RedEscolas
Cerimónia final da 1ª edição
“Estamos em contagem decrescente! Batem borboletas no estômago!!!” Assim terminámos, na última edição, o balanço sobre os preparativos da cerimónia final da 1ª edição da RedEscolas a realizar no dia 6 de junho.
Foram quase seis meses de planeamento rigoroso, intercalados por este e aquele imprevisto que nos ativaram a circulação sanguínea e estimularam a criatividade, com objetivos bem delineados e ambiciosos que nos permitissem celebrar o pioneirismo do programa da RedEscolas, conhecer os principais atores que operacionalizaram o programa, criar espaço de interação com quem investiga e trabalha diretamente no combate à corrupção, assim como fortalecer e alargar a rede de escolas que aderiram ao programa.
O Museu de Lisboa (Palácio Pimenta) e o Padrão dos Descobrimentos foram o ‘palco’ da Cerimónia Final da RedEscolas que reuniu 75 participantes e cujo programa contou, na sessão de abertura, com as intervenções da Joana Monteiro – Diretora do Museu de Lisboa -, da Laurinda Alves – vereadora do pelouro da Cidadania e Juventude (CML) -, do Alexandre Neves Abrantes – Presidente do júri –, entre outros. Entre pavões e a frescura de um jardim do século XVIII a manhã foi marcada pelo reencontro, o convívio, as atividades lúdicas e as Talk4Integrity com a participação do André Corrêa d’Almeida (Presidente da associação All4Integrity), Joana Marques Vidal (ex-procuradora-Geral da República) e Rute Serra (Membro do Observatório de Economia e Gestão de Fraude) e durante as quais alunos e professores puderam interpelar os convidados sobre a missão urgente de promover uma cultura de integridade na sociedade portuguesa.
Já no Padrão dos Descobrimentos, os trabalhos da tarde tiveram início com uma sátira teatral intitulada ‘O Código de Conduta do Carteirista Profissional’ da Dobrar – Núcleo Artístico, seguindo-se as intervenções da vice-presidente da Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República, Carla Castro, para quem a Escola é e será o espaço privilegiado para o desenvolvimento de uma cidadania esclarecida e ativa, e da vereadora do pelouro da Transparência e Combate à Corrupção (CML), Joana Almeida, que salientou o papel individual que cada cidadão deve ter na construção do bem-comum.
Para celebrar o trabalho extraordinário que cada escola desenvolveu ao longo desta 1ª edição, o Presidente do Júri e os jurados presentes entregaram o Certificado de adesão e o respetivo Selo Digital (Ouro ou Prata), assim como os cartões de identificação ‘Embaixador RedEscolas AntiCorrupção”, os quais abrem caminho para uma nova fase de participação de todos os envolvidos, a qual implicará um compromisso/envolvimento ativo por parte de cada escola, professor e aluno na continuidade do programa e no alargamento desta red
As fotos do dia e as reações da imprensa sobre a Cerimónia Final da 1ª edição da RedEscola devem-nos orgulhar a todos(as) não só pelo pioneirismo deste programa, mas também o modo diferenciador como tem conseguido captar escolas de tipologias de ensino, realidades geográficas e socioeconómicas tão distintas e congrega-las numa mesma rede com um propósito comum – o de promover uma cultura de integridade a partir das Escolas.
Um dia memorável faz-se de pessoas memoráveis. A celebração do final da 1ª edição da RedEscolas é também a celebração de uma equipa coordenada pela Ângela Malheiro – Ana Rita Moreira, José Pedrosa, Susana Ferreira – que, entre vicissitudes pessoais e/ou profissionais, acreditou desde o primeiro minuto no papel determinante das Escolas na promoção de uma cidadania ativa, esclarecida e promotora de uma cultura de integridade.
Um ciclo se fechou e outro já se encontra em desenvolvimento. No próximo dia 8 de julho anunciaremos a 2ª Edição da RedEscolas. Fiquem atentos!