Interfaces entre saneamento e agroecologia

É possível agroecologia sem saneamento rural? E saneamento rural sem agroecologia?
Os trabalhos de campo e as oficinas de construção do Programa Nacional de Saneamento Rural vêm apontando inter-relações importantes entre a agroecologia e o saneamento nos territórios camponeses e tradicionais. Em alguns contextos chega a ser difícil separar uma coisa da outra. Diante disso, convidamos alguns pesquisadores a partilharem seu olhar sobre estas convergências.
 
Veja mais

Congresso de Agroecologia 2017: alertas e reafirmação dos caminhos do bem viver

Em setembro cerca de 5 mil pessoas, de 25 países, se reuniram em Brasília para discutir o enfoque agroecológico na transformação dos sistemas Agroalimentares na América Latina. Foi uma oportunidade de apresentarmos e debatermos o PNSR nas tendas do "Caminhos do Saber", um espaço do evento destinado a discutir a relação do PNSR com temas chaves para a sociedade alcançar o bem viver.
 
Veja mais

O CTMA: lições para educação e saúde nos territórios rurais

EPSJV / Fiocruz sistematiza experiência de curso que aponta caminhos de formação que aborda de forma integrada o território em suas dimensões de saúde, saneamento, agroecologia. 
 
Imagine estudar em um curso onde a sala de aula é o seu próprio território. Foi isso que a EPSJV/Fiocruz e o Setor Saúde do MST proporcionaram à jovens camponeses através do Curso Técnico em Meio Ambiente (CTMA).

Para André Burigo, sanitarista da EPSJV/Fiocruz, os jovens que vivem no campo, "querem estudar, muitos deles gostam de estudar e podem ser protagonistas da construção desses territórios". E pergunta "como construiremos Saúde do Campo se não fortalecermos quem vive nesses territórios?".  José Rafael, do Assentamento Conquista Camponesa no oeste do Paraná, diz que “ser Técnico em Meio Ambiente é poder ajudar a mobilizar a comunidade para o debate da construção Saúde do Campo, realizar práticas e construir tecnologias sociais junto à comunidade".

Para inspirar a construção de novos cursos e as políticas de saúde e educação dos territórios camponeses, a equipe do CTMA publicou a coleção "Tramas e Tessituras", que pode ser acessada gratuitamente no http://www.epsjv.fiocruz.br/ctma
Como as metodologias desenvolvidas no CTMA podem contribuir para a universalização do saneamento básico nos territórios camponeses?
Boletim n.4 -  06 de novembro de 2017
PNSR em construção
pnsr.desa.ufmg.br

Você pode atualizar suas preferências de assinatura ou se descadastrar desta lista.






This email was sent to <<Email>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
PNSR em construção - FUNASA / UFMG · UFMG - Campus Pampulha · Av. Antônio Carlos, 6627 - Bloco 1 – sala 4621 · Belo Horizonte, MG 31270-901 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp