Copy
View this email in your browser

DIVULGAÇÃO SEMANAL | issue # 76

CSG weekly newsletter for events, calls for papers and science news


27-31 AGO 2018
Share
Tweet
Forward
Share
Read Later
CLIP NOTÍCIAS

NOVA FERRAMENTA DE GESTÃO CURRICULAR: CIÊNCIA VITAE
A FCT-FCCN está a disponibilizar uma nova ferramenta aos/às investigadores/as: o Ciência Vitae. Trata-se de uma nova plataforma de de gestão curricular que vem substituir outras, que confere a possibilidade de agregar informação curricular dos vários sistemas (como o portal DeGóis, FCT-SIG ou ORCID) e que possibilita ao/à investigador/a um identificador de currículo digital único. A expectativa futura é que esta plataforma unifique a informação curricular do/a investigador/a online. Encontra-se ainda em fase de avaliação, podendo ser sujeita a melhoramentos, porém, já é possível realizar o registo e iniciar o processo. O processo de registo está a ser acompanhado por este gabinete de comunicação. Em caso de dúvida, basta contactar para este endereço.

Teaser
Tutorial

#recursosciência #tecnologia #gestaocurricular #cienciavitae



BOLSAS DOUTORAMENTO 2018 UNIVERSIDADE LISBOA/ISEG
Entre 1 e 30 de setembro decorre o concurso para atribuição de Bolsas de Doutoramento 2018 da Universidade de Lisboa. São elegíveis candidatos/as que pretendam desenvolver trabalhos de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor pela Universidade de Lisboa e que se tenham candidatado pela primeira vez a um programa de doutoramento da Universidade de Lisboa, entre 10 de janeiro e 30 de setembro de 2018. Estão previstas três bolsas para os alunos de Programas de Doutoramento do ISEG. As candidaturas devem ser submetidas online, através de um link brevemente disponível aqui.
 
#bolsas #PhD #universidadelisboa #iseg


50M€ PARA INVESTIGAÇÃO COLABORATIVA ENTRE EMPRESAS E UNIVERSIDADES
O jornal Público (24 agosto) divulga que a FCT pretende reforçar o apoio à investigação colaborativa entre empresas e universidades. Segundo esta fonte, a FCT aprovou mais 14 projectos de laboratórios colaborativos, que têm financiamento garantido nos próximos cinco anos. Haverá, assim, 20 projectos de investigação a ser desenvolvidos, um pouco por todo o país, fruto de colaborações entre empresas, autarquias e instituições de ensino superior. Estes novos laboratórios colaborativos criados pelo Governo têm afectos 50 milhões de euros de financiamento público. O valor final do investimento nestas iniciativas científicas será o triplo deste por via do investimento privado e de fundos comunitários. De acordo com o Ministério da Ciência, estes 20 laboratórios colaborativos vão criar mais de 780 empregos qualificados. 

Ler notícia
Ler também "Governo reforça medidas para que empresas contratem doutorados"

#laboratorioscolaborativos #apoiosciencia #divulgacaociencia



CONCURSO DE IDEIAS PARA ECONOMIA CIRCULAR 
Lisboa abre concurso de Ideias para Economia Circular e para encontrar soluções inovadoras adequadas às exigências de competitividade, coesão, resiliência e sustentabilidade. É dada liberdade total de escolha quanto ao tipo de solução de negócio, tema ou actividade e às três melhores ideias serão atribuídos prémios de 8.000, 3.000 e 900 euros, respectivamente. O prazo para apresentação de propostas termina a 30 de outubro, às 17h00. 

Fonte da notícia

FINAL CONFERENCE ‘OPENING UP THE RESEARCH LIFE CYCLE: INNOVATIVE METHODS FOR OPEN SCIENCE’
A Universidade de Amesterdão, em cooperação com o Royal Flemish Academy of Belgium for Science and Arts, organiza dias 5 e 6 de setembro, a Conferência final de apresentação de resultados do projecto "Opening Up Research Life Cycle: Innovative Methods for Open Science", em Bruxelas. Será abordado o tema do acesso aberto de publicações, como estas são avaliadas, a introdução das novas tecnologias e media nos fluxos do trabalho científico, e como é conduzida a comunicação com as partes que interagem com a comunidade científica. No website do projecto, está disponível um directório de editoras científicas em acesso aberto entre outra informação útil sobre o tema do acesso aberto em ciência.

Mais informação

#conferencia #open-access #open-up #recursociencia



PAINEL EADI SOBRE ESTUDOS DE DESENVOLVIMENTO NO WORLD SOCIAL SCIENCE FORUM, JAPÃO
O EADI - European Association of Development Research and Training Institutes (network da qual o CEsA é membro) organiza no âmbito do World Social Science Forum, que terá lugar no Japão dia 27 de setembro, um painel sobre Estudos de Desenvolvimento: "Development Studies and Knowledge Production - Which Way? In search of a transdisciplinary and transformative (research) agenda on equality". O objectivo deste painel é questionar o papel dos Estudos de Desenvolvimento na construção de caminhos transformadores para a igualdade e para edificação de um futuro sustentável para todos.

Mais informação 

#EADI #worldscienceforum #estudosdesenvolvimento



CONFERENCE BLOCKCHAIN LISBOA
A Start Up Lisboa está a organizar a Blockchain Conference com lugar a 20 de setembro 2018, em Lisboa. A conferência terá a duração de meio dia e será dedicada ao ecossistema tecnológico 'blockchain'. Está projectada tanto para iniciantes que querem aprender sobre o assunto como para profissionais em geral que pretendam aprofundar os seus conhecimentos sobre a potencialidade do uso desta tecnologia nos seus negócios. 

Saiba mais
Aprenda sobre o 'blockchain' em dois minutos

#blockchain #negocios #tecnologia #desenvolvimento #paradigmadigitalalternativo


 
NOVIDADE
NOVO WEBSITE DEDICADO À CIÊNCIA E À INVESTIGAÇÃO EM PORTUGAL: STUDY & RESEARCH IN PORTUGAL
A Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e a Direcção-Geral do Ensino Superior, com o contributo da Agência Nacional de Inovação, do Ciência Viva e do Turismo de Portugal e uma parceria tecnológica com a Microsoft Portugal, acaba de lançar uma campanha para promoção da investigação em Portugal. Está já online a versão teste do novo website, intitulado Study & Research in Portugal, que pretende ser cartão-de-visita do ensino superior e da ciência no país. Destina-se a informar e a cativar estudantes e investigadores/as estrangeiros para virem estudar, investigar e trabalhar em Portugal e para promover internacionalmente a ciência que se faz em Portugal. 

Saber mais 

#divulgacaociencia #tecnologiaciencia #inovacao #portugal #investigacao #cienciaaberta
BASES DE DADOS EM FOCO
ESTUDAR E INVESTIGAR: PORTUGAL EM NÚMEROS
O website Study & Research in Portugal disponibiliza uma base de dados sobre a investigação em Portugal. Entre outra informação estatística, apresenta dados do nº de docentes, o nº de alunos inscritos (refinados por género) e indica o top 10 de inscritos por nacionalidade em instituições de ensino superior portuguesas. Só para se ter uma ideia, em 2005 o total de docentes activos era de 37,434, número que atinge um pico de 38,064 em 2010/11 antes de entrar declínio em 2014/15, descendo para 32,346 docentes. Em 2016/17, regista-se uma ligeira recuperação para 33,160 (18,478 são homens e 14,682 são mulheres), no entanto, os números ficam aquém de anos anteriores. Também, um dos aspectos mais interessantes a observar é o aumento do nº de alunos/as estrangeiros. No top 10 dos/as alunos/as estrangeiros inscritos em 2016/17, verifica-se que o Brasil surge em primeiro lugar com 12,245, seguido de Angola e Espanha, respectivamente com 3,717 e 3,449. 

Saiba mais

 #basedados #opensource #estatisticasensinosuperior
CONFERÊNCIAS/ CALL FOR PAPERS
FINANCIAMENTOS/BOLSAS
Research Perspectives In the Era of Transformations - Call for papers

2ª Edição Art of Hosting | Formação Internacional em Liderança Participativa, Palácio Baldaya, Lisboa

2º Encontro Anual de Economia Política: democracia, desenvolvimento, desigualdade - Prolongamento da call for papers

4º Fórum de Gestão de Dados de Investigação - Call for papers 

8ª Conferência Forges – Call for papers

XVIII Conferência Grudis – Rede Portuguesa de Investigação em Contabilidade – Call for papers

4th International ESS Conference | Turbulent Times in Europe: instability, insecurity and inequality – Call for papers

3rd International Workshop on Intelligent Data Analysis in Integrated Social CRM (iCRM 2018) - Prolongada a call for papers

2º Conferência Internacional de GRH em Língua Portuguesa - Call for papers 

International Conference on Governance Regulation and Economic Integration – Call for papers

Seminário Internacional sobre a Imprensa Periódica Colonial em Goa - Call for papers

International Journal of Business Management and Economic Review - Call for papers
EJMS - CALL FOR PAPERS EM PERMANÊNCIA

EJMS é uma publicação académica na área de Gestão, associada ao ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa, com chamada aberta em permanência. Para submeter o seu artigo consulte as normas de submissão a seguir: 

Normas de Submissão

CSG | Ciência Aberta
Conheça a nossa Política de Privacidade [
PT] [EN]
Caso não pretenda continuar a receber esta informação, clique em remover subscrição na opção a seguir.
Se pretender actualizar os seus dados, clique em actualização de preferências na opção a seguir.
Para pedidos de divulgação ou qualquer outra situação aqui não especificada, não hesite em contactar-nos directamente para o nosso
E-mail

 
Copyright © 2018 CSG – Research in Social Sciences and Management / ISEG, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp