O sabor das regiões do Brasil nas estratégias e diretrizes do PNSR

De abril a julho de 2017, o PNSR realizou oficinas regionais que proporcionaram um intenso diálogo em torno dos atores, dos desafios e das oportunidades para o saneamento nas comunidades do campo, da floresta e das águas das cinco macrorregiões brasileiras. Lapa/PR, Cuiabá/MT, Belém/PA, Belo Horizonte/MG e Juazeiro/BA foram as anfitriãs desses encontros que foram batizados com o nome de um(a) personalidade responsável  por fazer a diferença em seu território, reafirmando o modo de vida camponês, extrativista e indígena.

Região Sul

Oficina
Roseli Nunes

Batizada de Roseli Nunes, a oficina foi realizada na Escola Latinoamericana de Agroecologia (ELAA),
no Assentamento Contestado, município da Lapa, PR, entre 3 e 5 de abril. Trinta e nove pessoas participaram da oficina onde se destacou o debate da relação entre saneamento, impactos do agronegócio e ações de agroecologia em toda a região Sul.

memória da oficina

Região Centro Oeste + Tocantins

Oficina
Cacique Veron

Nomeada de Cacique Marcos Veron, a oficina aconteceu na Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET) da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, entre os dias 8 e 10 de maio, e reuniu 71 pessoas. As contradições entre a biodiversidade pantaneira e as ações dos grandes latifúndios foram ressaltadas nesta oficina.

memória da oficina

Região Norte + Maranhão

Oficina
Maria e Zé Cláudio

Intitulada “Maria e Zé Cláudio”, a Oficina Norte e Maranhão aconteceu na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Campus Belém, Pará, entre os dias 22 e 24 de maio, e reuniu 69 participantes. Os violentos conflitos por terra e água foram o pano de fundo das discussões, que também ressaltaram a falta de água para consumo humano na maior bacia hidrográfica do país.

memória da oficina

Região Sudeste

Oficina
Cidona

Batizada de Cidona, a Oficina Sudeste aconteceu na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, Minas Gerais, entre os dias 5 e 7 de junho, e reuniu 103 participantes. Os impactos da mineração sobre os cursos d’água e da expansão territorial desordenada da agropecuária foram temas que cercaram o debate na oficina.

memória da oficina

Região Nordeste

Oficina Patativa do Assaré

Nomeada de Patativa do Assaré, a oficina aconteceu na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Juazeiro, BA, entre os dias 3 e 5 de julho, e reuniu 88 participantes. A importância de se implementar as ações do PNSR foi bastante salientada pelos participantes dessa oficina.

memória da oficina

Diagramas e matrizes

Cada oficina gerou um conjunto de diagramas dos atores e suas interrelações e matrizes das ameaças, oportunidades, debilidades e fortalezas do saneamento rural na região. A memória dessa produção pode ser baixada na página de cada oficina e em breve serão tema de um próximo boletim. 
Boletim n.2 -  29 de agosto de 2017
PNSR em construção
pnsr.desa.ufmg.br

Mudou de ideia? Você pode atualizar suas preferências ou se descadastrar desta lista.






This email was sent to <<Email>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
PNSR em construção - FUNASA / UFMG · UFMG - Campus Pampulha · Av. Antônio Carlos, 6627 - Bloco 1 – sala 4621 · Belo Horizonte, MG 31270-901 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp