Copy
Edição 20 | Julho de 2018
Temos a dupla missão de refletir sobre a fragmentação noticiosa no meio digital e de criar ferramentas e técnicas para identificar e promover um jornalismo confiável e de qualidade na internet. 

Nosso consórcio de mídia: AbrajiAgência Lupa, Agência Mural, ÉpocaFolha de S. Paulo, Gazeta do PovoJornal da Cidade, Jornal do CommercioJornal de JundiaíNexo JornalNova EscolaO Estado de S. PauloO Globo, O PovoPiauíPoder 360UOL, Valor Econômico e Zero Hora.

O que há de novo


Design day do Credibilidade 
 
 
Sessão de prototipagem do evento / Foto: Angela Pimenta
 
Realizado na Folha de S.Paulo no dia 26 de junho, o evento reuniu 23 jornalistas e designers de 12 veículos do consórcio de mídia. Foram gerados protótipos para indicadores do protocolo mínimo viável (MVP) da primeira fase de adoção do sistema de credibilidade: Melhores Práticas, Autor/Produtor e Tipo de Matéria. Compartilhamos exemplos de veículos adotantes iniciais do Trust Project e respondemos também questões específicas dos participantes sobre o sistema de adoção no Brasil.
Sally Lehrman respondeu perguntas do consórcio de mídia
Durante o evento, a diretora do Trust Project, Sally Lehrman, respondeu dez perguntas enviadas pelo consórcio de mídia. Neste extrato do vídeo, ela explica por que o Trust Project e o Projeto Credibilidade não certificam veículos ou conteúdos jornalísticos.

The Trust Project

 
 
Foto: Reprodução da Santa Clara University

Evento em Seattle aborda credibilidade e democracia 

No dia 27 de junho, Sally Lehrman participou de um evento sobre verdade, credibilidade e democracia promovido pelo Seattle City Club naquela cidade. Além de Lehrman, o evento contou com a participação de Jill Dougherty, ex-correspondente internacional da CNN, e de Amy S. Mitchell, diretora de pesquisa jornalística do Centro de Pesquisas Pew. Segundo o Centro Markkula para Ética Aplicada da Universidade Santa Clara, Lehrman abordou valores-chave em notícias confiáveis revelados em entrevistas com usuários durante a fase inicial do Trust Project. Segundo ela, as pessoas querem conhecer os pontos de vista não apenas de funcionários de empresas e do governo em coberturas noticiosas. Querem que gente como elas próprias também sejam representadas nas notícias. E acrescentou: "quando converso com editores, eles têm paixão em cobrir os fatos acertadamente, corrigindo quando estão errados e fornecendo contexto".

ESTANTE VIRTUAL


Atlas da Notícia publica primeiro mapa da radiodifusão


 
Fonte: Atlas da Notícia

Publicado pelo Observatório da Imprensa no dia 4 de julho, o primeiro levantamento de radiodifusão do Atlas da Notícia revelou que 50 milhões de brasileiros (cerca de 25% da população) vivem em municípios sem a presença registrada de emissoras de rádio e televisão. Segundo o relatório, 2.520 municípios brasileiros contam com emissoras de rádio e/ou TV, que cobrem cerca de 150 milhões de brasileiros (75% da população). Por outro lado, 3.050 municípios não contam com nenhum tipo de veículo de rádio ou TV registrado.

E quando combinado ao mapeamento publicado em novembro de 2017 sobre veículos impressos e digitais, o Atlas revela a existência dos chamados "desertos de notícias" em 2.879 municípios  (52% do total), que não contam com nenhum tipo de mídia local com presença registrada. Cerca de 40 milhões de brasileiros vivem nesses lugares. O Atlas da Notícia é um projeto do Projor em parceria com o Volt Data Lab. A segunda edição do projeto é financiada pelo Facebook Journalism Project.

 


Iniciativa inédita e inovadora, Comprova irá verificar conteúdo na campanha presidencial 
 

Reprodução do logotipo do Projeto Comprova
 

No dia 28  de junho, em parceria com 24 veículos brasileiros de imprensa, com a Abraji e o Projor, o First Draft News lançou o Projeto Comprova, que a partir do dia 6 de agosto irá verificar conteúdo produzido por usuários na mídia social brasileira durante a próxima campanha presidencial. O projeto vai combinar o trabalho jornalístico humano com ferramentas analíticas e de verificação de conteúdo. Sediado na Universidade Harvard, o First Draft News adota um tripé articulado de recursos de combate a informações falsas no ambiente digital: trabalho de campo, pesquisa empírica e recursos educacionais, como este curso de verificação já traduzido para o português. No dia 9 de julho, Claire Wardle, que dirige o First Draft, publicou um Glossário Essencial com termos relativos à desordem da informação.

Copyright © 2018 | Projeto Credibilidade. Todos os direitos reservados.
Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo - Projor
Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia - Unesp


Quer alterar a forma como você recebe esse email?
Você pode atualizar suas preferências or cancelar o recebimento






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Projeto Credibilidade · Av. Brigadeiro Faria Lima, 1461 – 6o. andar – sala 01 · São Paulo, SP 01452-002 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp