Copy
Dia de carbonades e batatas fritas belgas

Carbonades à la flamande, em francês, ou stoofvlees em neerlandês, é um guisado de carne cozido com cerveja, muito tradicional na Bélgica. No ano de 2015, essa iguaria foi eleita o prato nacional pelos espectadores do programa de televisão “Dagelijkse Kost” na Flandres, Bélgica. Desde então, o prato é festejado no dia primeiro de março.
 


E não é por acaso que o mesmo prato, claro, com as batatas fritas, foi o mais mencionado na pesquisa “Saudade da Comida Belga” através do site Patrimônio Belga no Brasil, realizada no ano passado. Se você ficou curioso sobre os resultados dessa pesquisa, leia o recém-lançado livro “Sabores belgas no Brasil” do pesquisador belga radicado no Brasil, Marc Storms. E gostaria de aprender como preparar as deliciosas carbonades? Pois o livro contém a receita do chef Alexandre Binard, da Belga Brasserie no Rio de Janeiro, e dicas dos chefs belgas Frédéric de Maeyer, Henri Magnée e Vera Dessart.
 
Desde os seus lançamentos, em diferentes partes do Brasil, o livro tem sido muito elogiado. Recentemente, Andréa Truyts Avila escreveu: “Conhecendo um pouco mais da cultura dos meus antepassados belgas. Quando comprei, achei que era um livro de receitas, mas é muito melhor ... contém muita história. Parabéns Marc Storms estou apreciando muito seu trabalho.” Também Dennis Deffense, que expressou assim sua opinião: “Recebi o livro e adorei! Que bom estar pertinho da nossa cultura e viver um “momento” Bélgica em pleno Mato Grosso do Sul!
Parabéns pelo conteúdo, pela diagramação, qualidade das imagens, papel e, sobretudo, por divulgar a cultura belga no Brasil! Vou comprar outro para entregar para um primo. Desejo sucesso nas vendas.
 
Se a receita e os comentários atiçaram o seu apetite, não perca a oportunidade, pois o livro ainda encontra-se a venda online via https://patrimoniobelga.lojavirtualnuvem.com.br/produtos/sabores-belgas-no-brasil/ por R$ 70,00 excl. frete, ou, na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, São Paulo.

Venha conhecer o livro do artista belga radicado em São Paulo
 

Marc Storms, coordenador do Patrimônio belga no Brasil, lançou recentemente “Ad. H. van Emelen: A trajetória de um artista belga em São Paulo”. Nele, revela a biografia do artista (1868 – 1943) e divulga suas obras mais significativas, produzidas tanto em seu país de origem quanto no Brasil.
Acesse gratuitamente o primeiro capítulo “Origens e influências”!  Acompanhe o relato sobre a cidade de nascimento do artista, a Lovaina no século XIX, as atividades do seu pai, também escultor, a formação de Adrien, a sua participação na vida artística belga e a sua família. A leitura está disponível em http://www.belgianclub.com.br/pt-br/livro_van_emelen

Para conhecer mais sobre a sua trajetória e ver as suas obras, o livro encontra-se à venda na loja online https://patrimoniobelga.lojavirtualnuvem.com.br.

Lei de Incentivo à Cultura 
Patrocínios: Impextraco, Katoen Natie, Parafix, Peróxidos Brasil e Rhodia Solvay Group
Parceria: Museu Paulista
Apoio: Consulado Geral da Bélgica no Brasil
Mais informações: http://www.patrimoniobelga.com.br/livro
 

Apoie o mapeamento histórico e cultural da atuação das empresas belgas no Brasil

Empresas belgas deixaram e ainda deixam traços materiais de suas atividades e criatividade no Brasil. Referimos-nos, entre outros, à pontes, estradas de ferro, estações e material rodante ferroviário, ladrilhos e azulejos, vitrais e esculturas.

Um inventário dessa herança histórica está sendo criado e pode ser visto no site do Belgian Club Brasil em http://www.belgianclub.com.br. Novas descobertas estão constantemente sendo incluídas no site.
Esta iniciativa tem sido apoiada por trabalho voluntário como por exemplo traduções, edições de textos e fotografias, e patrocinadores. Estamos muito agradecidos à Barry Callebaut, nosso patrocinador atual. Gostaríamos muito de contarmos, em breve, com o nome e logotipo da sua empresa no site. Mais e detalhadas explicações sobre nossa política de patrocínio podem ser encontradas na página http://www.belgianclub.com.br/pt-br/patrocinador.
Leia Mais
Copyright © 2020 Patrimônio belga no Brasil, All rights reserved.


Deseja alterar a forma como você recebe esses e-mails?
Você pode atualizar sua inscrição ou cancelar a assinatura.


Email Marketing Powered by Mailchimp