Copy
SIMAB

"SIMAB” E “5 AO DIA” NA POLÓNIA

PELO CONSUMO DE FRUTAS E LEGUMES

A SIMAB participou, a 19 e 20 de setembro, na Polónia, num congresso internacional dedicado à promoção do consumo de fruta e legumes como indutor de uma alimentação saudável, iniciativa da Associação Polaca de Produtores de Sumos (KUPS) e da AIAM5 - Aliança Global para a Promoção do Consumo de Frutas e Legumes "5 ao Dia”.

A participação num debate que abordou a “ciência, negócios e processamento na política alimentar mundial” fez-se através da “Associação 5 ao Dia”, expressão da responsabilidade social do Grupo SIMAB.

A intervenção de Susana Santana e Joana Lemos abordou precisamente a evolução e resultados registados pelo “Programa 5 ao Dia”, que sensibiliza e motiva para o consumo diário de frutas e vegetais como um exemplar projeto de responsabilidade social em Portugal.

Neste XIII Congresso Internacional de Promoção das Frutas e Legumes, em Varsóvia, participaram representações de cerca de 30 e discutiram-se temas relacionados com a nutrição, políticas de promoção da saúde, produção de alimentos e comércio internacional, a par da ideia "5 ao Dia".

Segundo organizadores, o congresso – que passou já pela Hungria, Espanha, México e Colômbia, entre outros países – foi «uma plataforma para a partilha de conhecimento, troca de experiências e ideias entre especialistas em nutrição, processamento, comércio e promoção».

Para a SIMAB, a participação neste congresso – através da sua mais conhecida expressão de responsabilidade social, o Programa “5 ao Dia” -- revelou-se de particular importância, desde logo pela troca de saber sobre a promoção do consumo de frutas e vegetais, desiderato que a sociedade gestora dos mercados nacionais persegue em cada momento.

Programa “5 ao Dia”

HORTOFRUTÍCOLAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A Associação “5 ao Dia” aproveitou a evocação do Dia Mundial da Alimentação (16 outubro) para iniciar mais uma edição do Programa “5 ao Dia, Faz Crescer com Energia”, que fomenta a alimentação equilibrada e saudável mediante o consumo de pelo menos cinco porções diárias de produtos hortofrutícolas.

O programa privilegia o público escolar e aproveita os espaços físicos dos mercados abastecedores, designadamente aqueles sob gestão do Grupo SIMAB – concretamente o MARL (Lisboa), MARB (Braga), MARÉ (Évora) e o MARF (Faro) –, que, também desta forma, dão cumprimento à sua política de responsabilidade social. Mas aproveita igualmente outros espaços ligados à distribuição agroalimentar afetos a parceiros protocolados, como é o caso do “Lidl Portugal” e do Mercado Abastecedor de Coimbra.

Como referido, o programa promove o consumo diário de cinco porções de fruta/hortícolas junto de crianças com idades entre os 7 e os doze anos, assim contribuindo para a prevenção de diversas doenças crónicas, nomeadamente a obesidade.

Instituído para responder à crescente necessidade de educação cívica das crianças -- pelo que formatou programas para dois grupos alvo: Primeiro Ciclo (7 aos 9 anos) e Segundo Ciclo (10 aos 12 anos) –, o programa assume a escola como local privilegiado para a assunção de hábitos e estilos de vida saudável, também no que respeita à alimentação.

A par da SIMAB, parceiro-âncora da Associação “5 ao Dia”, o Programa envolve muitas outras entidades, de matriz pública ou privada, entre elas um significativo conjunto de municípios, estabelecimentos de ensino de diferentes níveis académicos, e marcas como a “Vitacress”, “Lidl Portugal”, “Horta Caramela” ou “Ruk Zwaan”.

Além da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e da Junta de Freguesia da Penha de França, com quem protocolou também a relação, a Associação “5 ao Dia” tem entre os seus parceiros as câmaras municipais de Braga, Évora, Faro, Olhão, Loulé, São Brás de Alportel, Loures, Alvito e Montijo.

Mantém igual relação com as administrações regionais de Saúde do Norte, Alentejo e Centro; direções dos Serviços de Educação do Norte, Centro e Alentejo; Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte; Universidade de Évora (ICAAM), universidades do Minho e do Algarve; Instituto Piaget – Almada; Escola Superior Agrária de Coimbra; Escola Superior Agrária de Ponte de Lima do Instituto Politécnico de Viana do Castelo; Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; Delegação do Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia; Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas; e Escola Superior de Saúde do Algarve.

O seu Conselho Científico é constituído pela Direção Geral de Saúde/Plataforma Contra a Obesidade (Ministério da Saúde), Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (Ministério da Educação), Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), Faculdade de Medicina da Universidade do Porto – Serviço de Higiene e Epidemiologia, e Associação Portuguesa dos Nutricionistas.

Decorrendo ao longo do ano letivo, envolve vários milhares de crianças de todo o país, à semelhança do que acontece em muitos outros países, particularmente da Europa e da América Latina.

Veja: https://www.facebook.com/cincoaodia/?ref=br_rs

 

“Agro Up” da Loures INOVA

PROGRAMA DE ACELERAÇÃO JÁ DECORRE NO MARL

O Centro de Negócios Loures Inova, instalado no Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL), iniciou a 6 de outubro o seu programa de aceleração “Agro Up”, destinado a apoiar empreendedores na validação e definição do modelo de negócio e no desenvolvimento de um produto mais forte nas áreas da inovação agroalimentar, transportes e logística.

Após um primeiro “bootcamp”, a 6 e 7 outubro, os 11 selecionados participam agora em sessões de mentoria, até 16 de novembro, ministradas por uma rede de parceiros, mentores e especialistas com o objetivo de «preparar os candidatos para o mercado e para a apresentação da sua “startup” a clientes, fornecedores e investidores».

Este programa de aceleração – que permitiu a adesão a quem, possuidor de «conceitos inovadores em fase inicial de lançamento ou comercialização», quisesse «preparar-se para os desafios empresariais do mercado atual» -- compreende um segundo “bootcamp”, a 17 e 18 de novembro.

O Mercado Abastecedor da Região de Lisboa é socio-fundador do Loures Inova, um projeto financiado pelo POR Lisboa, a partir do qual se estabeleceu uma parceria entre a Câmara Municipal de Loures, o MARL e a Universidade Nova/Faculdade de Ciência e Tecnologia – Madan Parque de Ciência.

Durante dois anos, desenvolveu diversas ações de diagnóstico e auscultação de necessidades das PME; estabeleceu uma mediação específica entre empresários e o ambiente académico; promoveu ações de formação; avaliou e submeteu candidaturas de projetos de Inovação; divulgou programas de financiamento e outros instrumentos relevantes à atividade empresarial.

Afirmou-se, assim, como um Centro de Negócios que procura potenciar a criação de vantagens competitivas, num contexto de mercado global, a partir da inovação e empreendedorismo, criativo, processual ou de base tecnológica, segurança e certificação de qualidade de produtos e serviços.

 

ESTUDANTES DA SABOIA NO MERCADO DE LISBOA

Três dezenas de estudantes da zona de Saboia, em França, estiveram de visita, recentemente, a vários espaços do Mercado Abastecedor da Região de Lisboa.

Estudantes de Comércio/Vendas, os jovens participantes na "visita de estudo" assistiram um trabalho videográfico sobre o MARL, seguindo depois para um contacto direto com os vários tipos de espaços desta plataforma comercial e logística.

Tiveram, entretanto, oportunidade de colocar questões sobre o modelo de organização e funcionamento do MARL, respondidas pela Direção Comercial da "MARL, SA".

SIMAB S.A.
Sociedade Instaladora do
Mercado Abastecedor da Região de Lisboa

2660-421 São Julião do Tojal, Portugal
Tel.: +351 219 927 400
FAX: +351 219 927 420
MARL
MARF
MARE
Esta mensagem foi enviada para <<Email Address>>, porque está inscrito na lista de contactos da SIMAB S.A..

Para evitar que futuras notificações da SIMAB S.A. sejam eventualmente consideradas SPAM, deverá adicionar o endereço newsletter@simab.pt, à sua lista de contactos.

Caso queira alterar a forma como recebe as nossas informações, pode aceder a ALTERAR DADOS ou REMOVER para eliminar os mesmos.

Copyright ©2016 SIMAB S.A.. Todos os direitos reservados.