Copy
Esta é a newsletter da Casa da Música com a agenda de concertos de Outubro.

O Dia Mundial da Música celebra-se com uma das peças mais emblemáticas de Haydn, As sete últimas palavras de Cristo, e o mês de Outubro segue depois algumas das principais linhas da temporada deste ano: Itália, Bach, o violoncelo e, porque estamos no Outono, o jazz. O regresso do Outono em Jazz Super Bock faz-se com uma forte aposta nos projectos portugueses, destacando-se os ensembles de música original liderados por Pedro Melo Alves (Omniae Large Ensemble) e Marco Barroso (L.U.M.E. – Lisbon Underground Music Ensemble). Um festival que se estende por seis concertos e encerra com o ressurgimento de uma banda icónica da música instrumental brasileira dos anos 80, a Banda Zil. Itália é o país tema da temporada de 2021, e é o foco de três concertos dos agrupamentos da Casa. O Remix Ensemble mergulha na música de Luca Francesconi, o Compositor em Residência deste ano, tocando duas obras que põem em evidência as qualidades das solistas Raquel Camarinha (soprano) e Stephanie Wagner (flauta). Num programa 100% italiano, a Orquestra Sinfónica apresenta a estreia nacional de um novo concerto para piano e orquestra encomendado a Francesco Filidei, a interpretar pelo premiado pianista Maurizio Baglini sob a direcção do maestro Tito Ceccherini. É também a música de Itália que preenche um outro programa da Sinfónica, uma declaração de amor à cidade eterna de Roma por dois compositores do século XX. Johann Sebastian Bach é homenageado num concerto especial do Coro Casa da Música e marca também o recital da pianista norte-americana Claire Huangci, que se estende do grande mestre do Barroco a Mozart e Schubert. Outros instrumentistas de grande relevo nos visitam para dividir o palco com a Orquestra Sinfónica: Marc Coppey (violoncelo) e Wu Wei (sheng, instrumento de sopro milenar chinês). Um mês cheio de música que não se esgota aqui e continua com actuações da Banda Sinfónica Portuguesa, de Roberta Sá e Daniel Jobim, do pianista Pedro Emanuel Pereira e diversas actividades educativas – destacando-se um novo espectáculo de marionetas dedicado ao imortal Tom Sawyer.

Share Share
Tweet Tweet
Forward Forward
REMIX ENSEMBLE CASA DA MÚSICA
PETER RUNDEL direcção musical
WORTEN DIGITÓPIA electrónica
RAQUEL CAMARINHA soprano
STEPHANIE WAGNER flauta

IANNIS XENAKIS Phlegra
LUCA FRANCESCONI Etymo, para soprano, ensemble e electrónica

LUCA FRANCESCONI Daedalus

Etymo de Luca Francesconi parte de três fragmentos de Baudelaire e explora os sons que precedem a palavra e os que transcendem a linguagem — um exemplo da mestria do compositor no uso da electrónica como meio para expandir o alcance expressivo dos intérpretes em palco. A flautista do Remix Ensemble, Stephanie Wagner, é solista numa das peças mais recentes para flauta e ensemble do mesmo compositor. O título denuncia a sua inspiração: Dédalo, personagem mitológica que construiu o labirinto de Creta. O Remix completa o programa com Phlegra de Iannis Xenakis, uma obra inspirada no local real e mitológico homónimo e onde é especialmente evidente a poderosa abordagem rítmica do compositor.
SABER MAIS
O Outono em Jazz Super Bock afirma-se como um festival apontado ao futuro, e esta 9.ª edição apresenta-se com um foco especial nos artistas nacionais que percorrem alguns dos caminhos mais exploratórios do jazz actual. É também um conjunto de oportunidades para ouvirmos as ideias e criações mais recentes de músicos que se têm destacado dentro e fora de fronteiras: como João Pais Filipe, em duo com o mago da electrónica Burnt Friedman; André Carvalho, que apresenta o novo disco Lost in Translation; João Lencastre, com uma nova encarnação do Communion 3 ao lado de Drew Gress e Leo Genovese; e o TGB de Sérgio Carolino, Mário Delgado e Alexandre Frazão, também com novo disco na calha. Os grandes ensembles são representados pelos projectos muito pessoais, mas também muito colectivos, de Pedro Melo Alves (Omniae Large Ensemble) e Marco Barroso (L.U.M.E – Lisbon Underground Music Ensemble). O festival fecha com a aclamada Banda Zil, em celebração da melhor fusão feita no Brasil dos anos 80.
16 sábado
ANDRÉ CARVALHO

17 domingo
BURNT FRIEDMAN & JOÃO PAIS FILIPE

19 terça
L.U.M.E. – LISBON UNDERGROUND MUSIC ENSEMBLE 

20 quarta 
PEDRO MELO ALVES’ OMNIAE LARGE ENSEMBLE 

22 sexta 
JOÃO LENCASTRE’S COMMUNION 3 

23 sábado 
TGB · BANDA ZIL
SABER MAIS
ORQUESTRA SINFÓNICA DO PORTO CASA DA MÚSICA
STEFAN BLUNIER direcção musical 
GIACINTO SCELSI Quattro pezzi n.º 1 
OTTORINO RESPIGHI Fontane die Roma
GIACINTO SCELSI Quattro pezzi n.º 2
OTTORINO RESPIGHI Pini di Roma

GIACINTO SCELSI Quattro pezzi n.º 3
OTTORINO RESPIGHI Feste Romane
GIACINTO SCELSI Quattro pezzi n.º 4

Um diálogo entre duas abordagens muito diferentes da composição italiana do século XX. De um lado, a música baseada numa única nota do universo enigmático de Giacinto Scelsi — nota essa que se movimenta com oscilações microtonais e mudanças no timbre e na dinâmica. Quattro Pezzi su una nota sola, de 1959, é um trabalho revolucionário que, neste final de tarde, vai ser ouvido de forma intercalada com a música de Ottorino Respighi, um amante da polifonia de outros tempos. O autor de Feste Romane, um poema sinfónico dedicado à Cidade Eterna, elegeu um conjunto de celebrações e descreveu-as musicalmente numa obra que, segundo explicou, representa o “seu máximo em termos de som e colorido orquestral”. É a obra final de uma trilogia que vai ser ouvida neste concerto e que inclui Fontane di Roma e Pini di Roma, formas musicais de contar a cidade italiana.
 
SABER MAIS
 
Com a vontade e empenho de sempre, apresentamos a programação do Serviço Educativo para o último trimestre de 2021. São muitos os motivos para descobrir as nossas propostas, onde, como de costume, a música é sempre a figura central. Bebés, famílias, grupos – escolares e não só –, público geral, amantes da música: para todos há uma actividade, um concerto, uma oficina. Estamos à vossa espera!
SABER MAIS

01 sexta
AS SETE ÚLTIMAS PALAVRAS
DE CRISTO
Orquestra Sinfónica
do Porto Casa da Música


03 domingo
BANDA SINFÓNICA PORTUGUESA


05 terça
20.º ANIVERSÁRIO DO CURSO
DE JAZZ DA ESMAE
prémio novos talentos Ageas


06 quarta
ROBERTA SÁ E DANIEL JOBIM
“CHEGA DE SAUDADE”
promotor: Espelho de Cultura


07 quinta
SOND’AR-TE ELECTRIC ENSEMBLE


08 sexta
VENTOS DO ORIENTE
Orquestra Sinfónica
do Porto Casa da Música


09 sábado
MITOS GREGOS
Remix Ensemble Casa da Música


10 domingo
SELVA SINFÓNICA
serviço educativo


12 terça
PEDRO EMANUEL PEREIRA
música de câmara


16 sábado
TRÊS QUADROS DE ITÁLIA
Orquestra Sinfónica
do Porto Casa da Música


16 sábado
ANDRÉ CARVALHO
Outono em Jazz
 Super Bock

17 domingo
BRINCAR COM MOZART
serviço educativo


17 domingo
CLAIRE HUANGCI
ciclo piano fundação EDP


17 domingo
BURNT FRIEDMAN
& JOÃO PAIS FILIPE
Outono em Jazz Super Bock


19 terça
L.U.M.E. – LISBON UNDERGROUND
MUSIC ENSEMBLE
Outono em Jazz
 Super Bock

20 quarta
PEDRO MELO ALVES’ OMNIAE
LARGE ENSEMBLE
Outono em Jazz
 Super Bock

21 quinta – 24 domingo 
HOLOGRAMA – Cultura para todos
Auditório de Espinho – Academia

22 sexta
VIOLONCELO RUSSO
Orquestra Sinfónica
do Porto Casa da Música


22 sexta
JOÃO LENCASTRE’S COMMUNION 3
Outono em Jazz
 Super Bock

23 sábado
OS SONHOS DE TOM – A PARTIR
DA OBRA DE MARK TWAIN
serviço educativo


23 sábado
TGB · BANDA ZIL
Outono em Jazz
 Super Bock

24 domingo
SINFONIAS CLÁSSICAS
Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música


26 terça
GLENN  MILLER ORCHESTRA
promotor: Incubadora d’Artes


27 quarta
WOMEX
Cerimónia e Concerto de Abertura

28 quinta – 31 domingo 
HOLOGRAMA – Cultura para todos
Forúm Maia

28 quinta
THE HAPPY MESS
promotor: Bairro da Música


30 sábado
MÚSICA PARA A CIDADE ETERNA
Orquestra Sinfónica
do Porto Casa da Música


31 domingo
BANDA SINFÓNICA PORTUGUESA


31 domingo
MUSA
serviço educativo


31 domingo
BACH IMORTAL
Coro Casa da Música

Facebook
Instagram
Twitter
Website
info@casadamusica.com
220 120 220
Todos os dias: 10:00 – 18:00
Dias de Espectáculo: Edifício aberto até ao final do espectáculo, bilheteira até meia hora após o seu início.
Pretende alterar a forma como recebe as nossas Newsletters?
alterar as suas preferências
cancelar subscrição