Copy


Temos a dupla missão de refletir sobre a fragmentação noticiosa no meio digital e de criar ferramentas e técnicas para identificar um jornalismo confiável e de qualidade na internet.

 
CONSÓRCIO DE MÍDIA - PROJETO CREDIBILIDADE / THE TRUST PROJECT
 
Veículos adotantes do MVP (Mínimo Protocolo Viável):
 
Veículos em processo de adoção:
O consórcio de mídia do Credibilidade inclui também: Abraji (parceira institucional), Gazeta do PovoJornal da CidadeJornal de JundiaíO Estado de S. PauloO Globo, O LivreUOL, Valor Econômico e Zero Hora.
Edição 35 | Outubro de 2019

O que há de novo

 

Ilustração: reprodução do Jornal do Commercio 

Jornal do Commercio publica indicador Melhores Práticas
Veículo líder em Pernambuco e adotante do Credibilidade desde 2018, o Jornal do Commercio publicou na semana passada o indicador Melhores Práticas, com declarações sobre seus princípios éticos e editoriais. Redigido pela direção do jornal e aprovado pelo acionista-controlador João Carlos Paes Mendonça, o texto cobre os seguintes tópicos: quem somos, quem financia, compromisso socioambiental, fale conosco, e um tópico final sobre o Projeto Credibilidade. Reproduzimos abaixo os princípios editoriais do JC: 

"Os veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação são pautados pelo absoluto respeito à verdade e pelo exercício diário de ouvir os diferentes pontos de vista que envolvem a divulgação de uma informação. O fato jornalístico é tratado com isenção e responsabilidade, respeitando a intimidade, a vida privada e a imagem das pessoas.

Temos o cuidado em preservar quaisquer elementos que possam identificar vítimas de abusos sexuais, muitas vezes resguardando o direito de imagem, mesmo com autorização expressa para divulgá-la.

A transparência é um dos princípios norteadores do SJCC. Os compromissos assumidos com as fontes de informação, inclusive o resguardo do sigilo quando necessário, são valores presentes na prática jornalística de todos que fazem o sistema.

Não temos compromisso com o erro. Informações inexatas ou falsas que venham a ser eventualmente divulgadas são corrigidas o mais rápido possível, explicitando o erro cometido, bem como a data de sua publicação.

Praticamos o respeito à diversidade ética, religiosa e de gênero. Internamente, buscamos desenvolver pessoas, administrar os conflitos respeitando as diferenças e trabalhar em equipe."


Palestras sobre o Credibilidade
Os coordenadores do projeto – Francisco Belda e Angela Pimenta – abordaram o sistema de indicadores, como uma estratégia de valorização do jornalismo de qualidade no meio digital nos seguintes eventos:

THE TRUST PROJECT 

 Ilustração: reprodução The Economist Educational Foundation
 
Sistema de credibilidade ganha versão educativa 
Em parceria com o Trust Project, a Economist Educational Foundation produziu um pôster com os oito indicadores de credibilidade, adaptando-os para uma lição de educação midiática sobre "como identificar notícias confiáveis." Cada um dos indicadores é apresentado como um par ordenado, destacando a importância de padrões éticos e editoriais e sugerindo perguntas para identificar seu cumprimento em determinado conteúdo jornalístico. Por exemplo, o indicador Expertise do Autor/Repórter, que trata do conhecimento e experiência dos jornalistas, é apresentado assim:
O jornalista é um especialista
Por que isso é importante?  Isso é importante por que recebemos notícias de outras pessoas – raramente presenciamos os eventos por nós mesmos. Por isso, contamos com o autor para nos fornecer informações precisas sobre esses evento. É importante que o que autor diz seja baseado em evidências e conhecimentos sólidos.
Perguntas a serem feitas – Quem fez isso? Ele(a) tem boa reputação profissional? A reportagem é feita na área de expertise do(a) repórter?
ESTANTE VIRTUAL


Ilustração: reprodução FirstDraft

FirstDraft lança série de cartilhas para jornalistas
Lançada pela organização FirstDraft para ajudar jornalistas a reportar em meio aos desafios trazidos pela desinformação no meio digital, a nova série de cartilhas cobre temas como apuração, verificação, reportagem responsável, segurança digital e publicidade digital. O conteúdo deriva de materiais utilizados em iniciativas colaborativas de checagem cruzada apoiadas pelo FirstDraft, como o Projeto Comprova, que reúne 24 redações brasileiras e é gerido pela Abraji.

Publicadas em outubro, as duas primeiras cartilhas da série cobrem os temas Reportagem Responsável na Era da Desordem da Informação, de autoria de Victoria Kwan, editora de ética e padrões do First Draft, e Verificando Informação Online, de Shaydanay Urbani, repórter do FirstDraft. 

A cartilha sobre reportagem responsável traz recomendações sobre a cobertura de temas espinhosos, como extremismo, teorias conspiratórias e conteúdos manipulados, além de recomendações para a redação de manchetes responsáveis. Segundo Kwan, jornalistas precisam resistir a armadilhas como a amplificação de conteúdos – sobretudo os que tentam usar repórteres como iscas para viralizar mentiras e demais tipos de informação deliberadamente maliciosa.

"Os jornalistas têm obrigação de estar cientes do impacto que nosso trabalho tem sobre fontes, assuntos e leitores," diz Kwan. "As consequências do que dizemos e compartilhamos nos espaços digitais – mesmo que não façam parte de um artigo publicado – ainda têm potencial para amplificação."

Já a cartilha sobre verificação traz conceitos essenciais, listas de tags para checagem e uma caixa de ferramentas digitais, além de introduzir os cinco pilares da verificação: 
  1. Proveniência: você está olhando para a peça original do conteúdo?
  2. Fonte: quem capturou o conteúdo original?
  3. Data: quando o conteúdo foi capturado?
  4. Localização: onde o conteúdo foi capturado?
  5. Motivação: por que o conteúdo foi capturado?

Copyright © 2019 | Projeto Credibilidade. Todos os direitos reservados.
Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo - Projor
Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia - Unesp


Quer alterar a forma como você recebe esse email?
Você pode atualizar suas preferências or cancelar o recebimento






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Projeto Credibilidade · Av. Brigadeiro Faria Lima, 1461 – 4o. andar – Caixa Postal 259 · São Paulo, SP 01452-002 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp