Copy

Temos a dupla missão de refletir sobre a fragmentação noticiosa no meio digital e de criar ferramentas e técnicas para identificar um jornalismo confiável e de qualidade na internet.
CONSÓRCIO DE MÍDIA - PROJETO CREDIBILIDADE / THE TRUST PROJECT
 
Veículos membros do Trust Project, desde maio/2019: Agência Lupa, Agência Mural, Folha de S. Paulo, Nexo Jornal, O Povo e Poder360Veículos em processo de adoção do MVP: Amazônia Real, Gaúcha ZH, JOTA, Jornal do Commercio e Nova Escola

O consórcio de mídia do Credibilidade inclui também: Abraji (parceira institucional), ÉpocaGazeta do PovoJornal da CidadeJornal de JundiaíO Estado de S. PauloO Globo, O Livre, piauíUOL e Valor Econômico.

Edição 38 | Janeiro de 2020

O que há de novo

 

Ilustração: Reprodução

Atualizamos nosso site institucional 
Além de uma navegação mais amigável, o novo site Credibilidade traz conteúdos atualizados sobre o projeto. Inspirado no site do Trust Project, o novo site inclui as seguintes seções:
  • Projeto
  • Indicadores
  • Arquivo da Newsletter
  • Perguntas Frequentes
  • Canal de contato
     

 
QR code para o questionário de qualificação para o Credibilidade
Necessário para veículos interessados em implementar o Sistema de Indicadores de Credibilidade, o questionário visa obter informações sobre a empresa por trás do veículo, volume e peridiocidade de publicação de notícias e fontes de financiamento, entre outros dados. Como representantes do Trust Project no Brasil, focamos em veículos que tenham uma política de ética (mesmo que ainda não esteja publicada em seu website), que produzam conteúdo jornalístico original (reportagem baseada em fatos) e tenham um compromisso claro com o interesse público.
ESTANTE VIRTUAL
 
                Fonte: 2020 Edelman Trust Barometer

Percepção sobre aumento da desigualdade abala confiança em instituições
Publicado anualmente pela empresa de relações públicas de mesmo nome, o índice 2020 EdelmanTrust Barometer revela que a despeito do atual ambiente de crescimento econômico global, a crescente desigualdade de renda abala a confiança dos cidadãos em quatro tipos de instituições: governos, empresas, ONGs e mídia. Segundo a 20ª edição da pesquisa, que é realizada em 28 países, incluindo o Brasil, mais da metade dos entrevistados globalmente acredita que o capitalismo, em sua forma atual, gera mais prejuízos do que benefícios. Ainda segundo a pesquisa, "o crescente ceticismo representa um alerta para que nossas instituições adotem uma nova maneira de construir efetivamente a confiança: equilibrar competência com comportamento ético." Apesar de se manter no território negativo, a percepção do público brasileiro sobre a mídia cresceu três pontos em relação a 2019, atingindo 44 pontos. 
 


Pesquisa com alunos e estudantes universitários dos EUA indica demanda crescente por educação algorítmica 
Conduzida através de grupos focais com 103 estudantes e 37 professores universitários nos Estados Unidos, uma pesquisa do Project Information Literacy indica a crescente demanda pelo ensino sobre algoritmos dentro e fora da educação formal. O estudo, de autoria de Alison J. HeadBarbara Fister e Margy MacMilan, e apoiado pela Fundação Knight e as universidades Harvard e da Carolina do Sul, traz quatro recomendações principais para educadores, bibliotecários e jornalistas: 

1.  Usar aprendizado direto (“peer to peer”) para algoritmos. Os estudantes pesquisados demonstraram interesse em aprender sobre tecnologia, mas não achavam que seus instrutores estavam atualizados, criando oportunidades para o envolvimento de alunos como co-criadores de experiências de aprendizado. 
2. A experiência estudantil do nível primário ao universitário deve ser interdisciplinar, holística e integrada. Estudantes dos grupos focais descreveram seu contato com a educação informacional e o pensamento crítico como “casual, inadequado e desconectado.”
3. Veículos noticiosos devem expandir a cobertura sobre algoritmos, além de ser transparentes sobre suas próprias práticas.
4. Aprender sobre justiça algorítmica fortalece a educação para a democracia. Por trás de um aparente cinismo, os estudantes pesquisados ficaram animados ao discutir o impacto dos algoritmos na sociedade.
 

O Projeto Credibilidade é financiado por:

Copyright © 2020 | Projeto Credibilidade. Todos os direitos reservados.
Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo - Projor
Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia - Unesp


Quer alterar a forma como você recebe esse email?
Você pode atualizar suas preferências or cancelar o recebimento






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Projeto Credibilidade · Av. Brigadeiro Faria Lima, 1461 – 4o. andar – Caixa Postal 259 · São Paulo, SP 01452-002 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp