Copy
Logo

O que são cosméticos? Porque os usamos? Serão seguros? Como podemos escolhê-los? E de que forma contribuem para a nossa qualidade de vida? Estas não são certamente as primeiras perguntas que nos vêm à cabeça quando vamos comprar um hidratante ou um gel de banho. Mas por darmos as suas respostas como adquiridas, para o bem e para o mal, é por vezes importante dar um passo atrás. Este mês falo-vos cosméticos partindo de cada uma destas questões, às quais junto uma notícia e uma polémica que marcaram o mês (prometo que esta newsletter não se vai tornar numa espécie de TVGuia, e que esta partilha da polémica tem um objetivo nobre!). No fim, como prometido, deixo o resultado da votação dos 5 protetores solares faciais que não ardem nos olhos, segundo o público.

Tipos de pele| Questionário de Baumann

A elaboração de uma rotina de cuidados de pele pressupõe uma correta avaliação do tipo de pele e das suas necessidades. Contudo, nem sempre é fácil aferir todos estes aspetos de forma intuitiva. Por isso, a Dra Leslie Baumann desenvolveu e validou um questionário de avaliação dos tipos de pele de acordo com 4 parâmetros:

  • Pele seca ou oleosa (Dry/ Oily)

  • Pele sensível ou resistente (Sensitive/ Resistent)

  • Pele pigmentada ou não pigmentada (Pigmented/ Non-pigmented)

  • Pele com tendência para enrugar ou firme (Wrinkled/Tight)

Quando combinados, estes parâmetros geram 16 tipos de pele distintos, com diferentes necessidade.

Este questionário encontra-se agora no blogue, dividido em 4 publicações.

Começar aqui

phel podcast | Rotinas de cuidado de pele & segurança de cosméticos

Este mês tivemos dois episósios do phel podcast, recheados de polémica e emoção:

Neste episódio dissecámos aquela que é a nossa abordagem para a elaboração de uma rotina de cuidado de pele tão completa quanto o necessário para cada pessoa. Falámos ainda da importância da performance, sensorialidade e outros aspetos por vezes descurados. Uma boa ajuda para quem procura iniciar a uma rotina mais estruturada!

Ouvir

A segurança é provavelmente um dos principais motivos pelos quais ouvimos falar de cosméticos nos dias de hoje, mesmo que não demos conta disso. Porque é que isto acontece? Neste episódio falamos de vários exemplos do dia-a-dia, e possíveis causas para isto acontecer.

Ouvir

Notícia| 72% dos europeus consideram os cosméticos importantes ou muito importantes para o seu dia-a-dia

Se lêem esta newsletter, acho que não preciso de explicar porque é que os cosméticos são importantes. Mas apesar de serem tantas vezes considerados fúteis, os cosméticos têm demonstrado ser produtos de saúde essenciais para a saúde e bem-estar de todos nós. E parece que os consumidores europeus estão cientes disso! Em Março de 2022, a associação europeia de industriais de cosmética (Cosmetics Europe) conduziu um questionário com cerca de 3000 participantes, no qual verificou a relevância deste setor para os habitantes da Europa. O relatório final é muito completo, e permite-nos perceber a importância desta indústria de produtos de saúde.

Saber mais

Feridas e cicatrização| Recomendações de produtos

Recebo muitos pedidos de recomendação de produtos para o cuidado de feridas cirúrgicas e não cirúrgicas, tantas vezes tratadas apenas com creme Nivea (que é excelente para hidratar, mas não faz muito mais). Nesta publicação deixo algumas recomendações, desde a higiene à proteção, sem esquecer a hidratação e cicatrização.

Ler artigo

Notícia| Falsa embalagem recarregável no relançamento da marca de Kim Kardashian

Ora parece que a Kim Kardashian decidiu mudar a sua antiga KKW (Kim Kardashian West) para SKKN, e com isso reformular também as suas embalagens e produtos. Mas parece que em 2022 não há novidades nem reformulações sem puxar a brasa à sustentabilidade, mesmo quando isso não passa de um rótulo, e por isso a SKKN não podia ser diferente. A marca afirma ter embalagens reutilizáveis, algo que acontece por exemplo quando existe uma embalagem rígida, e geralmente difícil de reciclar, é substituída por uma embalagem de plástico recliclável, ou reabastecida na loja. Ora o que aqui temos é uma embalagem rígida, que pode ser substituída como se de uma recarca se tratasse, e uma capa de cartão, que se faz passar por embalagem permanente. Isso fica claro no vídeo que a própria marca publicou. Ou seja, duplicamos o número de embalagens necessárias para acondicionar devidamemte este produto, com o propósito único de fazer greenwashing. Não sei de que é que a Kim e a Coty estavam à espera, honestamente, tendo em conta a celeuma que aquilo que a Kim faz tende a provocar na opinião pública. Mas acho que há um ponto positivo no meio de tudo isto: Muitos consumidores que não prestavam atenção a este tipo de assunto, e assistiram à polémina, vão passar estar mais atentos. E no meio deste disparate, isso pode ser positivo!

Saber mais

Top 5 protetores solares que e não ardem nos olhos!

Muitas pessoas queixam-se de ardor na zona ocular decorrente da aplicação de protetor solar, especialmente aquando da transpiração ou após o contacto com a água do mar e piscina. Como não faço nada disto, e faço tudo o que estiver ao meu alcance para não transpirar, decidi pedir a ajuda dos leitores nas stories. As escolhas foram estas. Realço que a sensibilidade na zona ocular varia de pessoa para pessoa, e que já ouvi pessoas a queixar-se de todos estes protetores. Por vezes os produtos que são bem tolerados por um determinado consumidor podem não ser tão bem aceites por outros. Mas sempre é melhor ter alguma referência do que não ter ideia alguma do que comprar!







This email was sent to <<E-mail>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
a pele que habito · Rua da Alegria · Porto 4000-035 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp