Copy
Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena
View this email in your browser
Share
Tweet
Forward

Newsletter

Janeiro

Ampliação e modernização das instalações da
Escola Básica Prof. Armando de Lucena – Malveira.
 

A intervenção consiste na reabilitação dos espaços existentes, como a mudança de cobertura em todos os pavilhões, substituição de caixilharias e envidraçados, correção da funcionalidade das salas e ampliação dos pavilhões. Com o objetivo de criar mais oito salas de aulas, será efetuada a passagem da parte administrativa, secretaria e direção escolar, assim como a biblioteca e sala de informática, para as instalações da Casa de Cultura da Malveira, confinante com o complexo escolar. O edifício da Casa da Cultura, propriedade do Município que passará a fazer parte integrante da Escola, disponibilizará um auditório, uma biblioteca e uma sala de informática, servindo o corpo docente, os alunos, assim como os pais e encarregados de educação.
in: (http://www.cm-mafra.pt/pt/municipio/educacao/requalificacao-da-escola-basica-prof-armando-de-lucena-malveira)
Jardim de Infância do Gradil
No novo ano de 2017, em Dia de Reis, decorámos coroas e o jardim de infância do Gradil foi à Escola do 1º Ciclo, assistir a um concerto/apresentação de instrumentos musicais, pela Banda Filarmónica de Vila Franca do Rosário.
Notícias de Dia de Reis
No dia 6 de Janeiro, pelas 10 horas da manhã, as crianças do pré-escolar e a turma do 3.ºA do 1º ciclo, da EB1/J.I Artur Patrocínio, saíram pelas ruas da localidade para cantar as janeiras.
Esta atividade teve como objetivo educar para a cidadania, socializar e desenvolver a capacidade comunicativa e artística.
As crianças da EB1/ JI Artur Patrocínio
Ida ao teatro Politeama - “A Pequena Sereia”
No dia 16 de Dezembro todas as crianças da EB1/J.I Artur Patrocínio foram ao teatro Politeama ver a “Pequena Sereia”. Esta atividade foi do agrado de todas as crianças pois puderam durante 55 minutos vivenciar novas experiências e novas estruturas sendo transportados para um mundo de sonho e de magia. Esta atividade foi custeada pelos encarregados de Educação.
Bonecos de Neve e Dia de Reis
Bonecos de Neve - Atividade realizada no âmbito da  área  de Matemática - Figuras no Plano - e da área de Expressão Plástica. (Turmas do 3º ano - Escola EB1/JI da Malveira).
Dia de Reis - Fomos à sala dos nossos afilhados (1ºano) contar a história dos reis magos e entregar presentes. (3ºA- Escola EB1/JI da Malveira).
Visita de estudo ao MARL - "Programa 5 ao dia"
No passado dia 5 de Janeiro os alunos do 6º ano de escolaridade,  realizaram uma visita de estudo ao Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL) no âmbito da disciplina de Ciências Naturais.
Esta visita teve como principal objectivo contribuir para a promoção de uma alimentação saudável e ainda contribuir para a prevenção de doenças crónicas associadas a maus hábitos alimentares.
Profª Erika Pereira
Conselho Eco-Escolas

Realizou-se o Conselho Eco-Escolas, com o objetivo de apresentar o programa de delinear e aprovar o plano de ação e de constituir "brigadas de monitorização" bem como calendarizar as suas intervenções. São parceiros deste projeto a Câmara Municipal de Mafra, a Biblioteca Escolar, a Be Water e outras entidades. Na reunião estiveram representantes de todas as turmas da escola, da Direção, dos professores, dos assistentes operacionais e dos pais/encarregados de educação. Este projeto, é muito importante na escola para "despertar consciências" e para promover um melhor ambiente porque... todos somos responsáveis!

Os Lusíadas como nunca os ouviu

António Fonseca esteve na nossa escola para dizer “Os Lusíadas” de cor. O ator disse pela primeira vez os dez cantos da obra em 2012, depois de ter começado a decorar cada uma das 1102 estrofes (8816 versos) a partir de 2008. Foi necessário um considerável esforço físico e mental para levar a cabo esta tarefa ciclópica. António Fonseca confessou mesmo que chorou depois de ter recitado de uma só vez, durante um dia inteiro, o texto completo.
Diante de uma plateia de alunos do 9.º ano, o ator disse e comentou algumas partes do poema de forma descontraída e teatral, mas sem deixar de ser pertinente na sua abordagem. O facto de se recitar “Os Lusíadas” dá aos auditores uma perspetiva diferente do texto, pois, não raras vezes, são surpreendidos pelo fluir das palavras e pelos seus subtis efeitos.

A Be Water voltou à Biblioteca 
A convite do grupo de Ciências Naturais, a Be Water voltou à nossa Biblioteca para transmitir informações extraordinariamente importantes sobre a distribuição de água potável e sobre o tratamento de águas residuais, desta vez para as turmas do 5.º Ano. As sessões tiveram início com o enquadramento teórico, em que os alunos ficaram a conhecer o ciclo urbano da água (desde a captação até à distribuição) e alguns "eco gestos" - gestos dedicados à preservação do ambiente e à poupança de água. De seguida, os grupos passavam por três "estações" diferentes: métodos de controlo analítico; métodos de tratamento da água (floculação, decantação, filtração e eliminação de odores); e os estados físicos da água.
Voluntário de Leitura

Contamos novamente com o Eng.º Mário de Sousa, nosso voluntário de leitura, que este ano está a trabalhar com o 7.º e 8.º PCA, semanalmente, à sexta-feira, durante a aula de Português com a Prof. Rosália Guerreiro. O livro que as duas turmas estão a trabalhar já aqui foi referido e enquadra-se num projeto de articulação entre a Biblioteca Escolar, o Grupo de Educação Visual (3.º Ciclo) e o Plano de Ação Artes do Espetáculo, que, por sua vez, articula com todos os departamentos, grupos e projetos. Trata-se de O homem que plantava árvores, de Jean Giono (Ed. Marcador).

Visita do bispo auxiliar de Lisboa
No passado dia 23 de janeiro o bispo auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes, visitou a nossa escola no âmbito mais alargado da visita pastoral à Vigararia de Mafra. O bispo D. Joaquim foi recebido na Direção da Escola, fez uma pequena visita à Biblioteca e contactou com as pessoas que fazem parte da comunidade educativa. De seguida dirigiu-se à Casa de Cultura onde assistiu a uma pequena apresentação preparada pelo Clube Artes do Espetáculo, dirigido pela professora Eduarda Oliveira. Finalmente dirigiu-se aos alunos (incluindo o 1.º Ciclo) presentes respondendo às suas dúvidas e questões. Visitou ainda a EB1/JI da Malveira. Tudo se conjugou para que levasse uma imagem positiva e agradável da nossa escola.
Copyright © *|2017|* *|AEPAL - Malveira|*, Todos os Direitos Reservados.

O nosso E-mail: info.aealucena@gmail.com

Preferências para este email: update your preferences or unsubscribe from this list






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena · adjunto23.aealucena@gmail.com · luistavar@gmail.com · Lisbon 1050-001 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp