Copy
SIMAB

SOLIDEZ DA SIMAB E DOS MERCADOS ABASTECEDORES

por Rui Paulo Figueiredo (*)

Aproximando-se a conclusão de 18 meses de um mandato exigente e desafiante, destinado a concluir o triénio 2015-2017, e em resultado dos objetivos fixados, bem como das estratégias definidas, cumpre-me assumir, na qualidade de CEO do Grupo e das suas várias Participadas, que todas as empresas do Grupo SIMAB reforçaram, neste período, a sua rentabilidade operacional e a solidez da sua estrutura financeira.

A gestão rigorosa dos gastos operacionais, embora com reforço em áreas essenciais ao bom funcionamento dos nossos espaços, em conjugação com a dinâmica promocional e comercial introduzida, permitiu aumentar as taxas de ocupação dos Mercados Abastecedores geridos pelo Grupo, potenciando as oportunidades e vantagens proporcionadas pela recuperação da economia.

O bom desempenho das vendas, traduzido num aumento do volume de negócios de 6,6%, reflete, em grande parte, o retorno do investimento na atratividade e promoção da oferta comercial dos Mercados Abastecedores e dos serviços prestados, bem como um posicionamento mais próximo junto dos nossos potenciais clientes e dos clientes dos nossos clientes.

Neste contexto, e numa base comparável, o Grupo SIMAB deverá terminar o ano 2017 com um crescimento do EBITDA de 12,4% face a 2015, situando-se em 11,6 milhões de euros.

Num período caracterizado pelo maior volume de investimento jamais realizado desde a entrada em funcionamento dos Mercados Abastecedores, que totalizou 3,7 milhões de euros, dos quais 1,5 milhões relativos à construção de um novo edifício, reforçámos a solidez do Balanço, tendo a dívida bancária reduzido em 13 milhões de euros, cerca de 19% face a 2015, dos quais 4,2 milhões relativos à redução da exposição à banca comercial.

Analogamente, entre muitas outras realizações, foi elaborado um Plano Estratégico para os anos 2017-2021, documento que nunca o Grupo SIMAB tinha possuído, que traça os caminhos do futuro; modernizou-se a identidade das empresas; reiniciou-se a prestação de serviços por parte do Grupo; e apostou-se na promoção progressiva da diversificação de receitas, a par de uma aposta estratégica na criação de valor para o país e para as regiões onde estamos inseridos.

Depois de 18 meses de desempenho sólido, reafirmamos a confiança na capacidade de crescimento dos nossos negócios em 2018, assim como o compromisso com uma estratégia de crescimento que conjuga as medidas necessárias ao reforço das vendas no curto prazo com investimentos em ativos fixos que garantam a solidez dos negócios no médio-longo prazo e a redução sustentada da dívida.

(*) CEO do Grupo SIMAB.

“SIMAB” APOSTA NA CONSULTADORIA ESPECIALIZADA

A SIMAB considera que «seria um enorme desperdício» não aproveitar a experiência e consequente “know how” na gestão, conceção, modernização e revitalização de mercados abastecedores e municipais, razão porque está a potenciar a sua capacidade na área da consultadoria, quer no âmbito nacional, nomeadamente nos mercados municipais, quer a nível internacional, nos mercados abastecedores.

É neste contexto que a sociedade de capitais maioritariamente públicos está a trabalhar o mercado interno, numa primeira fase, o que tem passado pela apresentação dos serviços a potenciais clientes, por exemplo as autarquias, e por contactos institucionais a nível internacional.

Este posicionamento estratégico tem em conta 24 anos de intensa atividade nacional e internacional na construção e remodelação de mercados municipais e mercados abastecedores, não só em Portugal, como em Angola, Moçambique, Marrocos ou Cabo Verde, e, particularmente, a gestão da maior plataforma de logística e distribuição agroalimentar, que é o Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, e dos seus congéneres de Braga, Évora e Faro.

«Esta experiência acumulada, concretamente na conceção e gestão de mercados abastecedores, é assumida, aliás, como prioritária pelos congéneres europeus, desde logo como caminho para a consolidação de modelos de negócio, via aumento de receitas», justifica o “CEO” Rui Paulo Figueiredo.

Passa igualmente – acrescenta Rui Paulo Figueiredo – por parcerias especializadas em áreas como a arquitetura, engenharia, projetos ou comunicação, bem como pela “SIMAB Academia”, o que significa a certificação da Sociedade como entidade formadora nas suas áreas de competência.

“SIMAB” REVALIDA SELO “PORTUGAL SOU EU”


A “SIMAB - Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores, SA” acaba de revalidar o seu selo “Portugal Sou Eu” que lhe confere competências na divulgação desta iniciativa governamental, promovendo os seus valores junto de colaboradores e clientes e desenvolvendo atividades que contribuam para reconhecer e incentivar o valor nacional do nosso sistema produtivo.

Enquanto empresa aderente à qualificação “Portugal Sou Eu”, a “SIMAB” confirma, assim, a incorporação de valor nacinal nos serviços que presta, usufruindo de um selo distintivo que atesta a identidade nacional junto de clientes e fornecedores.

Enquanto agente da sociedade portuguesa que comunga dos princípios e valores do programa, numa lógica de colaboração e de partilha de informação, a “SIMAB” assume o estatuto de parceiro do “Portugal Sou Eu”, tendo para o efeito celebrado o respetivo protocolo de cooperação.

O Programa “Portugal Sou Eu” – recorde-se – visa a dinamização e valorização da oferta nacional com assinalável incorporação de valor acrescentado e a promoção do consumo informado por parte dos consumidores, através de uma marca ativa e identitária da produção nacional.

Tutelado pelo Ministério da Economia e dirigido em particular às PME’s nacionais, o programa tem como primeiro objetivo garantir o envolvimento de toda a sociedade civil no desígnio de valorizar a oferta com elevada incorporação nacional como forma de aumentar a competitividade e a criação de emprego nas empresas portuguesas.

“POUPANÇA” ABRE NOVO ESPAÇO NO MARL

O “cash & carry” ‘Poupança’ abriu este mês um novo espaço construído no MARL - Mercado Abastecedor da Região de Lisboa. Destinado a profissionais, ocupa uma área de 3.000 m2.

O novo pavilhão, A02, à entrada da plataforma principal do MARL, dá resposta à necessidade de ampliação de instalações por parte da empresa “Poupança”.

Para o Presidente do Conselho de Administração do MARL, «este é mais um sinal do crescimento, da atratividade e da procura que o Mercado Abastecedor da Região de Lisboa está a demonstrar”.

“Estamos a afirmar cada vez mais o MARL como local privilegiado para o desenvolvimento das atividades dos profissionais do setor”, adianta Rui Paulo Figueiredo.

MERCADO DE BRAGA, “5 AO DIA” E… “SÃO GERALDO”

ENFATIZAM IMPORTÂNCIA DO CONSUMO DE FRUTA

O Mercado Abastecedor de Braga (MARB) e a Associação “5 ao Dia” associaram-se esta terça-feira (5 de dezembro) à evocação do Dia de São Geraldo, padroeiro católico da cidade, oferecendo fruta às crianças junto de uma das entradas da catedral.

Neste ato simbólico – a São Geraldo é atribuído o “milagre da fruta”, segundo o qual surgiram espécies várias nas árvores de terra inóspita em tempos de invernia – participaram a vereadora da Educação e Cultura na Câmara Municipal de Braga, Lídia Dias, e o presidente da Associação “5 ao Dia” e membro do conselho de administração da “Simab, SA” e do MARB, Rui Martins.

A par da distribuição de fruta às crianças, as duas entidades uniram-se igualmente na produção e distribuição de uma pequena brochura referente à “lenda de São Geraldo” e à sua relação com as frutícolas.

A associação do MARB e da Associação “5 ao Dia” a este momento evocativo que junta as entidades eclesiásticas e municipais de Braga pretende aproveitar a sua relação com o “milagre da fruta” para enfatizar a importância de uma alimentação equilibrada em que esteja diariamente presente a fruta e os hortícolas.

A "Olhar - Associação pela Prevenção e Apoio à Saúde Mental” promove, a 14 e 15 de dezembro, no Mercado Abastecedor de Lisboa (MARL), uma campanha de divulgação e angariação de fundos, devidamente autorizada pela Administração da “Simab, SA”, que assim se associa a esta causa.

A “Olhar” é uma Associação de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, que tem por objetivo «a prevenção, proteção e promoção da saúde mental nas suas mais diversas vertentes, visando assegurar ou restabelecer o equilíbrio psicossocial do indivíduo, promovendo a sua integração no tecido familiar e social envolvente, praticando preços sociais para quem não disponha de recursos economico-financeiros para os custear na sua totalidade».

Existe há onze anos e a ideia-base que sustenta os seus princípios é a de incluir os mais variados processos terapêuticos da psicologia na comunidade em geral, «valorizando a psicoterapia como veículo eficaz, que deve, de uma vez por todas, tomar um lugar de charneira e em igualdade perante outros discursos clínicos de cura».

A “Olhar” tem sede em Lisboa. Mais informação em http://www.assolhar.com

“EPORIFRUTAS” APRESENTA NOVOS PRODUTOS

A apresentação de novos produtos na área das frutas e legumes marcou o “open day” que a “Eporifrutas” promoveu a 29 de novembro no Mercado Abastecedor de Lisboa.

SIMAB S.A.
Sociedade Instaladora de
Mercados Abastecedores

2660-421 São Julião do Tojal, Portugal
Tel.: +351 219 927 400
FAX: +351 219 927 420
MARL
MARF
MARE
Esta mensagem foi enviada para <<Email Address>>, porque está inscrito na lista de contactos da SIMAB S.A..

Para evitar que futuras notificações da SIMAB S.A. sejam eventualmente consideradas SPAM, deverá adicionar o endereço newsletter@simab.pt, à sua lista de contactos.

Caso queira alterar a forma como recebe as nossas informações, pode aceder a ALTERAR DADOS ou REMOVER para eliminar os mesmos.

Copyright ©2016 SIMAB S.A.. Todos os direitos reservados.