Copy
Esta é a newsletter da Casa da Música com a agenda de concertos de Dezembro.
O último mês do ano é uma celebração da grande música e do talento artístico que marcam a temporada da Casa da Música. O Ciclo de Piano fecha com um dos mais apreciados intérpretes da actualidade, Benjamin Grosvenor, num recital muito apelativo dedicado ao romantismo de Chopin, Liszt e Brahms. O nosso Artista em Associação de 2021, Marc Coppey, volta a brilhar ao lado da Orquestra Sinfónica com o concerto para violoncelo que Dutilleux dedicou a Rostropovich, num alinhamento que inclui a extasiante música sinfónica de Sibelius. Merece destaque o concerto especial do Remix Ensemble no âmbito do programa internacional “Connect”, que promove a criação de nova música para novos públicos. A obra em estreia é da compositora australiana Cathy Milliken, e nela os músicos profissionais colaboram em palco com coros amadores da comunidade local. E se o início de Dezembro nos traz noites alternativas com músicos de excelência do universo popular – Luca Argel, Léo Bianchini e A Criatura –, terminamos o ano com um monumento histórico bem a propósito da quadra festiva: as seis cantatas da Oratória de Natal de Bach, em dois concertos que juntam o Coro Casa da Música, alternadamente, à Orquestra Sinfónica e à Orquestra Barroca. O espírito da época é também um convite para as actividades em família, pelo que apresentamos dois concertos do Serviço Educativo que vão entusiasmar as crianças e os adultos. Festeje o Natal com a Casa da Música!
Share Share
Tweet Tweet
Forward Forward
ciclo piano fundação EDP

JOHANNES BRAHMS 3 Intermezzi, op. 117
FRANZ LISZT Sonata em Si menor

FRANZ LISZT Berceuse
FRYDERYK CHOPIN Sonata para piano n.º 3, em Si menor

Desde que venceu a categoria de piano no Concurso da BBC de Jovem Músico do Ano como o mais novo de sempre na competição, Benjamin Grosvenor tornou-se na coqueluche do pianismo britânico. Hoje em dia é presença regular nas mais prestigiadas salas de concerto do mundo, a sua discografia recolhe os maiores elogios da crítica especializada e as grandes orquestras mundiais disputam a sua presença. Conhecido pelas escolhas criteriosas e imaginativas dos seus programas, Benjamin Grosvenor fez a sua estreia portuguesa na Casa da Música com enorme sucesso. Em 2021 encerra o Ciclo de Piano com obras-primas dos mais importantes compositores do Romantismo, incluindo no programa as Sonatas em Si menor de Chopin e Liszt.
SABER MAIS
Noites Alternativas

Dois artistas, dois caminhos, dois países em comum: Brasil e Portugal. Encontram-se por fim no Porto e decidem partilhar um pouco das histórias por detrás das canções. Um concerto intimista, uma celebração à cantautoria e aos caminhos possíveis e impossíveis do compositor. Repleto de histórias e muita música, tanto partilhada entre eles quanto das que marcaram as suas carreiras. Luca Argel formou-se em música pela UNIRIO e migrou para Portugal para estudar Literatura. Foi ficando por cá e é vocalista e compositor do Samba Sem Fronteiras e da Orquestra Bamba Social, com quem divide a alegria de difundir a sonoridade e a poesia da música brasileira. Tem livros de poesia publicados no Brasil, em Espanha e em Portugal. Também radicado no nosso país, Léo Bianchini desenvolve o seu trabalho artístico a solo, no colectivo de compositores 5 a Seco e com o projecto de música e migração Músico Cidadão. Lançou 5 discos com os seus colectivos e tem entre os seus parceiros de composição nomes como Chico César, Celso Viáfora e Paulo Leminski.
SABER MAIS

Noites Alternativas

A Criatura é um bando de músicos, artistas e gente que se dedica a revisitar a memória popular do território que habita, e que a partir dela cria música e arte que nasce de outras formas de olhar, sentir e ser a tradição. Depois do primeiro disco Aurora (2016), editam agora BEM BONDA, um disco que tem como foco o rompimento de padrões culturais já saturados e desfasados da realidade portuguesa. Com referências no âmbito da música tradicional portuguesa, como José Mário Branco, José Afonso, Gaiteiros de Lisboa ou Madredeus, já actuaram no FMM Sines, no Fólio em Óbidos e no Teatro da Trindade em Lisboa – sala que esgotaram em apenas quatro dias.
 

SABER MAIS

serviço educativo · os nossos concertos (> 6 anos)

WORTEN DIGITÓPIA concepção e direcção artística
CLARA HADDAD, FILIPE FERNANDES, MANUEL BRÁSIO, ÓSCAR RODRIGUES e RICARDO VIEIRA interpretação

Com base em textos selecionados do programa da disciplina de língua portuguesa, Ler explora a relação entre a voz falada e a música. Num diálogo para que são convocados instrumentos electrónicos e acústicos, o itinerário passa por vários momentos da História de Portugal, evocando também o prazer e a riqueza que a música nos tem legado ao longo do tempo.

SABER MAIS

CONNECT – nova música para novos públicos

REMIX ENSEMBLE CASA DA MÚSICA
CORO LIRA
JONATHAN STOCKHAMMER direcção musical
JESSICA ASZODI meio-soprano
MICHAEL SCHIEFEL barítono
PATRICK HAHN texto e dramaturgia (em colaboração com CATHY MILLIKEN)

CATHY MILLIKEN Night Shift – The Rehearsal, para ensemble, solistas e comunidade amadora
(estreia em Portugal; encomenda Art Mentor Foundation Lucern)
O público é chamado a participar neste concerto especial ajudando os artistas em palco a interpretar uma nova composição. A obra a estrear é uma encomenda a Cathy Milliken, compositora, oboísta e membro fundador do prestigiado Ensemble Modern, e tem por título Night Shift – “turno da noite”. Baseia-se na peça Sonho de Uma Noite de Verão de Shakespeare e tem por tema o conflito e a resolução. As Fadas são as influencers, e os Artesãos são aqueles que vivem a vida de um modo pragmático. A apresentação na Casa da Música inclui textos em português criados especialmente para esta ocasião e promete tornar-se uma experiência inesquecível. Iniciativa promovida pela Art Mentor Foundation Lucerne, o projecto Connect desafia as convenções e tem dimensão europeia, contando com as colaborações de prestigiados ensembles de música contemporânea – além do Remix Ensemble, a London Sinfonietta, o Asko·Schönberg e o Ensemble Modern.

SABER MAIS

Todos os anos, a Casa da Música celebra a quadra natalícia com programas alusivos a esta época. Escrita especialmente para assinalar os 13 dias de Natal do calendário luterano, em 1734/35, a Oratória de Natal de Johann Sebastian Bach mantém-se como uma das mais importantes criações do repertório coral-sinfónico da história da música ocidental. As seis cantatas são apresentadas em duas noites pelo Coro Casa da Música, alternadamente acompanhado pela Orquestra Barroca e pela Orquestra Sinfónica, sob a direcção de Laurence Cummings e Stefan Blunier. O Natal é também o tempo de escutar as jovens promessas do Conservatório de Música do Porto, que disputam entre si o Prémio Casa da Música.

SABER MAIS

01 qua
BENJAMIN GROSVENOR
ciclo piano fundação EDP


01 qua
JOÃO SÓ
promotor: Primeira Linha


03 sex
LUCA ARGEL E LÉO BIANCHINI
"NÓS E VIOLÃO, VOZ E CANÇÃO"
Noites Alternativas


04 sáb
CRIATURA & CORO DOS ANJOS
APRESENTAM "BEM BONDA"


04 sáb
DESPEDIDA DE SIBELIUS
Orquestra Sinfónica
do Porto Casa da Música


05 dom
MUSA
serviço educativo


06 seg
CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DO PORTO
concerto de natal


07 ter
ESMAE BIG BAND
novos valores do jazz


08 qua
YAMANDU COSTA CONVIDA LUIS GUERREIRO E MARTIN SUED
promotor: Espelho da Cultura


09 qui - 12 dom
HOLOGRAMA
São João da Madeira


10 sex
BELA ITÁLIA
Orquestra Sinfónica
do Porto Casa da Música


11 sáb
LER
serviço educativo


11 sáb
RESISTÊNCIA 30 ANOS
promotor: Tocaia Bem Alto

12 dom
BANDA SINFÓNICA PORTUGUESA


14 ter
TURNO DA NOITE
Remix Ensemble Casa da Música


14-23 dez
MÚSICA PARA O NATAL


14 ter
PRÉMIO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DO PORTO/
CASA DA MÚSICA
música para o natal


17 sex + 18 sáb
ORATÓRIA DE NATAL I
Orquestra Sinfónica &
Coro Casa da Música
música para o natal


19 dom
SOPHIA
serviço educativo


19 dom
FERNANDO TORDO —
NATAL EM CASA DE ARY
promotor: Contos da Praça


22 qua + 23 qui
ORATÓRIA DE NATAL II
Orquestra Barroca &
Coro Casa da Música
música para o natal


26 dom
RODRIGO LEÃO
promotor: Uguru

 

27 seg - 30 qui
FESTIVAL ITINERANTE DE PERCUSSÃO
27 · Marco Fernandes, Eduardo Lopes e João Dias
28 · Miquel Bernat e Pedro Carneiro
29 · Bruno Costa e Nuno Aroso
30 · Miquel Bernat, Marco Fernandes e João Dias

Facebook
Instagram
Twitter
Website
info@casadamusica.com
220 120 220
Todos os dias: 09:30 – 18:00
Dias de espectáculo: Edifício aberto até ao final do espectáculo, bilheteira até meia hora após o seu início.
Pretende alterar a forma como recebe as nossas Newsletters?
alterar as suas preferências
cancelar subscrição