Copy
Logo All4Integrity

Há uma distância entre aquilo que é conveniente para uns e aquilo que está certo para todos. A essa distância chamamos o caminho da Integridade.

Número 2 - Maio, 2022

Mensagem do Presidente

Que novidades vos trago desde a nossa comunicação de abril? Temos um website novo, lançámos a 2ª edição do Prémio Tágides, lançámos a Tech4Integrity (a 3ª área programática da Associação) e fomos bem sucedidos no recrutamento do seu diretor; um especialista tech e data activist que definimos como primeira opção. A Tech4Integrity foi uma ideia que eu e o Tiago Martins fomos desenvolvendo ao longo de um ano e que ganhou vida com a adesão do Manuel Dias como seu responsável.

Em menos de dois meses o Manuel liderou, em parceria com o Paulo Ribeiro da OceanLab, a conceção e desenvolvimento do novo site. O rápido crescimento da All4Integrity exigiu converter o site da plataforma WIX para WordPress e tal só foi possível graças ao esforço das pessoas anteriormente referidas para além do Pedro Pessanha da Brand Diver e de todos os elementos da Direção. Conseguimos!

O meu pedido de colaboração para esta semana tem quatro partes:

  1. No site da All4Integrity nomeia pessoas que te inspirem no combate à corrupção. Podes nomear mais do que uma pessoa em envios sucessivos do formulário mas não podes incluir ninguém das equipas ou órgãos sociais da All4Integrity.

  2. Partilha o link das nomeações nas tuas redes sociais e WhatsApp e por entre todos aqueles que achas que se interessam pela promoção de uma cultura de integridade em Portugal.

  3. Segue-nos nas diferentes redes sociais que criámos, para de forma mais próxima e regular podermos comunicar sobre os valores, programas, iniciativas e resultados da All4Integrity. Podes encontrá-las no rodapé desta newsletter.

  4. Considera a possibilidade de te tornares associado(a) All4Integrity.

Depois do pedido, um convite. Não deixes de ler as BREAKING NEWS sobre a RedEscolas: escolas que nos inspiram uma cultura de integridade. Toma nota do que está agendado para dia 6 de junho! Na newsletter de junho dar-te-emos todos os detalhes de como tudo aconteceu na cerimónia de encerramento da 1ª edição do nosso programa que envolveu cerca de 1400 aluno(a)s.

Maria José Morgado

Prémio Tágides

Anúncio da 2ª edição

Depois do sucesso da 1ª Edição, anunciamos a 2ª Edição do Prémio Tágides: pessoas que nos inspiram no combate à corrupção!

É com enorme satisfação que anunciamos que as nomeações estão abertas e decorrerão entre 23 de maio e 31 de julho de 2022. Até lá, apelamo-vos que deem a conhecer líderes e personalidades notáveis que vos inspiram na promoção de uma cultura de integridade, aqui. O Regulamento da Edição de 2022 pode ser consultado aqui.

Esta 2ª Edição do Prémio Tágides contará, novamente, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e a cerimónia de entrega do Prémio Tágides 2022 terá lugar no Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, no dia 16 de dezembro.

Esta iniciativa conta com o apoio de parceiros que já nos acompanham desde 2021 – Primavera BSS, Fundação José Neves, Grupo Bel e Kuriakos TV – e também com novos parceiros para este ano – Fundação Oriente, RTP, Instituto + Liberdade e Infrasom.

Numa altura em que nos vemos a braços com crises sucessivas, é mais importante do que nunca libertar o nosso país das amarras da corrupção, reconhecendo a iniciativa de quem mais contribui para acabar com este flagelo. O caminho a percorrer é longo, mas sabemos que contigo conseguiremos promover a cultura de integridade que Portugal merece. Nomeia!

Nomeações

Cobertura Mediática do Período de Nomeações

Durante a passada semana, a partir da qual as pessoas já puderam nomear quem as inspira no combate à corrupção, foram diversos os meios de comunicação social que cobriram o lançamento da 2ª Edição do Prémio Tágides. Entre eles, encontramos TSF, Dinheiro Vivo e o Jornal i.

Tiago Gaspar, Diretor do Prémio Tágides, deu também uma entrevista à TSF, onde esclareceu o público acerca dos princípios orientadores por detrás do prémio e como podem as pessoas nomear quem as inspira. Adicionalmente, na mesma rádio, o cantor Rogério Charraz demonstrou o seu apoio ao combate à corrupção e explicou porque se revê ao projeto.

O Instituto + Liberdade, parceiro da iniciativa, também não deixou de fazer alusão ao tema, tendo publicado no seu website um artigo sobre a «Evolução do número de processos crime por corrupção e branqueamento de capitais em Portugal», onde também foi referida a abertura do período de nomeações e candidaturas.

A organização do Prémio Tágides desenvolveu ainda um pequeno vídeo promocional incentivando o público a participar. Uma versão adaptada para a televisão será transmitida na RTP na fase final do período de nomeações e candidaturas.

151 alunos da EPM participaram em programa anti-corrupção

RedEscolas

Cerimónia final da 1ª edição

Vamos dar a conhecer as escolas que nos inspiram no combate à corrupção.

É com um misto de alegria e entusiasmo que estamos a chegar à reta final da 1ª edição da RedEscolas: escolas que nos inspiram um cultura de integridade. É o culminar de um ano repleto de desafios e de muitas, muitas conquistas.

Para o celebrar, teremos a Cerimónia Final da RedEscolas, a 6 de junho. O
programa desta cerimónia, que decorrerá no Museu de Lisboa, Palácio Pimenta e no Padrão dos Descobrimentos, permitirá o encontro das delegações das 17 escolas e colégios que aderiram à RedEscolas. Um dia intenso em atividades e intercâmbio, que culminará com a entrega do ‘Certificado Escola AntiCorrupção’, do Selo Digital Prata/Ouro e do cartão de identificação ‘Embaixador(a) RedEscolas AntiCorrupção’.

Estamos em contagem decrescente! Batem borboletas no estômago!!! Na próxima edição da newsletter iremos partilhar tudo o que aconteceu neste dia memorável. Por agora podes ler mais na secção das notícias em baixo.

Programa da cerimónia

RedEmbaixadores

Uma rede global para promover uma cultura de integridade em Portugal

A All4Integrity é a primeira rede global portuguesa criada para promover uma cultura de integridade em Portugal. A sua rede de Embaixadores estende-se já a três continentes, expressão da mobilização, diálogo e intervenção que caracteriza a nossa Associação. De tal forma é esta capacidade de mobilização descentralizada, e responsável, que os nossos embaixadores começam já a ser notícia no seio das suas comunidades de acolhimento. Em Londres, o nosso Embaixador Luís Melo foi notícia no jornal das Comunidades Lusófonas. Bravo!

O Luis, engenheiro eletrotécnico e de computadores, reside no Reino Unido há 10 anos. Quando lhe perguntamos porque aderiu à All4Integrity responde: "Desde cedo que sinto um dever de participar civicamente. Fazê-lo no contexto de uma organização independente e apartidária tem mais impacto, principalmente numa área de elevada preocupação (combate à corrupção) e grande responsabilidade (promoção da integridade). Em Portugal são poucas as oportunidades para o fazer. Foi por isso com muita satisfação que tive conhecimento e aceitei ser membro da All4Integrity. Foi com elevado sentido de missão que aceitei ser embaixador no Reino Unido, para tentar captar a contribuição e perspetiva daqueles que emigraram para um país com uma cultura, desenvolvimento e posição muito diversa da Portuguesa."

Factos e Tendências

Os jovens e participação? All In!

Sempre acreditámos que as novas gerações são parte fundamental deste movimento apartidário, nascido da sociedade civil para a sociedade civil. Os jovens fazem parte da vontade de mudança que queremos ver acontecer. O recente relatório sobre a Participação Política da Juventude em Portugal, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, em colaboração com as universidades de Aveiro, Lisboa, Minho e Porto, vem fortalecer esta convicção.

Entre as muitas pistas para reflexão, partilhamos quatro conclusões que são verdadeiramente animadoras:

  • relativamente a 2007, os resultados do inquérito realizado em 2020 revelam um aumento da participação na dimensão cívica do jovens (15-24 anos);

  • em contraste com a militância partidária, a participação cívica, canalizada através do associativismo, é vista pelos jovens como uma forma mais direta e imediata de obter resultados, de maior proximidade social e territorial e que dá maior voz aos participantes, e menos hierárquica;

  • a escola continua a ser reclamada pelo(as) jovens como o lugar da educação política das novas gerações – sendo reconhecido alguma desvalorização deste papel no ensino obrigatório;

  • finalmente, há sinais de que os jovens têm sido os protagonistas mais destacados no aumento da mobilização social e política não eleitoral.

Queres saber mais acede ao relatório aqui:

Relatório

Notícias

Assim se fala da RedEscolas

A 1ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção tem sido notícia na imprensa nacional e local:

Os alunos(as) e professores(as) do Colégio Sagrado Coração de Maria de Fátima testemunharam ao Diário de Notícias a “grande dose de loucura e coragem” que foi implementar o programa da RedEscolas cujo balanço superou as expetativas.

Os alunos(as) e professores(as) da Escola Secundária de Carvalhos, em Vila Nova de Gaia, testemunharam ao Gaia Semanário que “A corrupção é um problema de todos nós” e que o trabalho que desenvolveram este ano letivo despertou maior interesse e preocupação em promover práticas de transparência e integridade.

No Funchal, a Escola da APEL, a única da Madeira que aderiu ao programa, é destacada pela impressa local pelos seus projetos de cidadania vocacionados para a comunidade, entre os quais se destaca o programa RedEscolas.

Num texto de opinião imperdível, do Presidente do Júri da Redescolas, Alexandre Abrantes Neves, no 7 Margensintitulado ‘Enquanto há corrupção, há desesperança’ – é abordada a importância da formação do público escolar e, em concreto, o pioneirismo do programa da All4Integrity.

A RedEscolas na Universidade

A convite da Nova Debate - Nova School of Law a ALL4INTEGRITY participou no debate “Medidas de Combate à Corrupção” , um encontro ocorrido a 11 de maio onde se discutiu a importância da formação para a cidadania em contexto escolar, tema que suscitou várias questões entre a audiência.

A 9 de junho, a RedEscolas participará na 5ª edição do DEC – Diversidade, Educação e Cidadania, promovida pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, sob o mote: ‘Comunidades em Movimento’. Iremos divulgar o trabalho da 1ª edição da RedEscolas, mas também criar redes de contactos e sinergias com outras instituições que também procuram promover uma cidadania ativa, esclarecida e orientada para o bem-comum.

Datas importantes