Copy
No Dia Internacional das Mulheres, seus retratos....por van Emelen

Em 2020 comemoraremos cem anos da chegada do artista belga Adrien van Emelen ao Brasil. Além de escultor com importantes obras no Mosteiro de São Bento e no Museu Paulista na cidade de São Paulo e na Bolsa de Café em Santos, ele também foi um pintor erudito e muito apreciado. Ele fez pinturas por encomenda e trabalhos livres, entre os quais se destacam muitos retratos de pessoas cujas expressões sempre causaram forte impressão.

 

A Professora Doutora Heloise Barbuy, que escreveu um artigo para o livro “Ad. H. van Emelen: A trajetória de um artista belga em São Paulo“, é uma das admiradoras da obra desse artista belga. Para ela, “Pode se dizer que o pintor se dedicou a registrar estados d’alma”. Ela ainda explica que, “Por causa do investimento artístico que faz para ressaltar a expressão das pessoas que retrata van Emelen nos transmite um olhar profundamente humano, que nos dá a sensação de proximidade com aqueles que observamos em suas pinturas”.
 


Nesse domingo, 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, gostaríamos de relembrar essa importante data, compartilhando alguns dos muitos retratos femininos de van Emelen.
 
Para melhor observar os mesmos em alta definição e conhecer a biografia do artista e suas obras, sugerimos de ler o livro mencionado que encontra-se à venda na loja virtual https://patrimoniobelga.lojavirtualnuvem.com.br/produtos/livro-de-arte-ad-h-van-emelen/  por R$ 90,00 excl. frete.

Venha conhecer o livro do artista belga radicado em São Paulo
 

Marc Storms, coordenador do Patrimônio belga no Brasil, lançou recentemente “Ad. H. van Emelen: A trajetória de um artista belga em São Paulo”. Nele, revela a biografia do artista (1868 – 1943) e divulga suas obras mais significativas, produzidas tanto em seu país de origem quanto no Brasil.
Acesse gratuitamente o primeiro capítulo “Origens e influências”!  Acompanhe o relato sobre a cidade de nascimento do artista, a Lovaina no século XIX, as atividades do seu pai, também escultor, a formação de Adrien, a sua participação na vida artística belga e a sua família. A leitura está disponível em http://www.belgianclub.com.br/pt-br/livro_van_emelen

Para conhecer mais sobre a sua trajetória e ver as suas obras, o livro encontra-se à venda na loja online https://patrimoniobelga.lojavirtualnuvem.com.br.

Lei de Incentivo à Cultura 
Patrocínios: Impextraco, Katoen Natie, Parafix, Peróxidos Brasil e Rhodia Solvay Group
Parceria: Museu Paulista
Apoio: Consulado Geral da Bélgica no Brasil
Mais informações: http://www.patrimoniobelga.com.br/livro
 

Apoie o mapeamento histórico e cultural da atuação das empresas belgas no Brasil

Empresas belgas deixaram e ainda deixam traços materiais de suas atividades e criatividade no Brasil. Referimos-nos, entre outros, à pontes, estradas de ferro, estações e material rodante ferroviário, ladrilhos e azulejos, vitrais e esculturas.

Um inventário dessa herança histórica está sendo criado e pode ser visto no site do Belgian Club Brasil em http://www.belgianclub.com.br. Novas descobertas estão constantemente sendo incluídas no site.
Esta iniciativa tem sido apoiada por trabalho voluntário como por exemplo traduções, edições de textos e fotografias, e patrocinadores. Estamos muito agradecidos à Barry Callebaut, nosso patrocinador atual. Gostaríamos muito de contarmos, em breve, com o nome e logotipo da sua empresa no site. Mais e detalhadas explicações sobre nossa política de patrocínio podem ser encontradas na página http://www.belgianclub.com.br/pt-br/patrocinador.
Leia Mais
Copyright © 2020 Patrimônio belga no Brasil, All rights reserved.


Deseja alterar a forma como você recebe esses e-mails?
Você pode atualizar sua inscrição ou cancelar a assinatura.


Email Marketing Powered by Mailchimp