Copy
Em busca da oportunidade de uma vida promissora

A partir do terço do século XIX – com o fim da escravidão – o Brasil e em especial a Província de São Paulo, atraiu ativamente na Europa pessoas para a imigração. Foram criados canais de comunicação e mandando agentes além do oceano para oferecer oportunidades de trabalho e uma vida promissora aos potenciais migrantes.

Essa propaganda chegou até a cidade Heist-op-den-Berg, na província de Antuérpia, na Bélgica, onde viveu a família Truyts. Eram camponeses. Decidiram para migrar ao Brasil e embarcaram no início do mês de setembro de 1890, no porto de Antuérpia, no vapor Ohio.
Eram 7 pessoas, o patriarca Romanus Truyts com 48 anos, a sua esposa Joanna Regina Geens, com 46, e seus cinco filhos Maria Anna Paulina, 21, Franciscus, 19, Maria Philomena, 14, Maria Ludovica, 10, e Amandus, 7 anos. Vieram ao Brasil em busca da oportunidade de uma vida promissora.

(Estação Jacareí - SP)

Cento e trinta anos atrás, no dia 22 de outubro de 1890, a família Truyts chegou no porto do Rio de Janeiro e foram encaminhados para a Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores. Lá, os migrantes receberam assistência médica, fizeram refeições, tomaram banho, a seguir alojando-se. Em 04 de novembro de 1890, após confirmarem o destino final que era Jacareí, no Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, foram liberados para a viagem através da Rede Ferroviária Federal onde seriam recepcionados pelos representantes do Núcleo Colonial Boa Vista.

Mais detalhes sobre a viagem pelo Brasil, a vida da família e os descendentes de Romanus Truyts no site do Patrimônio belga http://belgianclub.com.br/pt-br/migra%C3%A7%C3%A3o-da-fam%C3%ADlia-truyts-para-jacare%C3%AD-sp

Frete grátis dos livros Sabores e Ad. H. van Emelen

Nesses tempos que somos convidados a ficar mais tempo em casa, compre seu livro "Sabores belgas no Brasil" ou "Ad. H. van Emelen: A trajetória de um artista belga em São Paulo": 
https://patrimoniobelga.lojavirtualnuvem.com.br/produtos/sabores-belgas-no-brasil/
https://patrimoniobelga.lojavirtualnuvem.com.br/produtos/livro-de-arte-ad-h-van-emelen/



Aproveite a leitura e teste as receitas! E siga os cuidados!

Apoie o mapeamento histórico e cultural da atuação das empresas belgas no Brasil

Empresas belgas deixaram e ainda deixam traços materiais de suas atividades e criatividade no Brasil. Referimos-nos, entre outros, à pontes, estradas de ferro, estações e material rodante ferroviário, ladrilhos e azulejos, vitrais e esculturas.

Um inventário dessa herança histórica está sendo criado e pode ser visto no site do Belgian Club Brasil em http://www.belgianclub.com.br. Novas descobertas estão constantemente sendo incluídas no site.
Esta iniciativa tem sido apoiada por trabalho voluntário como por exemplo traduções, edições de textos e fotografias, e patrocinadores. Estamos muito agradecidos à Barry Callebaut, nosso patrocinador atual. Gostaríamos muito de contarmos, em breve, com o nome e logotipo da sua empresa no site. Mais e detalhadas explicações sobre nossa política de patrocínio podem ser encontradas na página http://www.belgianclub.com.br/pt-br/patrocinador.
Leia Mais
Copyright © 2020 Patrimônio belga no Brasil, All rights reserved.


Deseja alterar a forma como você recebe esses e-mails?
Você pode atualizar sua inscrição ou cancelar a assinatura.


Email Marketing Powered by Mailchimp