência Internacional de Energia Renovável e a Administração Nacional de Energia da República Popular da China (NEA) acordaram fortalecer a cooperação enquanto o maior mercado de energia renovável do mundo ganha impulso...

clique aqui para ler a notícia completa
Shell vende
Shell vende divisão
de lubrificantes

A Shell Brasil Petróleo Ltda, subsidiária da Royal Dutch Shell plc, assinou acordo para a venda da sua divisão de lubrificantes no Brasil à Raízen S.A - a transação ainda depende de aprovações dos órgãos regulatórios e deve ser...

clique aqui para ler a notícia completa
Posicionamento do IBP sobre emendas no texto da MP 1031/21

“O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) reconhece a relevância da Medida Provisória (MP) nº1.031/21, conhecida como MP da Eletrobras, porém acredita que a intervenção estatal discricionária por meio de Lei não seja a melhor...

clique aqui para ler a notícia completa
Biblioteca
digital

Recém-atualizada, a página de arcabouço legal do site da PPSA é uma das mais completas bibliotecas virtuais de atos normativos sobre o setor de óleo e gás brasileiro. A coletânea, organizada pelo consultor jurídico, Olavo Bentes David, e pela consultora jurídica adjunta, Maria Amelia Braga, é composta por 18 Leis (federais e...

clique aqui para ler a notícia completa
Monitoramento da
Monitoramento da poluição por plásticos nas águas

A poluição dos oceanos é um dos maiores desafios ambientais da atualidade, e ela pode ter se intensificado com a pandemia. Só no Brasil, a Abrelpe - Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos...

clique aqui para ler a notícia completa
Uma resposta pragmática para a transição de energia

“Um bilhão de pessoas sem eletricidade e mais de 780 milhões sem combustível limpo para cozinhar não podem se beneficiar de soluções de energia renovável: o destino do mundo está na utilização inovadora de...

clique aqui para ler a notícia completa
Atualização do
Atualização do edital
da Oferta Permanente

A ANP realizou (02/06), por videoconferência, audiência pública relativa à atualização do edital da Oferta Permanente, com a inclusão de 377 blocos no processo. Também serão excluídos do edital os blocos e...

clique aqui para ler a notícia completa


PRODUTOS E SERVIÇOS



Neles Experience Days - O mais inovador evento virtual sobre confiabilidade



A Neles, líder mundial em fornecimento de válvulas e serviços, abriu as inscrições para seu evento virtual Neles Experience Days, que tem por objetivo trazer ainda mais conhecimento a todos aqueles que tem como desafio diário aumentar confiabilidade, produtividade, lucratividade e segurança na sua planta industrial.
Este é um evento em um formato inédito no setor, que está sendo preparado com extrema dedicação, repleto de inovação e com muitos conteúdos exclusivos sobre otimização em válvulas, instrumentação, automação e gestão de ativos.
Além de poder assistir vários bate-papos ao vivo com nossos especialistas e convidados especiais, os participantes também terão disponíveis 4 treinamentos exclusivos com entrega certificado de participação!
O evento é gratuito e ocorrerá de 21 a 25 de junho.
Confira toda a programação e inscreva-se no link:  https://bit.ly/33Y5enj





Medidores mássicos na indústria química



Hoje, podemos dividir a indústria química em dois grandes grupos: Petroquímica e Química.
O processo produtivo nestas indústrias é realizado através de transformações físicas/químicas na matéria, obtidas por um conjunto de operações coordenadas. Como ter um controle minucioso? Controlando a quantidade e a qualidade de cada “ingrediente” adicionado. Como controlar a quantidade e qualidade dos ingredientes e produtos finais?
O aliado é o medidor mássico Coriolis, da linha AXIOM! Equipamento versátil, capaz de medir a vazão totalizada ou instantânea de cada “ingrediente”, e também do produto final. As grandezas medidas podem ser em massa ou em volume; além disso, o equipamento pode ser usado para medir densidade/massa específica, assim como concentração (°INPM, BAUMÉ e °BRIX), ou seja, monitorar a qualidade do fluido. Medidores nacionais, produzidos em Nova Odessa/SP, com expertise de mais de 30 anos, com aprovação de modelo pelo INMETRO para a medição fiscal e transferência de custódia.
Veja mais em: https://metroval.com.br/blogpost/medidores-massicos-na-industria-quimica/





Malha de controle de temperatura



As malhas podem ser divididas em:
- Endotérmica: recebe calor do meio externo
- Exotérmica: envia calor ao meio externo
Possuem características semelhantes e com resposta indicativa de capacitância dominante mais tempo morto. Recomenda-se sempre a escolha de sensores com os menores tempos de atrasos para que o tempo de atraso total seja o menor possível. RTDs e termopares (TC) são mais indicados, sendo que os TCs apresentam respostas mais rápidas que os RTDs.
Na figura, o controlador, basicamente, mede a temperatura, compara com o valor desejado (SP), e de acordo com o erro, calcula a saída de controle para atuar na posição da válvula de controle até que o erro seja eliminado ou permaneça dentro dos limites considerados adequados ao processo.
Veja linha completa de temperatura:
https://www.vivaceinstruments.com.br/pt/produtos/temperatura




Transformação Digital nos Processos de Calibração



A Transformação Digital nos processos de calibração é a utilização da tecnologia para realizar determinadas ações, que anteriormente eram executadas de forma manual, de maneira automatizada, visando o ganho de produtividade. Seu foco principal é descartar totalmente os serviços repetitivos e manuais, eliminando as anotações em papel.
O mercado necessita de eficiência na execução das calibrações sem comprometer a qualidade, envolvendo equipes multidisciplinares para estabelecer o conjunto de requisitos. Será necessário hardware, software e infraestrutura de rede, sendo assim, o apoio da equipe de TI é essencial para que todo esse conjunto e tecnologia seja empregada.
O ápice da Transformação Digital nos processos metrológicos é a conexão e comunicação bidirecional, obtendo todos os recursos. A utilização dessas funcionalidades será imperiosa para as empresas serem mais competitivas, com qualidade, produtividade e eficiência, melhorando o nível tecnológico e permitindo quebrar paradigmas com a conectividade de diversos equipamentos.
A Transformação Digital está presente no dia a dia das pessoas através de smartphones, smart TVs e smartwatches. Anos atrás eram utilizados telefones celulares convencionais, máquinas fotográficas analógicas, além da impressão de comprovantes de passagens e hotéis. A tecnologia tornou possível executar todas as funções necessárias através de um smartphone...
http://www.presys.com.br/blog/analise-de-criticidade/





Posicionador Inteligente de Válvulas



O posicionador FY300 digital usa o mais avançado microprocessador para executar o posicionamento exato e rápido da válvula. O posicionador é um controlador que recebe o setpoint do controlador principal do processo e atua na válvula, movendo-a exatamente para a posição ideal, proporcionando um melhor desempenho do processo. 
O sensor de posição magnético do FY300 detecta a posição real da haste da válvula e toma a ação corretiva de acordo com a configuração e estratégia de controle do usuário. O sensor de posição sem-contato (baseado no Efeito Hall) reduz as deficiências de conexões mecânicas e alavancas. 
O sinal do controlador é processado na placa principal do circuito digital. Em seguida uma placa analógica recebe as informações da placa principal e gera uma tensão de baixa potência. Esta tensão é aplicada a um disco de material piezoelétrico, resultando em uma flexão deste disco. Esta flexão afasta ou aproxima o disco do bico do transdutor de pressão que, como consequência, resulta em uma variação da pressão (piloto), proporcional ao sinal do controlador da malha de controle. 
O bloco abaixo do bloco “Transdutor de Pressão”, contém um conjunto de dois diafragmas. Estes dois diafragmas ampliam a força relacionada com a pressão piloto e move a válvula carretel, liberando a pressão de alimentação em um lado do atuador da válvula. Ao mesmo tempo, a válvula carretel alivia a pressão do outro lado do atuador da válvula para a atmosfera.
A haste da válvula de controle se moverá em resposta ao movimento da válvula carretel do posicionador. A informação da posição real da haste da válvula é lida pelo sensor de posição magnético (Efeito Hall) e realimenta a placa do circuito principal. Com a informação da posição, o microprocessador enviará um comando ao circuito analógico, corrigindo a posição da válvula sempre que necessário.
O microprocessador usa o algoritmo de controle para anular o erro de posição de válvula. Os parâmetros de controle podem ser sintonizados, utilizando-se a ferramenta magnética ou o configurador portátil. Também é possível configurar o FY300 com aplicativos baseados na tecnologia FDT/DTM.
https://www.smar.com/brasil/produto/fy300series-posicionador-inteligente-de-valvulas


PATROCINADORES

















Facebook
LinkedIn
Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.