Copy
Edição 21 | Agosto de 2018
Temos a dupla missão de refletir sobre a fragmentação noticiosa no meio digital e de criar ferramentas e técnicas para identificar e promover um jornalismo confiável e de qualidade na internet. 

Nosso consórcio de mídia: AbrajiAgência Lupa, Agência Mural, ÉpocaFolha de S. Paulo, Gazeta do PovoJornal da Cidade, Jornal do CommercioJornal de JundiaíNexo JornalNova EscolaO Estado de S. PauloO Globo, O PovoPiauíPoder 360UOL, Valor Econômico e Zero Hora.

O que há de novo


Atualização do Manual da Credibilidade 


Reprodução do Manual da Credibilidade

Criado para reunir conteúdo básico e inovador de forma amigável tanto para jornalistas e estudantes de jornalismo como para não-jornalistas, o Manual da Credibilidade traz novidades importantes:
 

Adoção do Mínimo Protocolo Viável 

Temos nos reunido com os veículos consorciados para assessorá-los na adoção dos indicadores de credibilidade. Idealizado pelo Trust Project, o chamado Mínimo Protocolo Viável (MPV), prevê a adoção de três indicadores na fase inicial de adoção: Melhores Práticas, Autor/Produtor e Tipo de Matéria. 
 

Palestras sobre desinformação e credibilidade  
 
Painel sobre desinformação da Fundação Estudar / Foto: Divulgação

Participamos de dois eventos relacionados aos riscos da desinformação associados à campanha eleitoral de 2018: o Encontro Anual da Fundação Estudar, debatendo o tema com Daniel Bramatti, presidente da Abraji, e a Aula Magna do segundo semestre do Curso de Jornalismo da ESPM. Em ambas ocasiões, ao apresentar o Credibilidade, Angela Pimenta, coordenadora-executiva do projeto, disse que ele integra um tripé de iniciativas de combate à desinformação de longo prazo. Tal tripé inclui também checagem e verificação e educação midiática.

The Trust Project

 
Fachada do Centro Markkula de Ética Aplicada /Foto: Reprodução 

Markkula Center lança conteúdo ético para indústria tecnológica  

Sede do Trust Project, o Markkula Center of Applied Ethics da Santa Clara University, lançou o compêndio digital Ethics in Technology Practice. Patrocinado pelo Omidyar Network’s Tech and Society Solutions Lab, o projeto fornece material gratuito, no formato Creative Commons, para motivar e apoiar treinamentos para designers e engenheiros da indústria tecnológica.

Entre os temas cobertos, uma visão geral sobre ética tecnológica e conceitos relevantes para processos decisórios, estudos de casos e uma caixa de ferramentas conceituais para integrar considerações de caráter ético ao processo de desenvolvimento de produtos, além de uma lista de melhores práticas em design e engenharia tecnológica.

ESTANTE VIRTUAL


Segunda edição do Atlas da Notícia lança campanha de crowdsourcing 


O mapa da primeira edição do Atlas da Notícia. As áreas em bege representam
"desertos de notícias", municípios sem veículos impressos ou digitais (Novembro/2017)

Lançada em 6 de agosto pelo Observatório da Imprensa, a campanha visa obter dados de voluntários para atualizar a base de dados do Atlas da Notícia, um projeto do Projor em parceria com o Volt Data Lab. O formulário de resposta do crowdsourcing prevê o preenchimento das seguintes informações sobre veículos noticiosos locais em todo o território brasileiro: 1. Nome e informações básicas; 2. Segmentos e características; 3. Localização; 4. Contatos e links. O Atlas da Notícia é inspirado no projeto Os Crescentes Desertos de Notícias, da Columbia Journalism ReviewA segunda edição do Atlas é financiada pelo Facebook Journalism Project.
 


CJR: Quando os jornais locais deixam de ser locais 

Feita de forma randômica, uma pesquisa da CJR entre 100 comunidades americanas revelou que 20 delas não receberam nenhum tipo de informação jornalística local durante os sete dias investigados. Segundo o estudo realizado pelos pesquisadores Philip Napoli, Matthew Weber, Katie McCollough e Qun Wang, "doze comunidades não receberam matérias originais durante este período; e oito não receberam matérias que atendessem o que chamamos de necessidade de informações críticas."

"Em média, em termos das notícias produzidas para as comunidades em nossa amostra, 44% das matérias eram originais; apenas 17% eram locais; e 56% abordaram o que chamamos de uma necessidade crítica de informações - forneceram notícias ou informações de interesse público, ao contrário de notícias como fofocas sobre celebridades." O estudo reconhece que mesmo sendo difícil interpretar tais números, eles deixam claro que existe uma escassez real de reportagem sobre comunidades locais nos Estados Unidos.

Copyright © 2018 | Projeto Credibilidade. Todos os direitos reservados.
Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo - Projor
Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia - Unesp


Quer alterar a forma como você recebe esse email?
Você pode atualizar suas preferências or cancelar o recebimento






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Projeto Credibilidade · Av. Brigadeiro Faria Lima, 1461 – 6o. andar – sala 01 · São Paulo, SP 01452-002 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp