Copy
Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena
View this email in your browser
Share
Tweet
Forward

Newletter - dezembro 2016

EXPOSIÇÃO/INSTALAÇÃO
"O Homem Que Plantava Árvores" do autor francês Jean Giono (1895-1970).
É uma história inesquecível sobre o poder que o ser humano tem de influenciar o mundo à sua volta. Os alunos do 3º ciclo - Agrupamento Professor Armando de Lucena - Elaboraram 300 flores de papel que serviram na construção da Instalação.Este trabalho teve como parceiros a Câmara Municipal de Mafra/Departamento de Cultura e está inserido no Movimento Plantar Portugal, Projeto Artes do Espetáculo, Eco-Escola, UNESCO/SEA, Biblioteca Escolar, Projeto de Divulgação e Património Local, assim como através da interdisciplinaridade, o tema está a ser explorado no 3º ciclo, principalmente nas disciplinas de EV, Português (leitura recomendada), Francês, Geografia, EMRC, EMRE, CN e na maioria das atividades, curriculares e extracurriculares.
Este ano a Escola EB1 da Malveira está linda!...
Houve muito empenho e participação nas decorações Natalícias e estamos todos de parabéns!! Queremos vos desejar Boas Festas
 ❤

Os alunos do 2ºCiclo do Agrupamento de Escolas Professor Armando Lucena realizaram, no âmbito da disciplina de Inglês, Educação Visual e Educação Tecnológica, a elaboração de Christmas Crackers, algo que faz parte de uma longa tradição da Cultura Britânica. Os seus trabalhos encontram-se em Exposição na Biblioteca Escolar, além das réplicas que foram feitas e trocadas entre alunos do 5º e 6º anos de escolaridade.

Os alunos do 1ºCiclo realizaram igualmente Christmas Crackers nas aulas de Inglês. Segundo eles, muito aprenderam e muito se divertiram. Muitos decidiram surpreender a família na ceia deste Natal com algo diferente… Os seus trabalhos encontra-se igualmente em Exposição na sala de aula da disciplina.
Os «crackers» são uma das mais populares tradições Natalícias no Reino Unido.

A sua origem remonta ao período compreendido entre 1845-1850, pelas mãos de Tom Smith, um especialista inglês em doces.

O termo «Cracker» deriva da palavra «crack» cuja tradução se aproxima do termo «crepitar». Este termo decorre do facto de Tom Smith se inspirar na elaboração dos «crackers» numa certa noite, enquanto estava sentado a observar atentamente o crepitar da sua lareira. Considerou tão divertida a possibilidade de os seus doces serem abertos como um crepitar que não hesitou e lançou «mãos à obra».

Com o falecimento de Tom, o seu negócio de «Crackers» foi expandido e gerido pelos seus três filhos: Tom, Walter e Henry.

No passado dia 17 de novembro, as turmas do 9º A e B, realizaram uma atividade experimental - "A garrafa Fumadora", em todas as turmas do 1º ciclo da Malveira. A atividade foi dinamizada no âmbito da disciplina de Ciências Naturais - 9º ano, integrada nas comemorações do Dia Mundial do Não Fumador (17 de novembro) e teve como objetivo sensibilizar os mais pequenos para os malefícios do tabaco.
Os "novos professores" prepararam e realizaram a experiência com entusiasmo e sentido de responsabilidade e os alunos do 1º ciclo tiveram a oportunidade de visualizar o estado em que ficam os pulmões com o consumo de apenas um cigarro e daí tirar conclusões sobre o perigo de fumar.
Foi uma lição diferente, realizada ao ar livre e muito importante para todos - FUMAR MATA!
No dia 15 de Dezembro pelas 12 horas realizou-se um almoço convívio entre todas as crianças, docentes e membros da Associação de Pais na EB1/Artur Patrocínio. De seguida deu-se início à festa que estava marcada para as 13h30 para toda a comunidade escolar. A festa realizou-se no pavilhão desportivo da nossa escola e contou com várias atuações tais como o grupo de Cavaquinhos do Oeste, coreografias ensaiadas pela professora de dança criativa e vários ateliers onde as crianças realizaram atividades alusivas à época Natalícia. Esta atividade foi realizada pela Associação de Pais e contou com a ajuda de todos os docentes e encarregados de educação que participaram trazendo vários alimentos para a realização do almoço e vendendo rifas para angariação de fundos para a associação de pais. Foi uma atividade que agradou a todas as crianças pois puderam vivenciar tudo o que esta época natalícia acarreia.
O museu municipal Prof. Raúl de Almeida
Os alunos dos 5º e 7º anos, da EB 2,3 Prof. Armando de Lucena, foram ao Museu Municipal de Mafra, em outubro e novembro, participar na atividade “Viver e morrer há 5000 anos”.
Neste museu, pode-se visitar a reconstituição de uma cabana existente no Penedo de Lexim e treinar o uso de réplicas de arcos e flechas de caça.
Para além da colaboração da Drª Marta Miranda, a escola contou com a cedência de transporte gratuito por parte da CMM, no âmbito do Projeto de Divulgação do Património Local.
As profª de HGP e História
Visita de estudo proporcionada a toda a Escola Básica Professor Armando de Lucena, realizada no âmbito do Plano Anual de Atividades, estando articulada com as metas curriculares da Disciplina de Educação Visual e com o Projeto Plano de Ação Artes do Espetáculo “O Homem Que Plantava Árvores”. Durante a manhã, os alunos do 5º ano visitaram o Museu da Muralha de D. Dinis; Os alunos do 6º ano visitaram o Museu dos Coches e o Museu da Eletricidade; Os alunos do 7º ano foram ao CCB Centro Cultural de Belém-Museu Berardo; Os alunos dos 8º e 9º anos foram ao Centro de Arte Moderna da Gulbenkian. De tarde todos os alunos assistiram ao Bailado "La Boyadère" no Teatro Camões.
Copyright © *|2016|* *|AEPAL - Malveira|*, Todos os Direitos Reservados.

O nosso E-mail: info.aealucena@gmail.com

Preferências para este email: update your preferences or unsubscribe from this list






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena · adjunto23.aealucena@gmail.com · luistavar@gmail.com · Lisbon 1050-001 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp