Copy
Concertos de Páscoa · 09 + 12 Abril 2022
Use your own custom HTML
Concertos de Páscoa
São muitas as páginas de música sublime escritas sob a inspiração de textos religiosos recheados de emoção. Os Concertos de Páscoa reúnem momentos arrebatadores dessa tradição, naquele que é o período mais intenso da devoção cristã. O famoso Requiem de Verdi dá início a este ciclo, juntando quatro vozes solistas de renome internacional ao Coro Casa da Música e à Orquestra Sinfónica. Da missa de mortos para o doloroso lamento da mãe de Jesus junto da cruz, o segundo concerto mostra-nos duas visões sobre o Stabat Mater, de dois grandes compositores barrocos: o italiano Alessandro Scarlatti e o francês Marc-Antoine Charpentier. Para as interpretar, a Orquestra Barroca faz-se acompanhar de Anna Dennis, uma das sopranos mais apreciadas da actualidade.
 
SABER MAIS

ORQUESTRA SINFÓNICA DO PORTO CASA DA MÚSICA
CORO CASA DA MÚSICA
CORO RICERCARE
GIORDANO BELLINCAMPI direcção musical
MARIA LUIGIA BORSI soprano
OLESYA PETROVA meio-soprano
GUSTAVO PORTA tenor
IEVGEN ORLOV barítono

 

GIUSEPPE VERDI Messa da Requiem
 

A Orquestra Sinfónica e o Coro Casa da Música apresentam o Requiem de Verdi, música para a missa dos defuntos, uma súplica de redenção no dia do Juízo Final. A obra ilustra com cores fortes o texto bíblico, entre ambientes pacíficos e exaltados, maravilhosos e expressivos números de conjunto e a solo, com uma escrita coral imponente. Neste concerto, um elenco de solistas de prestígio internacional junta-se ao maestro Giordano Bellincampi, director musical da Auckland Philharmonia com uma intensa carreira internacional, especialmente apreciado pelas suas brilhantes interpretações de música coral-sinfónica.

SABER MAIS

ORQUESTRA BARROCA CASA DA MÚSICA
LAURENCE CUMMINGS direcção musical
ANNA DENNIS soprano
OWEN WILLETTS contratenor

JAN DISMAS ZELENKA Sinfonia Concertante a 8, ZWV 189
ALESSANDRO SCARLATTI Stabat Mater
MARC-ANTOINE CHARPENTIER Stabat Mater, H. 15


Banida da liturgia pelo Concílio de Trento e apenas readmitida no ano de 1727, a sequência Stabat Mater Dolorosa parte da perspectiva de Maria, mãe que assiste impotente ao sofrimento das últimas horas de vida do seu filho. Apesar da proibição, a profundidade e a força do texto atraíram várias gerações de compositores. Acompanhada por Anna Dennis e Owen Willets, vozes amplamente elogiadas no universo da música antiga, a Orquestra Barroca traz as visões do francês Marc-Antoine Charpentier e do italiano Alessandro Scarlatti sobre o pungente e dramático texto, naquele que será um dos momentos mais emotivos da temporada. O concerto tem como ponto de partida a música de Zelenka, compositor da Boémia influenciado precisamente pelos estilos francês e italiano.

SABER MAIS
Share Share
Tweet Tweet
Forward Forward
Facebook
Instagram
Twitter
Website
E-mail: info@casadamusica.com
Telefone: 220 120 220
WhatsApp: 932 687 423
Todos os dias: 09:30 – 18:00
Dias de espectáculo: Edifício aberto até ao final do espectáculo, bilheteira até meia hora após o seu início.
Pretende alterar a forma como recebe as nossas Newsletters?
alterar as suas preferências
cancelar subscrição