Copy
Edição 22 | Setembro de 2018
Temos a dupla missão de refletir sobre a fragmentação noticiosa no meio digital e de criar ferramentas e técnicas para identificar e promover um jornalismo confiável e de qualidade na internet. 

Nosso consórcio de mídia: AbrajiAgência Lupa, Agência Mural, ÉpocaFolha de S. Paulo, Gazeta do PovoJornal da Cidade, Jornal do CommercioJornal de JundiaíNexo JornalNova EscolaO Estado de S. PauloO Globo, O LivreO PovoPiauíPoder 360UOL, Valor Econômico e Zero Hora.

O que há de novo


O Livre adere ao Credibilidade 
 
Com a adesão do site noticioso O Livre, de Cuiabá, o projeto soma 19 veículos de mídia associados. Fundado em 2017, o site cobre temas de interesse público locais, política e economia matogrossenses. Dirigido pelo jornalista Guilherme Waltenberg, o Livre tem por missão "produzir informação de qualidade adaptada ao padrão atual de consumo [digital]." Um exemplo é a série sobre o alto índice de mortalidade associada a acidentes elétricos no Mato Grosso. Tais acidentes são provocados pela combinação de negligência com a falta de informações sobre protocolos de segurança para trabalhadores próximos à rede elétrica.

Nesta campanha eleitoral, a série de sabatinas com candidatos tem investido na diversidade de vozes, entrevistando, por exemplo, Maria Lúcia Cavalli, candidata do PCdoB ao Senado por Mato Grosso. O Livre também destaca eventos como a Parada Gay de Cuiabá, a ser realizada no dia 22 setembro e noticiada como "celebração da diversidade em ato político e cultural."


Palestras sobre credibilidade, jornalismo e democracia  
 

 
Em sentido horário, palestras sobre o Credibilidade na Unesp, Universidade Positivo e
Curso Estado de Jornalismo/ Fotos: divulgação dos eventos

Temos participado de uma série de palestras sobre o Credibilidade e também sobre as relações entre jornalismo, democracia e riscos associados à desinformação. Além do debate promovido no dia 19 pela Unesp, em São Paulo, focado no Manual da Credibilidade, participamos do congresso anual da IMMAA, em Sttutgart, na Alemanha, apresentando um artigo sobre o projeto. Participamos também da série USP Talks, no Masp, e do Curso Estado de Jornalismo, ambos promovidos pelo Estadão, e de um curso sobre desinformação do coletivo Virada Política, na Câmara Municipal de São Paulo. Em agosto, o projeto foi apresentado na escola de direito da FGV/SP, no congresso anual do IBCCRIM e para os cursos de jornalismo da Universidade Positivo, em Curitiba, e da Famecos da PUC/RS, em Porto Alegre. 

The Trust Project

 
Apresentação de Sally Lehrman na ONA18: foco no usuário
da notícia /Fotos: Angela Pimenta


Lançamento da segunda fase do Trust prevista para outubro 

Durante sua apresentação na conferência anual da ONA18, no dia 14, em Austin, a diretora do Trust Project, Sally Lehrman, disse que o lançamento da segunda fase do projeto deve acontecer em outubro, com a adesão de novos veículos ao sistema de indicadores de credibilidade. Segundo Lehrman, o Trust – que já conta com a colaboração de mais de 80 organizações noticiosas na América do Norte e Europa, além do Projeto Credibilidade, como capítulo internacional – pode ser comparado a um "farol para iluminar o processo de produção das notícias para os usuários." 

Lehrman acrescentou que a educação midiática é uma prioridade, com o foco em parcerias com líderes locais como professores, bibliotecários e autoridades eleitas para trabalhar com o sistema de indicadores. Além dos patrocinadores originais, como Craig Newmark e Google, hoje o projeto também é financiado pelo Fundo para a Democracia, Fundação Knight e Fundação Markkula.

ESTANTE VIRTUAL



Unesco lança manual sobre desinformação  


Foto: Reprodução Unesco 

Escrito por especialistas no combate à desinformação, como Claire Wardle e Alexios Mantzarlis, o livro digital Jornalismo, Notícias Falsas & Desinformação aborda temas de interesse para educadores, tais como a importância da credibilidade, o pensamento crítico sobre como a tecnologia digital e as redes sociais se transformaram em canais de difusão de desinformação, além de iniciativas no combate à desinformação, como educação midiática e verificação de fatos. Publicado pela Unesco, o livro é editado pela acadêmica Julie Posetti, pesquisadora sênior do Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo da Universidade Oxford.
 

TechTrends: Blockchain e o começo do fim dos smartphones atuais

Reprodução Future Today Institute
 
Idealizado e editado por Amy Webb, especialista em detectar tendências disruptivas no campo da comunicação, o Relatório 2019 de Tendências para Jornalismo, Mídia e Tecnologia foi lançado na ONA18 e cobre 108 tendências capazes de impactar a produção de notícias em 2019. Entre elas, Webb destaca a tecnologia blockchain para edição e financiamento de veículos noticiosos. "Plataformas descentralizadas de notícias e informações darão mais controle aos editores e afastarão a estrutura de poder dos operadores das plataformas, que controlam ou limitam a distribuição e a remuneração," diz. "Pense nessa tendência como uma nova maneira de construir confiança em torno de informações críticas.”

Outra tendência destacada é "o começo do fim" dos smartphones tradicionais, com o surgimento de uma série de produtos, como relógios e interfaces invisíveis, como fones de ouvidos com sensores biométricos e alto-falantes, além de óculos inteligentes que gravam e exibem informações. Todos esses itens devem, segundo Webb, impactar a apuração e edição de conteúdo noticioso. Para ela, jornalistas também precisam prestar atenção à emergência da China como país líder em pesquisa e produção de inteligência artificial e à chamada "realista mista", que inclui tecnologias como vídeo imersível.
 

Correção: Pesquisa sobre jornalismo local americano foi publicada pela Universidade Duke

Ao contrário do que publicamos na edição de agosto da newsletter, o estudo sobre desertos de notícias americanos dos pesquisadores Philip Napoli, Matthew Weber, Katie McCollough e Qun Wang não foi publicado pela Columbia Journalism Review, e sim pela Escola Sanford de Políticas Pública da Universidade Duke.

Copyright © 2018 | Projeto Credibilidade. Todos os direitos reservados.
Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo - Projor
Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia - Unesp


Quer alterar a forma como você recebe esse email?
Você pode atualizar suas preferências or cancelar o recebimento






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Projeto Credibilidade · Av. Brigadeiro Faria Lima, 1461 – 6o. andar – sala 01 · São Paulo, SP 01452-002 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp