Copy
Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena
View this email in your browser
Share
Tweet
Forward
NEWSLETTER
FEVEREIRO/MARÇO
Tomada de Posse do Diretor
Ocorreu no dia 22 de fevereiro de 2017, na Casa de Cultura da Malveira, a Tomada de Posse do Diretor do Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena - Luís Pedro Castanheira de Aguiar Amado. A cerimónia iniciou-se com uma pequena e animada atuação do Clube Artes do Espetáculo, da responsabilidade da professora Eduarda Oliveira, tendo prosseguido com as boas-vindas a todos os presentes da Presidente substituta, do Conselho Geral, D. Manuela Bernardino, que deu posse ao novo Diretor. Estiveram presentes, além de grande número de professores, pessoal administrativo e assistentes operacionais do Agrupamento, o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Eng.º Hélder Sousa Silva, o anterior Diretor do Agrupamento, professor Jorge Barreiros e ainda os Diretores dos Agrupamentos das Escolas do Concelho. No seu discurso de tomada de posse o Diretor salientou a vontade de congregar as forças vivas do Agrupamento e das instituições do Concelho no sentido de construir uma escola solidária e que valorize o esforço comum, onde todos possam encontrar o seu lugar e desenvolver as suas capacidades, tendo como centro da sua acção a pessoa do aluno. De seguida discursaram, também, o Presidente da Câmara, que corroborou a vontade de colaborar plenamente com o Agrupamento, e o anterior Diretor, que desejou as maiores felicidades  e muito sucesso à nova Direção, despedindo-se com profunda saudade e gratidão. No final houve ainda tempo para um retemperador e opíparo lanche, em que os presentes conviveram de maneira mais informal.
Gala Literária - Uma noite de sucessos
No passado dia 10 de março, o auditório da casa de Cultura da Malveira encheu-se de público para um serão em que mais de 50 artistas, entre alunos, professores e convidados, trouxeram a poesia, a literatura, a música e a dança para o palco. Apesar da extensão do programa, as opiniões foram unânimes de que se tratou de um espetáculo bem concebido, organizado e apresentado. Foi uma noite de sucesso, ou melhor, de sucessos, pois além do referido antes, há a acrescentar outros aspetos merecedores de realce, tais como, a tenra idade de alguns dos artistas, a qualidade e capacidade demonstradas por alguns dos intervenientes que, no dia a dia, não têm oportunidade para as revelar, e o agrado revelado pelo público, que se manteve atento do princípio ao fim e que não regateou aplausos.
Sessão para pais sobre segurança digital

No âmbito da comemoração do Dia da Internet Segura, a Biblioteca Escolar, em articulação com a prof. Susana Oliveira, docente de TIC, promoveu uma sessão de esclarecimento sobre segurança digital, dinamizada por dois agentes da GNR - Escola Segura. Esta sessão teve lugar no auditório da Casa de Cultura da Malveira, destinou-se a pais e encarregados de educação e teve como principal objetivo sensibilizá-los para estarem mais atentos ao que os seus filhos fazem em ambiente digital e ao modo como usam as tecnologias. A sessão decorreu num ambiente informal e descontraído e foi possível transmitir informações para que os pais possam ajudar o seus filhos a navegarem em segurança e a utilizarem as redes sociais de forma responsável.

Silêncio que estamos a Ler
Quem entrasse em qualquer escola do nosso Agrupamento sem saber o que se passava, haveria de ficar surpreendido... todos pararam para ler, desde a portaria ao bar, passando pelo ginásio e pelas salas de aula... durante 30 minutos, com toque especial a iniciar e a encerrar, fez-se uma pausa de leitura e todos puderam experimentar o prazer de fazer silêncio e de... simplesmente... LER...POR PRAZER!
Literacia 3D - Fase distrital

A meio da Semana da Leitura, houve uma interessante e feliz coincidência: realizou-se hoje a fase distrital do desafio lançado pela Porto Editora às escolas: Literacia 3D. De 21 a 25 de novembro, as turmas de 5.º, 6.º e 7.º ano participaram na 1.ª fase - aquela em que se apuraram os vencedores por escolas - e ficaram apurados para a fase seguinte os alunos:

Literacia da Leitura: Afonso Seixo Ferreira - 5.º B; Manuel d'Aguiar - 5.º B
Literacia da Matemática: João Francisco Fernandes -  6.º C
Literacia científica: Maria Teresa Ruas - 7.º A; Rafael Cruz - 7.º A

Estes alunos foram com a Prof. Bibliotecária Dália Santos a Lisboa, à Escola Secundária D. Filipa de Lencastre, realizar as provas da fase distrital. Foi uma manhã diferente e desafiadora e, no final, os alunos ficaram felizes por participar e por terem recebido um diploma e um livro cada um.

Encontro com Nuno Caravela

Tivemos, finalmente, o prazer de conhecer o autor da fantástica coleção que tanto agrada aos nossos alunos dos 1.º e 2.º Ciclos. Refiro-me, claro, a O Bando das Cavernas. Durante várias sessões bem interessantes e desafiadoras, o autor falou de todas as personagens que constituem a coleção, das suas particularidades, de algumas das confusões em que se envolvem, mas também do seu processo criativo e de como se faz um livro do bando. Ficámos a saber que o autor faz os livros num software - InDesign - e é ele o responsável por todas as etapas, até o livro ficar pronto a entrar na gráfica. No final, o autor ensinou a desenhar o Sabre, o tigre da Ruby, e ainda nos ofereceu o desenho. Nestas sessões estiveram expostos os trabalhos realizados pelos alunos nas aulas: fizeram projetos e desenharam-nos em pedra, o que encantou Nuno Caravela. A finalizar, houve ainda uma longa sessão de autógrafos.

A Maior Flor do Mundo
Na semana de 19 a 23 de janeiro, esteve patente, na nossa escola, a exposição “A Maior Flor de Mundo”, oriunda da Fundação José Saramago, trazida pela professora bibliotecária, Filipa Julião. A comunidade educativa foi convidada a visitar a exposição e, ao virem buscar ou entregar os seus educandos, os encarregados de educação puderam usufruir deste cheirinho cultural vindo de Lanzarote. Da nossa parte, fica o agradecimento à colega Filipa, pela iniciativa e por nos brindar, uma vez mais, com a possibilidade de experienciar a literatura e os ícones literários nacionais, com o cuidado de os adaptar a todas as faixas etárias da nossa escola. Um bem-haja por este trabalho! Sobre o desafio lançado aos grupos/turmas da escola (por grupo ou individualmente, explanar os sentimentos sobre a obra “A Maior Flor do Mundo”), apareceram, a par da exposição, trabalhos plásticos que embelezaram o átrio do estabelecimento escolar e completaram a exposição, com o sentir dos mais pequenos (o sentir daqueles, para quem Saramago não conseguia escrever, como, humildemente, confessou). Partilhamos aqui “As Maiores Flores do Mundo” da nossa escola!    
O corpo docente da EB1/JI Artur Patrocínio
Após visita à exposição “A Maior Flor do Mundo” patente na nossa escola, a turma do 1.º A ficou curiosa com a forma como tinham sido feitas as flores do 3.ºA, com a utilização do compasso. Quando da visita à turma do 3.ºA, para que explicassem o que era o compasso e como se utilizava, a professora Sandra teve a ideia de uma atividade conjunta, onde os alunos do 1.º A poderiam experienciar o compasso e os do 3.ºA, poderiam treinar a sua utilização. Todos concordaram. Que giro!! Ansiosamente, no dia da atividade, efetuaram-se pares de alunos - 1.º/3.ºAno – e deu-se início às construções de animais e plantas a partir de círculos. A dinâmica decorreu muito bem e os alunos mais novos puderam mexer no compasso, sob orientação dos amigos e colegas mais velhos! As obras de arte estão expostas no placard da escola e divulgadas agora. Atividade a repetir!! 
1.ºA e 3.ºA da Escola EB1/JI Artur Patrocínio (Azueira)
Construções com rolos
O 1.ºA da Azueira recebeu um desafio:
Fazer construções com rolos de papel
Em grupo, surgiram três obras, que passamos agora a divulgar.
Parabéns, Artistas!!
A criatividade anda à solta e esteve em exposição na nossa escola!
Desfile de Carnaval da Escola Artur Patrocínio - Azueira
Todos os anos, as crianças da Escola Artur Patrocínio realizam o seu grandioso desfile de Carnaval, com o apoio da comunidade. Este ano o tema do desfile foi “Artes e ofícios”. Perto de 200 crianças dos jardins de Infância e escolas do 1.º Ciclo Artur Patrocínio e Sobral da Abelheira e utentes do Centro de Dia Nossa Senhora do Livramento saíram à rua, na manhã do dia 24 de fevereiro e percorreram algumas das principais ruas da aldeia, acompanhadas de professores, educadoras, auxiliares, animadoras e até de alguns encarregados de educação e pais, terminando no recinto da escola. Depois do desfile, foi servido o almoço no refeitório da escola, para retemperar forças para as atividades da tarde alusivas à época festiva. O ritmo carnavalesco foi garantido, uma vez mais, com a parceria da Associação de Pais e da Junta de Freguesia da Azueira, que alegraram o desfile ao som de músicas carnavalescas. Apesar do sol andar escondido, diversas pessoas aguardavam em pontos estratégicos o Desfile dos mais novos. Os fatos/disfarces, elaborados pelos pais e encarregados de educação, educadoras e auxiliares, surpreenderam pela criatividade e colorido lembrando que este é um Concelho onde a tradição se mantém viva, graças à participação e colaboração de todas as entidades/instituições e pessoas envolvidas. O evento teve, como é hábito, o apoio da Junta de Freguesia e da Polícia Municipal de Mafra que garantiu a segurança durante o percurso controlando o trânsito e facilitando a passagem de todos os foliões, permitindo que e os mais velhos pudessem apreciar o respetivo desfile.                                  Os docentes
                                                                         EB1/JI Artur Patrocínio
Vai ao baú e reinventa-te
O nosso Carnaval na EB1/JI de S. Miguel/Enxara do Bispo, esteve ligado ao tema do PAA  - "Viagem às Tradições". Escolhemos para nomear e definir o nosso Desfile de Carnaval, pelas ruas da aldeia,  o subtema "Vai ao baú e reinventa-te". Este, apelou o retomar das tradições locais de celebrar o Carnaval na zona, em que as "cegadas" e as "matrafonas" são elementos distintivos. À tarde tivemos um baile de Carnaval, aberto à Comunidade e no qual a Associação de Pais assumiu algum protagonismo ao dinamizar um pequeno bar e a produção de pão para alunos e famílias.
Visita a Fábrica de Queijos Teté
No dia 3 de março, as turmas do terceiro ano da EB1/JI da MALVEIRA foram visitar a Fábrica de queijos Teté. Foi uma visita espetacular!!!
São Valentim na Malveira
Este ano o São Valentim na Malveira foi muito doce...decoramos a escola, mimamos os afilhados, aprendemos a história deste dia, comemos filhoses... enfim, foi um dia repleto de afetos! 
❤
Copyright © *|2017|* *|AEPAL - Malveira|*, Todos os Direitos Reservados.

O nosso E-mail: info.aealucena@gmail.com

Preferências para este email: update your preferences or unsubscribe from this list






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena · adjunto23.aealucena@gmail.com · luistavar@gmail.com · Lisbon 1050-001 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp