Copy
Logo All4Integrity

Há uma distância entre aquilo que é conveniente para uns e aquilo que está certo para todos. A essa distância chamamos o caminho da Integridade.

Número 3 - Junho, 2022

Mensagem do Presidente

Em junho a All4Integrity manteve-se fiel à sua Missão: mobilizar pela positiva contra a corrupção e crimes conexos. Três grandes desenvolvimentos aconteceram desde a última newsletter:

- No dia 6 de junho encerrou-se de forma brilhante com aluno(a)s e professore(a)s de todo o país, incluindo Ilha da Madeira e Macau, a 1ª Edição do Programa RedEscolas AntiCorrupção:
escolas que nos inspiram uma cultura de integridade (ler mais detalhes nesta newsletter).

- No dia 10 de junho cinco equipas de alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho apresentaram as suas propostas à Direção da All4Integrity. Esta forma de mobilização prática de alunos universitários foi uma experiência nova e altamente enriquecedora para a Associação (ler mais detalhes nesta newsletter).

- Com o objetivo de criar novas formas de comunicação diretas entre a All4Integrity, os seus colaboradores e a sociedade civil, anunciámos as TownHall All4Integrity. Quanto mais se desenvolve a nossa Associação mais importantes se tornam os processos internos de comunicação, diálogo, coordenação, partilha criativa e crítica construtiva. A primeira TownHall está agendada para dia 21 de julho, 18:00 (hora PT) via
Zoom. Não faltes!

Precisamos de vossa colaboração (3 minutos):
1. No site da All4Integrity
nomeia pessoas que te inspirem no combate à corrupção. Podes nomear mais do que uma pessoa em envios sucessivos do formulário mas não podes incluir ninguém das equipas ou órgãos sociais da All4Integrity. Não proteles a tua participação nem te alheies do papel que podes desempenhar! (2 minutos)

2. Partilha o link das nomeações nas tuas redes sociais e WhatsApp e por entre todos aqueles que achas que se interessam pela promoção de uma cultura de integridade em Portugal. Não percas este
vídeo espetacular e uma animação lançada em todas as nossas redes sociais que podes também disseminar. (1 minuto)

Tech4Integrity

Call para o Tech4Integrity

Nunca mais do que hoje o digital teve uma preponderância tão elevada nas nossas vidas, com um poder transformador sobre a sociedade, sobre a forma como interagimos, como trabalhamos, como partilhamos informações, tanto na perspetiva individual como numa vertente mais institucional e corporativa.

O programa Tech4Integrity tem como base a utilização de tecnologias avançadas como a inteligência artificial, open data, analytics, entre outras, com o objetivo de promover uma cultura de integridade, aumentar a transparência, facilitar o escrutínio público e combater a corrupção.

Neste sentido esta Call Tech4Integrity convida todos os cidadãos a identificar ações, projetos ou ideias que usem a tecnologia como agente catalisador da mudança, para uma sociedade mais integra, mais transparente e mais justa, requisitos fundamentais para o desenvolvimento que todos ambicionamos.

Acompanha-nos nesta jornada, partilhando ideias e sugestões que considere relevantes neste contexto, e responda a este pequeno inquérito até 30 de Julho.

Muito obrigado pela tua colaboração!

Responder ao inquérito
151 alunos da EPM participaram em programa anti-corrupção

RedEscolas

Cerimónia final da 1ª edição

“Estamos em contagem decrescente! Batem borboletas no estômago!!!” Assim terminámos, na última edição, o balanço sobre os preparativos da cerimónia final da 1ª edição da RedEscolas a realizar no dia 6 de junho.

Foram quase seis meses de planeamento rigoroso, intercalados por este e aquele imprevisto que nos ativaram a circulação sanguínea e estimularam a criatividade, com objetivos bem delineados e ambiciosos que nos permitissem celebrar o pioneirismo do programa da RedEscolas, conhecer os principais atores que operacionalizaram o programa, criar espaço de interação com quem investiga e trabalha diretamente no combate à corrupção, assim como fortalecer e alargar a rede de escolas que aderiram ao programa.

O Museu de Lisboa (Palácio Pimenta) e o Padrão dos Descobrimentos foram o ‘palco’ da Cerimónia Final da RedEscolas que reuniu 75 participantes e cujo programa contou, na sessão de abertura, com as intervenções da Joana Monteiro – Diretora do Museu de Lisboa -, da Laurinda Alves – vereadora do pelouro da Cidadania e Juventude (CML) -, do Alexandre Neves Abrantes – Presidente do júri –, entre outros. Entre pavões e a frescura de um jardim do século XVIII a manhã foi marcada pelo reencontro, o convívio, as atividades lúdicas e as Talk4Integrity com a participação do André Corrêa d’Almeida (Presidente da associação All4Integrity), Joana Marques Vidal (ex-procuradora-Geral da República) e Rute Serra (Membro do Observatório de Economia e Gestão de Fraude) e durante as quais alunos e professores puderam interpelar os convidados sobre a missão urgente de promover uma cultura de integridade na sociedade portuguesa.

Já no Padrão dos Descobrimentos, os trabalhos da tarde tiveram início com uma sátira teatral intitulada ‘O Código de Conduta do Carteirista Profissional’ da Dobrar – Núcleo Artístico, seguindo-se as intervenções da vice-presidente da Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República, Carla Castro, para quem a Escola é e será o espaço privilegiado para o desenvolvimento de uma cidadania esclarecida e ativa, e da vereadora do pelouro da Transparência e Combate à Corrupção (CML), Joana Almeida, que salientou o papel individual que cada cidadão deve ter na construção do bem-comum.

Para celebrar o trabalho extraordinário que cada escola desenvolveu ao longo desta 1ª edição, o Presidente do Júri e os jurados presentes entregaram o Certificado de adesão e o respetivo Selo Digital (Ouro ou Prata), assim como os cartões de identificação ‘Embaixador RedEscolas AntiCorrupção”, os quais abrem caminho para uma nova fase de participação de todos os envolvidos, a qual implicará um compromisso/envolvimento ativo por parte de cada escola, professor e aluno na continuidade do programa e no alargamento desta red

As fotos do dia e as reações da imprensa sobre a Cerimónia Final da 1ª edição da RedEscola devem-nos orgulhar a todos(as) não só pelo pioneirismo deste programa, mas também o modo diferenciador como tem conseguido captar escolas de tipologias de ensino, realidades geográficas e socioeconómicas tão distintas e congrega-las numa mesma rede com um propósito comum – o de promover uma cultura de integridade a partir das Escolas.

Um dia memorável faz-se de pessoas memoráveis. A celebração do final da 1ª edição da RedEscolas é também a celebração de uma equipa coordenada pela Ângela Malheiro – Ana Rita Moreira, José Pedrosa, Susana Ferreira – que, entre vicissitudes pessoais e/ou profissionais, acreditou desde o primeiro minuto no papel determinante das Escolas na promoção de uma cidadania ativa, esclarecida e promotora de uma cultura de integridade.

Um ciclo se fechou e outro já se encontra em desenvolvimento. No próximo dia 8 de julho anunciaremos a 2ª Edição da RedEscolas. Fiquem atentos!

A cerimónia
Maria José Morgado

Interação com a Academia

Alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho apresentam as suas propostas à All4Integrity

Ao longo da manhã do passado dia 9 de junho, os alunos de Comunicação Estratégica da Universidade do Minho defenderam as suas ideias para divulgação da Associação, à direção da All4Integrity.

Organizados em 5 agências criativas, 20 alunos e alunas apresentaram as suas extensas propostas, com base estratégica e desenvolvimento criativo. As propostas resultam de um processo tutorial ao longo de um semestre , levado a cabo pelos dois docentes responsáveis pela disciplina de Projeto de Publicidade e Relações Públicas do curso de Ciências da Comunicação. Face à quantidade e qualidade das ideias, a esta etapa segue-se a análise daquelas que terão potencial de implementação.

Esta é a primeira das várias interações que a All4Integrity prevê desenvolver, estimulando as novas gerações para o pensamento crítico em torno de uma cultura de integridade e de combate à corrupção.

Maria José Morgado

Prémio Tágides

Nomeações para a 2ª edição

Estão a decorrer, até 31 de julho de 2022, as nomeações para a 2ª Edição do Prémio Tágides: pessoas que nos inspiram no combate à corrupção.

Nomeia quem te inspira na promoção de uma cultura de integridade e transparência. O Regulamento da Edição de 2022 pode ser consultado aqui.

Nomeações

O povo é o que engole os sapos

In Podcast o Sapo e o Escorpião, 09-06-2022

Entrevista a André Corrêa d’Almeida

In Negócio Fechado da RTP, 29-06-2022

Datas importantes