Copy

Imigração belga nos holofotes

Hoje, dia 27 de julho de 2018, celebramos 75 anos de falecimento do escultor e pintor belga Adrien Henri Vital van Emelen. Bastante popular no fim do século XIX e início do XX, ele é autor de obras que podem ser admiradas em diversas instituições de São Paulo.



Adrien van Emelen e sua esposa Maria Valentina Stockmans

Van Emelen nasceu em 1868, em Lovaina, na Bélgica. Filho do escultor Leon van Emelen, estudou com famosos mestres europeus, como Constantin Meunier, na Escola de Belas Artes em Lovaina, e, em Paris, com Auguste Rodin. Em sua terra natal, fez inúmeros trabalhos de encomenda para governos e universidades, além de ter atuado como professor de artes em liceus.
Em 1914, com a Primeira Guerra Mundial teve de deixar sua pátria para e abrigar-se no Reino Unido. De volta à Bélgica, deparou-se com um cenário de destruição e poucas perspectivas de trabalho. Foi então que aos 52 anos, decidiu arriscar e emigrar com a família para São Paulo, onde chegou em 1920. Eram os anos iniciais da industrialização e do auge do café quando artistas eram requisitados para dar forma a uma São Paulo “moderna”.

Ad. H. van Emelen, como costumava assinar suas obras, foi um artista artesão. Como seu pai, modelou dentro da tradição secular na qual o nome do autor é menos importante do que seus trabalhos. Versátil, criou no Brasil, estátuas de apóstolos, santos, bandeirantes, políticos e trabalhadores em materiais diversos, como terracota, bronze, gesso, mármore e cimento. Algumas destas foram produzidas em dimensões apenas na casa dos centímetros, ao passo que outras chegavam a quatro metros e meio de altura. Cada um de seus trabalhos permite conhecer e compreender fatos da história local e mundial, que marcaram fortemente a sua vida e a de seus contemporâneos.

Extremamente ativo, trabalhou e conviveu com personagens importantes da história paulistana, como os escultores Victor Brecheret, Oreste Mantovani e Nicola Rollo; o arquiteto Ramos de Azevedo; Affonso de Taunay, diretor do Museu Paulista; dom Kruse, abade de São Bento; e Roberto Simonsen, diretor da Companhia Construtora de Santos.
Apesar da importância e da visibilidade de suas criações, o artista nunca teve sua própria história narrada, tampouco sua produção devidamente reunida em uma publicação.



No mês de setembro de 2018, será lançado o livro “Ad. H. van Emelen: A trajetória de um artista belga em São Paulo” de autoria de Marc Storms, que revela a sua biografia e divulga suas obras mais significativas, produzidas tanto em seu país de origem como no Brasil.

Agradecemos os patrocinadores Impextraco, Katoen Natie do Brasil, Parafix, Peróxidos do Brasil e Rhodia, Solvay Group, a parceria com o Museu Paulista e o apoio do Consulado Geral da Bélgica em São Paulo, além da aprovação do projeto pelo Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

Mais informações: http://belgianclub.com.br/pt-br/livro_van_emelen.

A paleta do pintor Ad. H. van Emelen

Apoie o mapeamento histórico e cultural da atuação das empresas belgas no Brasil

Empresas belgas deixaram e ainda deixam traços materiais de suas atividades e criatividade no Brasil. Referimos-nos, entre outros, à pontes, estradas de ferro, estações e material rodante ferroviário, ladrilhos e azulejos, vitrais e esculturas.

Um inventário dessa herança histórica está sendo criado e pode ser visto no site do Belgian Club Brasil em http://www.belgianclub.com.br. Novas descobertas estão constantemente sendo incluídas no site.
Esta iniciativa tem sido apoiada por trabalho voluntário como por exemplo traduções, edições de textos e fotografias, e patrocinadores. Estamos muito agradecidos à EngieRhodia Grupo Solvay e Barry Callebaut, nossos patrocinadores atuais. Gostaríamos muito de contarmos, em breve, com o nome e logotipo da sua empresa no site. Mais e detalhadas explicações sobre nossa política de patrocínio podem ser encontradas na página http://www.belgianclub.com.br/pt-br/patrocinador.
Leia Mais
Copyright © 2018 Patrimônio belga no Brasil, All rights reserved.


Deseja alterar a forma como você recebe esses e-mails?
Você pode atualizar sua inscrição ou cancelar a assinatura.


Email Marketing Powered by Mailchimp