Copy

 
Temos a dupla missão de refletir sobre a fragmentação noticiosa no meio digital e de criar
ferramentas e técnicas para identificar e promover um jornalismo confiável
e de qualidade na internet. 

CONSÓRCIO DE MÍDIA - PROJETO CREDIBILIDADE / THE TRUST PROJECT
 
Veículos adotantes do MVP (Mínimo Protocolo Viável):
 
Veículos em processo de adoção:
O consórcio de mídia do Credibilidade inclui também: Abraji (parceira institucional), Gazeta do PovoJornal da CidadeJornal de JundiaíO Estado de S. PauloO Globo, O LivreUOL, Valor Econômico e Zero Hora.
Edição 31 | Junho de 2019

O que há de novo


Resultados da pesquisa sobre percepção da credibilidade jornalística

Realizamos, desde janeiro de 2018, uma pesquisa online sobre a percepção da credibilidade jornalística entre profissionais e estudantes de jornalismo e demais interessados no tema. O objetivo foi identificar os principais indicadores de credibilidade atribuídos a matérias e veículos jornalísticos, bem como os fatores que os motivam a compartilhar um conteúdo informativo online. Participaram 242 respondentes, das cinco regiões do país. Veja os principais resultados:

1) O que dá credibilidade a uma matéria jornalística?

2) O que faz você confiar em um veículo jornalístico?3) O que te motiva a compartilhar um conteúdo informativo?

THE TRUST PROJECT


     Reprodução  do Twitter TTP
 
Status de organização independente deve acelerar expansão 

Incubado desde 2016 no Centro Markkula de Ética Aplicada da Universidade Santa Clara, no dia 30 de maio o Trust Project anunciou seu lançamento como uma organização independente e sem fins lucrativos. Em sua nova fase, o projeto conta com US$ 2,25 milhões em doações totais de Craig Newmark Philanthropies, Facebook e Democracy Fund para expandir a adoção do seus Indicadores de Credibilidade, o primeiro padrão de transparência jornalística para ajudar as pessoas a facilmente avaliar a integridade das notícias.

Segundo a diretora Sally Lehrman, "o Trust Project usará seu novo financiamento e status para ampliar sua participação em redações, construir ferramentas para apoiar seu futuro crescimento e aumentar a conscientização pública sobre os Indicadores de Credibilidade." 
 



Reprodução da ferramenta TTP/ Pen America 

Nova ferramenta monitora transparência de 50 veículos americanos 

Desenvolvida em parceria entre o Trust Project e a Pen America, a nova ferramenta permite que o usuário verifique o grau de transparência de 50 veículos americanos – parceiros ou não do projeto – sobre quatro indicadores de credibilidade: Melhores Práticas, Autor/Produtor, Tipo de Matéria e Diversidade de Vozes.

Entre os veículos monitorados estão as redes de TV ABC, CNN e Fox News, os jornais The New York Times, The Washington Post e Wall Street Journal e os sites Bloomberg, Politico e ProPublica

A ferramenta permite que o público saiba se determinado veículo cumpre total ou parcialmente, ou se não cumpre, cada um dos 14 atributos relacionados aos quatro indicadores de credibilidade.
ESTANTE VIRTUAL
 
Reprodução site The Verge/ Adobe

Adobe cria ferramenta para detectar manipulação em imagens

Em parceria com pesquisadores de inteligência artificial da Universidade da Califórnia/Berkeley, a Adobe, fabricante do editor de imagens Photoshop, anunciou no dia 14 uma nova ferramenta capaz de detectar a manipulação de imagens em processos como fatiamento, clonagem e remoção de objetos.

Segundo o site The Verge, que publicou um artigo a respeito, "a empresa diz não ter planos imediatos para comercializar o novo produto." Mas um porta-voz da Adobe disse a que a nova ferramenta é apenas um dos muitos "esforços da Adobe para melhor detectar manipulações em imagem, vídeo, áudio e documentos."

The Verge acrescenta que o anúncio da Adobe chega num momento em que o mundo está crescentemente ansioso sobre o compartilhamento de vídeos e imagens falsos. A preocupação com os chamados "deep fakes" – vídeos manipulados com recursos de inteligência artificial – é grande para a campanha presidencial americana de 2020.

 

Veículos vão precisar do apoio do público para enfrentar repressão ao jornalismo investigativo

Em artigo para o Nieman LabMichael Sokolow, professor de jornalismo da Universidade do Maine, diz que diante das crescentes ações dos governos da Austrália e Estados Unidos para incutir medo em jornalistas e suas fontes, os veículos de imprensa vão precisar do apoio do público para seguir apurando e publicando matérias investigativas.

"A destruição dos lucros vindos dos anúncios que financiavam o jornalismo ético e profissional tem tornado os veículos jornalísticos cada vez menos entusiastas no apoio à reportagem ousada e difícil," diz Sokolow. "Há menos repórteres para conduzir reportagens elaboradas e demoradas, e o risco financeiro enfrentado por muitos veículos noticiosos os deixou mais vulneráveis a ataques."

Ele cita a batida policial do governo australiano na redação da Australia Broadcasting Corporation (ABC) em 5 de junho, para tentar obter provas contra jornalistas e fontes sobre os chamados Arquivos Afegãos, uma série de matérias mostrando atrocidades cometidas por soldados australianos contra civis afegãos entre 2009 e 2013. Já em 24 de maio, a polícia da cidade americana de San Francisco se viu forçada a se desculpar com um jornalista por ter invadido sua casa em busca de provas duas semanas antes.

"O apoio do público para uma reportagem crítica e independente é essencial para sustentá-la. Sem ele, os governos de líderes como Donald Trump, o príncipe saudita Mohammad bin Salman, Rodrigo Duterte nas Filipinas, e o Primeiro-ministro Scott Morrison na Austrália, podem agir com impunidade para intimidar e mesmo silenciar jornalistas," diz Sokolow.

 
Copyright © 2018 | Projeto Credibilidade. Todos os direitos reservados.
Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo - Projor
Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia - Unesp


Quer alterar a forma como você recebe esse email?
Você pode atualizar suas preferências or cancelar o recebimento






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Projeto Credibilidade · Av. Brigadeiro Faria Lima, 1461 – 6o. andar – sala 01 · São Paulo, SP 01452-002 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp