Copy
Esta é a newsletter da Casa da Música com a agenda de concertos para o mês de Maio. 

Promessas de Maio

Os primeiros capítulos da residência de Jörg Widmann revelam o músico alemão na sua tripla dimensão de compositor, maestro e clarinetista, com a Orquestra Sinfónica e o Remix Ensemble, interpretando o Concerto para clarinete de Mozart, obras do Romantismo e música dos nossos dias. A meio-soprano Marina Prudenskaya junta-se à Sinfónica para um ciclo emblemático do Lied alemão, Wesendonck Lieder de Wagner, numa noite que termina com a Quinta Sinfonia de Mahler. O regresso de Sokolov é um momento sempre esperado do Ciclo de Piano Fundação EDP. Este ano, o seu recital é dedicado a Beethoven e Brahms. Na homenagem da Casa a Helena Sá e Costa, o convidado especial é David Fray, que vem interpretar concertos para piano e orquestra de Bach e Mozart ao lado da Sinfónica. A maratona de teclistas volta a reunir centenas de alunos de todo o país. O ciclo Rito da Primavera põe em foco os jovens intérpretes europeus: o Spring ON! traz novos projectos de jazz e o ECHO Rising Stars reúne estrelas do futuro das salas de concerto. Orquestra Sinfónica e OJM cruzam o jazz e a música sinfónica. E, entre outras propostas a que convém estar atento, há ainda Ricardo Ribeiro com João Paulo Esteves da Silva e o regresso a Portugal da cantora e pianista Eliane Elias.

Agenda Maio 2019
Share
Tweet
Forward
02-19 MAIO
RITO DA PRIMAVERA

O Rito da Primavera dá a conhecer a nova geração de músicos que apostam em carreiras internacionais na clássica e no jazz. O programa Rising Stars da ECHO (European Concert Hall Organization) é o responsável pelo despontar de algumas das mais auspiciosas carreiras internacionais dos últimos anos. Com o Spring ON! partimos à descoberta das propostas inovadoras que marcam a actualidade do jazz.

MECENAS RITO DA PRIMAVERA
Saber Mais
03+11 MAIO
JÖRG WIDMANN

Jörg Widmann (Alemanha, 1973) é um dos artistas mais versáteis e fascinantes da sua geração. Ao longo de 2019, a Casa da Música promove uma retrospectiva da sua obra que inclui quatro concertos com o Remix Ensemble e a Orquestra Sinfónica nas qualidades de compositor, clarinetista e maestro, e ainda um workshop para jovens compositores. São dez as obras de Widmann a apresentar ao longo do ano pelo Remix Ensemble e a Orquestra Sinfónica, desenhando uma viagem pelo interior do mundo sonoro do compositor alemão. Já este mês, as suas qualidades como solista são apresentadas no Concerto para clarinete de Mozart e em Male über Male 2, de Wolfgang Rihm.

Saber Mais

10 MAI SEX · 21:00 SALA SUGGIA
A QUINTA DE MAHLER
ORQUESTRA SINFÓNICA DO PORTO CASA DA MÚSICA

Ciclo Grandes Canções Orquestrais

O maestro israelita Eliahu Inbal dirige repertório da sua especialidade, pelo qual é reconhecido a nível internacional. Na sua Quinta Sinfonia, Mahler combina a tragédia com a alegria, a dor e o prazer, o desespero e a mudança, confrontando-nos com diferentes mundos em cada um dos andamentos. Escrita enquanto conhece Alma Schindler, por quem se viria a apaixonar, a Quinta Sinfonia está também associada a este novo amor e todas as suas implicações.

Saber Mais
18 MAI SÁB · 18:00 SALA SUGGIA
JAZZ SINFÓNICO
ORQUESTRA SINFÓNICA DO PORTO CASA DA MÚSICA
ORQUESTRA JAZZ DE MATOSINHOS

Uma Orquestra Sinfónica a swingar? Duke Ellington achou tal feito possível e, para isso, escreveu uma obra inspirada na noite, o seu habitat natural. Com a parceria da Orquestra Jazz de Matosinhos, naquele que é um reencontro há muito esperado com o agrupamento sinfónico da Casa da Música, a máquina de swing apresenta-se bem oleada. Já o estoniano Erkki-Sven Tüür embarca numa linguagem mais moderna, ou não fosse a sua sinfonia uma composição bem mais recente e o seu autor uma figura de proa no contexto da música contemporânea. A iniciar o concerto, a Sinfónica apresenta a primeira grande obra americana de Stravinski.

Saber Mais
24+26 MAIO
TRIBUTO A D.HELENA

Num fim-de-semana em cheio para o piano, a Casa da Música homenageia a pianista, concertista e professora portuense Helena Sá e Costa (1913-2006). A sua actividade de concertista levou­‑a a percorrer a Europa, os EUA, o Canadá, o Brasil, Angola e Moçambique. Professora dos Conservatórios de Lisboa e Porto com uma acção pedagógica de grande relevo, o seu legado permanece vivo entre várias gerações de pianistas. O tributo a esta figura ímpar da música portuguesa faz-se com a tradicional maratona de teclistas e com obras concertantes de Bach e Mozart pelo pianista-maestro David Fray, ao lado da Orquestra Sinfónica. 

Saber Mais
24 MAI SEX · 21:00 SALA SUGGIA
BACH E MOZART
ORQUESTRA SINFÓNICA DO PORTO CASA DA MÚSICA
Concerto Comentado para famílias

Lançada em 2013, pelo centenário do nascimento de Helena Sá e Costa, esta maratona de instrumentos de tecla é hoje um evento nacional. Em 2018 reuniu mais de 700 jovens teclistas de escolas de todo o país, de Bragança a Olhão, que sucedendo-se realizaram mais de 32 horas de música. Estes números são a expressão mensurável de uma iniciativa reeditada anualmente por celebrar paixão, talento e futuro na ponta dos dedos.

Saber Mais
Mas Maio tem muito mais
Consulte a restante programação
Ouça a nossa playlist
 
Aproximando-se o período para apresentação da Declaração de Imposto sobre Rendimento de Pessoas Singulares, gostaríamos de recordar que poderá consignar 0,5% do IRS liquidado à Fundação Casa da Música sem qualquer encargo.
Política de descontos
Como chegar?
Estacionamento
Perguntas Frequentes

info@casadamusica.com
Call Centre 220 120 220

Segunda a Sábado: 09:30 – 19:00
Domingo e Feriados: 09:30 – 18:00
Dias de Espectáculo: Edifício aberto até ao final do espectáculo, bilheteira até meia hora após o seu início.

Our mailing address is:
Fundação Casa da Música
Avenida da Boavista, 604-610
Porto 4149-071
Portugal

Add us to your address book

Email Marketing Powered by Mailchimp
Want to change how you receive these emails?
update your preferences
unsubscribe from this list