Copy
Quinta-Feira, 06/05/2021
Presidente novo na Eletrobras

O Conselho de Administração da Eletrobras elegeu, 30/04, Rodrigo Limp Nascimento como presidente da empresa. Limp já havia sido aprovado como membro do conselho, condição para que assuma a presidência da companhia. O nome de Limp foi indicado no fim de março pelo acionista controlador da Eletrobras, o governo federal. Ele não fazia parte da lista de possíveis candidatos elaborada pela consultoria externa independente Korn&Ferry.
Limp estava atuando como secretário de energia do Ministério de Minas e Energia e foi...

clique aqui para ler a notícia completa
Equipamentos
Equipamentos submarinos para Petrobras feitos em São Paulo

A Baker Hughes ganhou um contrato de equipamento submarino para campos de petróleo da Petrobras como parte do plano de revitalização do campo de Marlim e Voador na Bacia de Campos. O contrato inclui várias tecnologias...

clique aqui para ler a notícia completa
Demanda por
químicos sobe

A produção, a demanda e as vendas internas dos produtos químicos de uso industrial têm resultados positivos no primeiro trimestre de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado. A produção teve alta de...

clique aqui para ler a notícia completa
Captação de
água na Repar

A Petrobras assinou (03/05) um convênio com a Sanepar que permitirá à companhia estadual de saneamento do Paraná captar 720 m³/h (200 litros por segundo) da Barragem do Rio Verde, que pertence à Refinaria Getúlio Vargas (Repar). Por meio de uma nova...

clique aqui para ler a notícia completa
Interconexão
Interconexão
submarina de 150 kV  

A Hellenic Cables, segmento de cabos da Cenergy Holdings, em joint venture com a Asso.subsea Limited foi selecionada pela Terna Energy SA, para o projeto, fabricação, fornecimento e instalação do sistema de cabos submarinos de...

clique aqui para ler a notícia completa
Recuperação de equipamentos depois de incêndio

Fornecedora completa, eficiente e sustentável para o mercado de papel, a Voith enfrentou junto ao cliente um grande desafio no final de 2020 ao ser requisitada para recuperar os equipamentos da fábrica da Ledesma, na...

clique aqui para ler a notícia completa
Válvulas de controle confiáveis - base para o desempenho do processo e tempo em operação

Ao considerar o desempenho do controle em uma planta de processo moderna, é fácil se confundir com a complexidade de tudo isso. O sistema de controle é geralmente no que os proprietários das fábricas se concentram mais. No entanto..

clique aqui para ler a notícia completa
Nono FPSO para Búzios
Novo FPSO para Búzios

A Petrobras iniciou o processo de licitação para aquisição de um novo FPSO para o campo de Búzios, no Pré-sal da Bacia de Santos. Batizada de P-80, a plataforma será a nona unidade a operar no campo, com capacidade para...

clique aqui para ler a notícia completa
Desinvestimentos
Desinvestimentos

A Petrobras assinou com a São Francisco Energia S.A., subsidiária da Global Participações em Energia S.A., contrato para a venda das três usinas termelétricas movidas a óleo combustível, localizadas em Camaçari, no estado da Bahia (UTEs Polo Camaçari). O valor da venda é de...

clique aqui para ler a notícia completa
Mantas de isolamento aerogel para altas temperaturas

O risco de incêndio e explosão nas tubulações e tanques usados nas plataformas e refinarias de petróleo é bastante crítico, se houver corrosão do material. Por isso, o uso de mantas de isolamento térmico se faz...

clique aqui para ler a notícia completa
e Gás Natural do IBP
Nova Diretora Executiva de Gás Natural do IBP

Sylvie D’Apote assumiu a partir de 03.05 a diretoria executiva de gás natural do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) no lugar de Luiz Costamilan. A executiva terá como desafios fortalecer e ampliar o debate com lideranças governamentais e..

clique aqui para ler a notícia completa
PRODUTOS E SERVIÇOS



Bicos sopradores de íons / pistola



Você pode remover facilmente até mesmo as menores partículas de poeira na produção para aumentar a qualidade de seus produtos com os bicos de sopro de íons / pistolas da Eltex.
Dispositivos de sopro de íons para descarga e remoção de poeira de componentes altamente sensíveis. Picos de emissão envolvidos pela corrente de ar criam uma nuvem de descarga densa de íons. Disponível como jato plano / jato redondo / jato pontual ou bico jato plano compacto ou como pistola.
A pistola sopradora de íons PR36 com bico easyCLEAN, possui cabo de mola e mangueira dupla em espiral para manuseio ergonômico.
Voltagens disponíveis: 115 V, 230 V, 24 V DC
High-voltage generation, Non-EX,
Possui várias geometrias e conexões.
Saiba mais em https://www.eltex.de/en/products/cleaning
/ion-blower-pistols/r36-pr36-lr36/





Transmissores com isolação galvânica




Se você acha que transmissor de temperatura para montagem em cabeçote é descartável, possivelmente, os modelos que você utiliza não são isolados e estão se danificando por efeitos de loop de terra. Em um transmissor há dois níveis de potenciais de aterramento, sendo um devido ao aterramento do sensor, no ponto de medição e seu terra, e o outro é do ponto de alimentação que, normalmente, é um outro terra. Quando existe mais de um caminho de aterramento, geram-se correntes indesejáveis entre esses pontos que podem causar erros de medição, mau funcionamento, intermitências e até queimar equipamentos.
Com os transmissores VTT01 com isolação galvânica entre entrada e saída, tem-se a eliminação da diferença de potencial "protegendo" a medição e o transmissor.
O VTT01-H da Vivace é um transmissor de temperatura 4-20 mA de baixo custo e isolado, projetado para instalação em cabeçote DIN forma B. Atende diversos tipos de sensores, tais como: termopares e RTDs, além de sinais de resistências e milivoltagem.
É alimentado por uma tensão de 12 a 35 Vcc e gera uma corrente de 4 a 20 mA, conforme a norma NAMUR NE43. Através da interface de configuração VUI10 (comunicação via USB), utiliza o software VTT01 Tool para configurar o tipo de sensor, escalas de medição, unidades de trabalho e calibração, além de monitorar as variáveis de medição e verificar o status do equipamento.
Priorizando seu alto desempenho e robustez, o VTT01-H foi projetado com as mais recentes tecnologias de componentes eletrônicos e materiais, garantindo confiabilidade a longo prazo para sistemas de qualquer escala.
https://www.vivaceinstruments.com.br/pt/produtos/tem
peratura/transmissor-de-temperatura-baixo-custo-
montagem-em-cabecote#:~:text=O%20VTT01%2DH%20%C3%A9
%20um,sinais%20de%20resist%C3%AAncias%20e
%20milivoltagem








A Smar apresenta seu sistema de automação de controle distribuído - SYSTEM302, desenvolvido de forma inovadora e com foco em resultados, ele proporciona aos diversos segmentos empresariais vantagens competitivas inigualáveis, seguras e com excelência operacional. Através de sua integração transparente com sistemas de informação avançados como MES (Manufacturing Execution System), PIMS (Process Information Management System) e ERP (Enterprise Resource Planning) transforma dados de campo em inteligência de negócios. Essa organização de automação bem estruturada e hierarquicamente bem-posicionada dentro das empresas permite a conexão entre diferentes fontes de dados – comerciais, suprimentos e produção. Portais de negócios com identificação e acompanhamento do desempenho produtivo, como KPI e OEE, também podem ser construídos. As informações são disponibilizadas em rede de forma versátil e segura com suporte para dispositivos wireless ou pela Internet.
Todo o ambiente do SYSTEM302 é voltado para a convergência das tecnologias de automação e informação. O resultado é uma arquitetura robusta, segura e integrada. Equipes inteiras podem trabalhar em um ambiente multiusuário, o que facilita e reduz consideravelmente o tempo de elaboração, alteração e execução de projetos. Para tornar o processo de engenharia mais eficiente, ele tem uma biblioteca de templates para equipamentos e estratégias de controle. Além disso, o controle contínuo e de intertravamento podem ser feitos em um mesmo ambiente graças aos poderosos recursos dos novos controladores da família DFI302.
Como o Sistema tem infraestrutura baseada em Ethernet, é possível a utilização de protocolos de comunicação padronizados e não-proprietários, como o HSE – High Speed Ethernet. A conectividade com a Internet/Intranet possibilita o gerenciamento completo de unidades a partir de uma sala de controle central, não importando se estão em rede local, espalhadas em uma região ou ao redor do mundo. Adicionalmente, suporta, além de tecnologias convencionais, diversos barramentos e protocolos mundialmente reconhecidos como: Foundation Fieldbus, HART, AS-Interface (AS-i), DeviceNet, Modbus, PROFIBUS-DP e PROFIBUS-PA.
https://www.smar.com/brasil/noticias/conteudo/syste
m302-versao-73-novidades-e-facilidades-ao-usuario





Medidores mássicos na indústria química



Hoje, podemos dividir a indústria química em dois grandes grupos: Petroquímica e Química.
O processo produtivo nestas indústrias é realizado através de transformações físicas/químicas na matéria, obtidas por um conjunto de operações coordenadas. Como ter um controle minucioso? Controlando a quantidade e a qualidade de cada “ingrediente” adicionado. Como controlar a quantidade e qualidade dos ingredientes e produtos finais?
O aliado é o medidor mássico Coriolis, da linha AXIOM! Equipamento versátil, capaz de medir a vazão totalizada ou instantânea de cada “ingrediente”, e também do produto final. As grandezas medidas podem ser em massa ou em volume; além disso, o equipamento pode ser usado para medir densidade/massa específica, assim como concentração (°INPM, BAUMÉ e °BRIX), ou seja, monitorar a qualidade do fluido. Medidores nacionais, produzidos em Nova Odessa/SP, com expertise de mais de 30 anos, com aprovação de modelo pelo INMETRO para a medição fiscal e transferência de custódia.
Veja mais em:
https://metroval.com.br/blogpost/medidores-
massicos-na-industria-quimica/




Soluções digitais para monitoramento de corrosão e erosão



A Emerson lançou um conjunto de soluções digitais para monitoramento de corrosão e erosão com integração total com o ecossistema digital Plantweb por meio da nova série Rosemount 4390 de transmissores sem fio para aplicações de corrosão e erosão de forma não intrusiva. O portfólio de monitoramento transforma as sondas de corrosão off-line existentes em ferramentas on-line para monitorar o risco de corrosão ou erosão no processamento de petróleo e gás. Combinado com a gama de sensores Rosemount Wireless Permasense para monitorar a espessura do metal, que é um fator importante na determinação da saúde da tubulação e outros equipamentos fixos, a Emerson oferece uma solução abrangente para monitorar o risco de corrosão ou erosão e o impacto desse risco na saúde da planta ou ativo.
O novo aplicativo Plantweb Insight de corrosão não intrusiva para monitoramento de corrosão complementa o conjunto existente de aplicativos Plantweb Insight. Quando instrumentados com sondas em linha, as alterações no risco de corrosão podem ser detectadas em minutos, permitindo que os locais tomem ações corretivas antes que ocorram danos. A série de transmissores de corrosão e erosão Rosemount 4390 aproveita o WirelessHART para recuperação de dados e os aplicativos Plantweb Insight Corrosion permitem que os usuários acessem e analisem dados de sensores de monitoramento de espessura de tubos e sondas em linha em sua mesa e ganhem análises avançadas em tempo real para avaliar o risco e o impacto da corrosão ou erosão no ativo ou planta.
https://www.emerson.com/pt-br




Transformação Digital nos Processos de Calibração



A Transformação Digital nos processos de calibração é a utilização da tecnologia para realizar determinadas ações, que anteriormente eram executadas de forma manual, de maneira automatizada, visando o ganho de produtividade. Seu foco principal é descartar totalmente os serviços repetitivos e manuais, eliminando as anotações em papel.
O mercado necessita de eficiência na execução das calibrações sem comprometer a qualidade, envolvendo equipes multidisciplinares para estabelecer o conjunto de requisitos. Será necessário hardware, software e infraestrutura de rede, sendo assim, o apoio da equipe de TI é essencial para que todo esse conjunto e tecnologia seja empregada.
O ápice da Transformação Digital nos processos metrológicos é a conexão e comunicação bidirecional, obtendo todos os recursos. A utilização dessas funcionalidades será imperiosa para as empresas serem mais competitivas, com qualidade, produtividade e eficiência, melhorando o nível tecnológico e permitindo quebrar paradigmas com a conectividade de diversos equipamentos.
A Transformação Digital está presente no dia a dia das pessoas através de smartphones, smart TVs e smartwatches. Anos atrás eram utilizados telefones celulares convencionais, máquinas fotográficas analógicas, além da impressão de comprovantes de passagens e hotéis. A tecnologia tornou possível executar todas as funções necessárias através de um smartphone...
http://www.presys.com.br/blog/analise-de-criticidade/
PATROCINADORES























Facebook
LinkedIn
Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.