Copy
Edição 25 | Dezembro de 2018
Temos a dupla missão de refletir sobre a fragmentação noticiosa no meio digital e de criar ferramentas e técnicas para identificar e promover um jornalismo confiável e de qualidade na internet. 

Nosso consórcio de mídia: AbrajiAgência Lupa, Agência Mural, ÉpocaFolha de S. Paulo, Gazeta do PovoJornal da Cidade, Jornal do CommercioJornal de JundiaíNexo JornalNova EscolaO Estado de S. PauloO Globo, O LivreO Povo, piauíPoder 360UOL, Valor Econômico e Zero Hora.

O que há de novo

 
 
Lançamento do MVP do Credibilidade: 8 maio de 2019, na Unesp/Barra Funda, em São Paulo
  • O lançamento do Mínimo Protocolo Viável (MVP) do Credibilidade está marcado para o dia 8 de maio, na unidade da Unesp na Barra Funda, em São Paulo, das 9h às 12h.
  • O evento contará com a presença de Sally Lehrman, diretora do Trust Project, que fará uma palestra sobre o projeto
  • Nesta primeira fase, o MVP prevê a adoção de três indicadores: Melhores Práticas, Autor/Produtor e Tipo de Matéria. Parte dos adotantes iniciais brasileiros deverá adotar mais indicadores além do MVP até o lançamento. Aqui, a lista completa dos indicadores de credibilidade
  • Temos acompanhado a adoção dos indicadores, respondendo a questões sobre a redação de seus compromissos éticos e editoriais e seus respectivos códigos de marcação através da ferramenta Trello, cuja plataforma pública para usuários do Trust Project está acessível nest link

Reprodução do Trello Trust Project - plataforma pública 
 


Palestras sobre o Credibilidade

Participamos do Seminário Internacional Mídia, Política e Credibilidade da Informação Jornalística, que marcou os nove anos do Observatório de Ética Jornalística da UFSC (ObjETHOS), no dia 30 de novembro, em Florianópolis. Francisco Belda, coordenador acadêmico do Credibilidade, apresentou o sistema de indicadores e o processo de implementação do MVP.

Também no dia 30 de novembro, a convite do Grupo Mulheres do Brasil, Angela Pimenta, coordenadora-executiva do projeto, e o advogado Diogo Rais, professor de direito eleitoral da Universidade Mackenzie, 
participaram do debate Fake News - Uma reflexão sobre o tema e seu impacto nas eleições de 2018.

The Trust Project


Credibilidade e engano na era digital  
 
No dia 13 de fevereiro, Sally Lehrman e Jeff, Hancock, especialista em mídia social da Universidade Stanford, irão debater os seguintes temas: a erosão da credibilidade no ambiente digital, como nossas dinâmicas psicológicas e sociais impactam nossa cultura e o que podemos fazer para reconstruir nossa compreensão coletiva sobre credibilidade. O debate será realizado no California Institute of Integral Studies, em São Francisco, na Califórnia.
 

ESTANTE VIRTUAL


Abraji e Farol indicam credibilidade e redes sociais como desafios jornalísticos em 2019


Reprodução do relatório da Abraji e Agência Farol de Jornalismo

Realizada pela agência Farol Jornalismo em parceria com a Abraji, a coletânea O Jornalismo no Brasil em 2019 afirma que a queda na credibilidade de veículos de imprensa e o fenômeno de desintermediação da notícia – em que fontes como políticos usam as redes sociais para escapar do escrutínio jornalístico – são os dois principais desafios para o jornalismo brasileiro em 2019. Editados pela dupla de jornalistas Moreno Osório e Marcela Donini, os dez textos da coletânea abordam temas como colaboração no combate à desinformação (Sérgio Ludtke, editor do Projeto Comprova) e jornalismo local (Sérgio Spagnuolo, coordenador da coleta e análise de dados do Atlas da Notícia) e diversidade de vozes nas redações (Gean Gonçalves, pesquisador).

A jornalista Silvia Lisboa assina o texto sobre credibilidade. Segundo ela, "não basta dizer ser credível: o leitor quer provas de que o veículo jornalístico é independente e não está a serviço de partidos ou empresas. É hora de (re)construir a credibilidade percebida."
 

Após despencar em 2016, credibilidade na mídia americana cresce desde 2017
 

Reprodução pesquisa Gallup via Axios

O site americano Axios consolidou uma série de estudos, como as pesquisas do instituto Gallup, para concluir que apesar de ainda apresentar baixos níveis – tendo atingido o patamar de 45% em 2018, ante 41% em 2017 e 32% em 2016 – a credibilidade na mídia americana apresenta uma tendência de recuperação. Segundo o Axios, a melhora no desempenho pode ser atribuída à combinação dos seguintes fatores: "tentativas dos jornalistas em defenderem seu trabalho publicamente, campanhas de educação midiática, mais transparência no financiamento e parcerias aperfeiçoadas de checagem de fatos."

Ainda segundo o Axios, a transparência funciona: "Mesmo em áreas em que jornalistas e empresas de mídia nunca pensaram em que eles precisariam ser tão explícitos, um esforço para explicar mais claramente como as empresas funcionam está ajudando."
Copyright © 2018 | Projeto Credibilidade. Todos os direitos reservados.
Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo - Projor
Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia - Unesp


Quer alterar a forma como você recebe esse email?
Você pode atualizar suas preferências or cancelar o recebimento






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Projeto Credibilidade · Av. Brigadeiro Faria Lima, 1461 – 6o. andar – sala 01 · São Paulo, SP 01452-002 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp